Últimas notícias

Fique informado
Crea-SP entra na era da certificação digital

Crea-SP entra na era da certificação digital

27 de julho de 2016

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

CREA-RJ e Soluti firmam parceria para dar mais agilidade aos profissionais associados

CREA-RJ  | Soluti Certificação Digital   O CREA-RJ em parceria

29 de julho de 2016

Presidente já assinou digitalmente decisões plenárias e isso foi só o início.

O Crea-SP já está utilizando o serviço de certificação digital, uma identidade eletrônica que permite a identificação segura e inequívoca do usuário, garantindo validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.

O Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, foi o primeiro a testar o novo serviço e já está utilizando sua identidade digital. No último dia 20, Kurimori assinou digitalmente 96 decisões plenárias, utilizando a nova carteirinha do Conselho, com certificado digital contida no chip.

O parceiro do Conselho para o fornecimento desse serviço é a Autoridade Certificadora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que oferece essa tecnologia desde 2001, quando iniciou a digitalização das edições do Diário Oficial publicadas  desde o final do século XIX.

Com o passar do tempo, a Imprensa Oficial especializou-se no atendimento a autarquias, entidades de classe e órgãos governamentais, como o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e o Detran.

A nova Carteira de Identidade Profissional dos Creas já possuem  tecnologia que permite a adesão à certificação digital, ou seja, os cartões já possuem o chip criptográfico que armazena o certificado digital A3.

Em breve, o Crea-SP  se tornará uma autoridade de registro vinculada a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo que tem como PSS – Prestador de Serviço de Suporte a Autoridade Certificadora Digitalsign, oferecendo esse serviço a todos os cidadãos por com validade por até três anos.

Ao falar com o Crea-SP soubemos que os associados contarão com preços diferenciados, só não adiantaram quanto será o valor.

Os certificados digitais também serão peças-chave no trabalho de informatização dos processos dos Colegiados: cada Conselheiro terá seu próprio certificado digital para utilizar o novo sistema.

Com informações do Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV

Colaboração: Gustavo Fernandez (fotos)

TAGS

crea