Parceria da Netbr e Lina habilita credenciais verificáveis no Open Finance e coloca o usuário no comando de seus próprios dados
A Netbr, especialista em identidade e acesso, e a Lina, referência em tecnologia para Open Finance e Open Insurance, se uniram para lançar uma inovação que dá um passo além na autonomia digital do cidadão brasileiro: credenciais verificáveis, que convertem dados consentidos em provas criptográficas seguras.
A novidade conecta a identidade descentralizada da Netbr com o Data Link da Lina Open X, permitindo que informações bancárias como idade, residência ou vínculo financeiro sejam transformadas em credenciais digitais auditáveis — dispensando papelada e exposição de dados sensíveis.
“Open Finance, Open Insurance e identidade descentralizada juntos representam uma virada de chave na forma como tratamos dados no país”, explica André Facciolli, CEO da Netbr. “Mais do que trafegar dados, agora reconhecemos que eles pertencem ao indivíduo e são extensão da sua identidade.”
Com mais de 62 milhões de consentimentos registrados em janeiro de 2025 (alta de 44% em relação ao ano anterior, segundo a Febraban), o Open Finance vive um momento de expansão acelerada. Já o Gartner prevê que, até 2027, 90% das autenticações digitais exigirão padrões como FIDO — reforçando a urgência por soluções mais seguras e fluídas.
“O mais empolgante nessa parceria é empoderar o usuário. Ele pode usar seus próprios dados para se identificar digitalmente, com rapidez e privacidade. É o início da identidade digital verificável via Open Finance no Brasil”, diz Murilo Rabusky, Diretor da Lina Open X.
Para Ana Claudia Rossi, Head de P&D na Netbr, “estamos migrando para um modelo onde emissores, titulares e verificadores coexistem com confiança e transparência — sempre com o indivíduo no centro do processo.”
A iniciativa também está alinhada com a LGPD e normas do Banco Central, promovendo mais segurança, menos burocracia e uma experiência financeira conectada ao futuro que já chegou.
MJSP lança aplicativo e painel de emissões da Carteira de Identidade Nacional
IAM Tech Day 2026. O Crypto ID Vai te Mostrar Tudo: Painéis, Bastidores e as Melhores Soluções
Acesse a Openness, coluna especial do Crypto ID que trata de assuntos relacionados a dados abertos.
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Há 11 anos provocamos reflexão que sustentam decisões estratégicas para transformação digital e cibersegurança.
O Crypto ID reúne o mais completo conteúdo sobre tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares.





























