Após 1 ano de pesquisa e desenvolvimento, a CounterSign registra tecnologia que permite a validação da pessoa que realizou a assinatura digital (Match On Digital Signature), de forma a propiciar a rastreabilidade a qualquer tempo de que uma assinatura digital foi produzida por aquela pessoa.
A tecnologia consegue agregar justamente o que faltava na biometria, a rastreabilidade em transações e o não-repúdio. E agregar na assinatura digital a prova contundente de posse da chave privada.
A biometria vem sendo utilizada para autenticação, mas os registros transacionais não permitem de forma rápida e direta a demonstração que determinada transação foi de fato executada pela pessoa detentora da biometria.
A tecnologia permite a redução de custos processuais e principalmente periciais, uma vez que trazem elementos de comprovação da ligação da transação com a pessoa, detentora da biometria.
A tecnologia também pode ser utilizada como diferencial no Certificado Digital sem comprometer a identidade da pessoa.
“A utilização dessa tecnologia agregada ao processo de validação de um certificado digital pode contribuir com a redução do preço do certificado pela simplificação do ato. A validação do titular poderá ser resolvida contra a própria assinatura simplificado o processo, diz Marcio Ramirez, fundador da CounterSign.
Perguntamos ao Ramirez quais seriam os outros perfis de empresas que podem incorporar essa tecnologia além das Autoridades Certificadoras citada por ele para exemplificar a aplicação da tecnologia, e ele nos respondeu:
“Qualquer empresa interessada na adoção de biometria para o registro de transações, pode utilizar e se beneficiar dessa tecnologia. Bancos e organizações do segmento de saúde são bons exemplos, mas estamos falando de uma tecnologia (especificação), não uma solução (sistema/software pronto), portanto, qualquer empresa interessada na adoção de biometria para o registro de transações, pode utilizar e se beneficiar, conclui Ramirez.
Conheça nossa coluna sobre Biometria
A verdade que ninguém nunca contou a você sobre perda de chaves
Autenticação eletrônica por meio do Certificado Digital: entenda sobre! – Ouça
E-mail corporativo: 10 boas práticas indispensáveis para fazer um uso eficiente do e-mail – Ouça