Últimas notícias

Fique informado

Contratos de financiamento imobiliário do Santander inclui assinatura por biometria facial e envio automático do contrato ao cartório

20 de março de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Caso Santander: passos essenciais da comunicação para aplicar em incidentes

Diante da maior democratização da comunicação propiciada pelas redes sociais, muito se fala sobre projetos que envolvem a preparação

30 de agosto de 2022

Santander amplia uso de biometria facial a 10 milhões de correntistas

Aumento da segurança digital online consolida conceito de banco na palma da mão, eliminando processos que exigiam a presença do cliente em pontos físicos de atendimento.

8 de dezembro de 2021

TecMundo divulga vulnerabilidade no PIX do Banco Santander, o Superdigital

Segundo o Tecmundo, os detalhes sobre a falha do PIX não serão divulgados enquanto a vulnerabilidade não for resolvida.

18 de janeiro de 2021

Banrisul, Banco do Brasil, Caixa, Santander e Sicoob desenvolvem rede interbancária na rede Blockchain

O Sistema Financeiro Digital, apresentado durante o Fórum do Banrisul é uma rede é baseada na tecnologia Blockchain. O correntista vai utilizar o Sistema Financeiro Digital usando o aplicativo de mobile banking da sua instituição financeira.

29 de maio de 2018

Serviço contribui para diminuir o tempo de registro do contrato nos cartórios em até uma semana

Santander desenvolveu sistema para permitir o registro eletrônico das operações de crédito imobiliário e fará a implementação junto aos cartórios já habilitados para a tecnologia

A jornada de contratação inclui assinatura por biometria facial e envio automático do contrato ao cartório.

A partir deste mês, o Santander disponibilizará em seu processo de contratação de financiamento imobiliário a possibilidade de registrar o contrato eletronicamente junto aos cartórios de imóveis, sem que o cliente precise sair de casa.

A assinatura é realizada por biometria facial via aplicativo e, desde que concluídas as etapas da contratação, o documento é enviado automaticamente para o cartório habilitado a recebê-lo com essa tecnologia.

Com o serviço, que é pioneiro no País, o tempo de registro dos contratos nesses estabelecimentos deverá diminuir em até uma semana, agilizando a liberação do valor.

Em um primeiro momento, o projeto vai abranger cartórios da capital paulista, mas o objetivo é ampliar o escopo para todo o Brasil na medida em que os estabelecimentos se habilitarem para o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos, previsto na nova lei de modernização de cartórios.

Um dos diferenciais do Santander é a fase de formalização do contrato, pois é uma alternativa ao formato de assinatura com certificado digital por arquivo em PDF.

O novo sistema gera o documento em formato eletrônico, mas em uma linguagem digital mais leve, chamada XML, que reduz a necessidade de grandes espaços para arquivamento, tanto pelo lado do Santander quanto dos cartórios. Além disso, com a jornada 100% digital não há necessidade de imprimir os papéis.

“A solução proprietária foi desenvolvida para trazer mais agilidade no vai e vem de documentos com cartórios e mais conveniência ao cliente que não precisará ir ao estabelecimento. Já somos o Banco que oferece o menor tempo de contratação de um financiamento – média de 12 dias para novas aquisições e média de 10 dias para o home equity, que inclui o cadastro do cliente, aprovação do crédito e emissão do contrato. Ao longo do ano, vamos acelerar a implementação deste sistema em outras regiões de acordo com a disponibilidade dos cartórios para a tecnologia”, afirma Sandro Gamba, diretor de Negócios Imobiliários do Santander Brasil.

Na prática, o processo de financiamento imobiliário do Santander abrange as etapas Originação, Formalização e Pós-venda. Na Originação, o cliente preenche formulários e envia documentos necessários para a análise do crédito.

Depois, na Formalização, é feita a padronização dos pareceres, ou seja, verifica-se a falta ou não de outros documentos ou informações específicas do mutuário.

Nesta etapa, o Banco estruturou uma célula de atendimento específica omnichannel que inclui a Central de Atendimento, Chat Humano ou Chat Bot para conferência de todos os dados e para esclarecer eventuais dúvidas.

Com todas as informações capturadas, é possível verificar se a matrícula do imóvel está registrada nos cartórios parceiros e o cliente pode optar por assinar o contrato digitalmente.

Caso não queira, deverá seguir o processo tradicional – ir até uma agência e depois ao cartório. No primeiro caso, o Santander envia um push pelo app Santander (para correntistas) ou app Assina Santander (para não correntistas) em que será capturada a biometria facial.

Com isso, o sistema gera o contrato eletrônico e por meio de um arquivo XML, com os dados do contrato, envia ao cartório, como uma declaração de que foi feita a formalização entre as partes (cliente e Santander).

O pós-venda também é digital e pelo portal o cliente consegue acompanhar seus pagamentos, solicitar segunda via de boleto, entre outros serviços.

“A digitalização contribui para melhorar o processo e aumentar nossa oferta de valor, tornando a experiência do cliente simplificada e diferenciada. Em 2022, atingimos uma alta avaliação de performance dos clientes (NPS 84)”, complementa Gamba.

Santander amplia uso de biometria facial a 10 milhões de correntistas

Caso Santander: passos essenciais da comunicação para aplicar em incidentes

Banrisul, Banco do Brasil, Caixa, Santander e Sicoob desenvolvem rede interbancária na rede Blockchain

No Crypto ID você encontra as principais informações sobre tecnologia, segurança da informação e identificação digital no âmbito dos Cartórios do Brasileiros e outros países. Confira!

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!