Últimas notícias

Fique informado
Crimes na internet aumentam: saiba como se proteger dos ataques de phishing

Crimes na internet aumentam: saiba como se proteger dos ataques de phishing

9 de março de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Crypto ID entrevista: Márcio D’Avila – A relação entre o uso de SSL gratuito e vazamento de dados

Conversamos com Márcio D’Avila da CertiSign sobre os certificados SSL – Secure Sockets Layer gratuito e vazamento de dados

8 de março de 2022

Phishing é um golpe no qual os criminosos enviam links e anexos com malware para roubar dados, sendo a isca e-mails disfarçados

Você sabe reconhecer um site seguro ou, ainda, identificar uma tentativa de phishing? Esses dois pontos são superimportantes para usufruir da internet sem ter dor de cabeça e se proteger contra fraudes.

O Brasil teve mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2021, um aumento de mais de 950% em relação a 2020 (com 8,5 bi), segundo a Fortinet. A distribuição de malware por meio de publicidade enganosa, sites maliciosos e campanhas de phishing por e-mail foi a mais utilizada pelos cibercriminosos.

Sites maliciosos e phishing: qual a relação?

Phishing é um golpe no qual os criminosos enviam links e anexos com malware para roubar dados, sendo a isca e-mails e mensagens de textos disfarçadas, como se fossem de lojas ou instituições amplamente conhecidas.

O apelo para “fisgar” e estimular uma ação de impulso, além de visual, tem relação com fatos factuais, como a pandemia; promoções espetaculares e avisos de urgência. 

Ao clicar ou abrir os arquivos, o computador ou celular é infectado. E, em posse dessas informações, os criminosos comentem fraudes e, até mesmo, podem chantagear a vítima cobrando resgate para “devolver” os dados.

Alguns exemplos de mensagens de phishing:

– Clique aqui para ver o boleto em atraso e evite sujar o seu nome

– Sua fatura chegou, conforme solicitado

– Veja onde se vacinar contra a Covid

– Smartphones com 90% de desconto

– Você ganhou uma viagem!

 Alguns cuidados simples, para uma experiência digital segura

Para reconhecer um ataque de phishing e sites maliciosos, basta alguns cuidados simples:

– Recebeu um e-mail? Verifique com atenção o remetente, mesmo que o visual seja igual ao do seu banco ou loja preferida. Geralmente, o endereço de e-mail apresenta erros ortográficos. Exemplo: a loja é Maria Cosméticos, mas o e-mail é mariakosmeticos@123domino.com. Desconfie. A chances de ser uma tentativa de phishing é altíssima.

– Recebeu um SMS ou mensagem por aplicativo. Reflita: eu conheço essa pessoa ou empresa que está me escrevendo? Eu solicitei esse serviço? Neste tipo de comunicação ainda há um agravante: o endereço do site vem encurtado dificultando a análise antes do clique. Então, se reconhecer quem enviou a mensagem, clique no link e confira se o site é seguro.

– Na barra do navegador, veja se tem um S, ficando HTTPS e um cadeado. Esses sinais indicam a presença de um certificado SSL, que vai garantir uma navegação segura.

– Feito isso, clique no cadeado e veja se o certificado SSL da página foi emitido, de fato, para o endereço onde você está. Esta conferência é muito importante, porque os fraudadores também estão inserindo SSL em páginas falsas, e é essa confirmação que vai te dar o “aval” para seguir com a navegação.

– Exemplo: o certificado SSL do site jose.com.br precisa ter sido emitido para esse mesmo endereço. Se ao clicar no cadeado para confirmar as informações estiver algo diferente, interrompa a navegação.

Fonte: Blog CertiSign

Sobre a CertiSign

CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

Crypto ID entrevista: Márcio D’Avila – A relação entre o uso de SSL gratuito e vazamento de dados

Henrique Arantes é novo diretor de Negócios e Governo na CertiSign

Identificação digital e redução de fraudes: conheça as soluções da CertiSign

CertiSign expande atuação nos Estados Unidos com novo ponto em Boston