A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista prendeu, na manhã desta quinta-feira (19), seis pessoas envolvidas na fraude de 54 benefícios assistenciais no estado da Bahia.
Além das prisões temporárias, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades baianas de Amargosa e Milagres.
Para garantir os benefícios, os criminosos criavam pessoas fictícias, utilizando documentos falsos de pessoas recrutadas para requerer os benefícios benefícios assistenciais ao idoso (BPC/LOAS).
De acordo com as investigações, os criminosos possuem conexão com outro grupo criminoso descoberto pela Polícia Federal em dezembro de 2020, na região de Jeremoabo (BA), alvo da operação Cucurbitum.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência, o prejuízo estimado com os 54 benefícios suspeitos é de R$ 4,9 milhões.
No entanto, a economia estimada, considerando a expectativa de sobrevida da população brasileira, é de R$ 10 milhões, em valores futuros que continuariam a ser pagos caso o esquema criminoso não tivesse sido descoberto.
Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso.
As penas, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.
A operação contou com a participação de 20 policiais federais e um servidor do Ministério do Trabalho e Previdência.
O Crypto ID reúne desde 2014 as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna onde falamos sobre Identidade Civil e Digital.
Crypto ID é o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Mídia Oficial do Evento
Congresso da Cidadania Digital 2025Hotel Royal Tulip Brasilia AlvoradaSHTN Trecho 1 Conjunto 1B - Bloco C - Asa Norte, Brasília
A organização do Congresso da Cidadania Digital está iniciando construção do encontro de identificação e cidadania setembro de 2025
Iniciando a construção do nosso
Mais
Detalhes do evento
A organização do Congresso da Cidadania Digital está iniciando construção do encontro de identificação e cidadania setembro de 2025
Congresso da Cidadania Digital 2025: Uma Nova Era na Identificação Digital
Após o estrondoso sucesso do Congresso da Cidadania Digital de 2024, que reuniu especialistas, autoridades e entusiastas em Brasília, o evento retorna em 2025 com a promessa de ser ainda maior e mais impactante.
O Congresso da Cidadania Digital de 2024, foi organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), contou com a participação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal do Brasil (RFB).
Marcado para os dias 23, 24 e 25 de setembro, o Congresso da Cidadania Digital 2025 dará continuidade ao debate sobre a transformação digital no Brasil, com foco na implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e na construção de uma sociedade mais segura e inclusiva.
Relembrando o Sucesso de 2024
O evento contou com a participação da Ministra Esther Dweck, de Célio Ribeiro (presidente da ABRID e do InterID), Rogério Souza Mascarenhas (secretário de Governo Digital do MGI) e diversas outras autoridades, além de mais de 50 painelistas e uma grande área de exposição.
Destaques de 2024
Consolidação da CIN: O evento celebrou a emissão de mais de 12 milhões de CINs e reforçou o compromisso do Brasil com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16.9 da ONU, que visa garantir uma identidade legal para todos até 2030.
Amplo Debate: Foram abordados temas como Infraestrutura Pública Digital (IPD), Infraestrutura Nacional de Dados (IND), Identificação Neonatal e Infantil, assinatura eletrônica, empreendedorismo e inovação.
Experiência Imersiva: Os participantes puderam vivenciar a aplicação da CIN em diversos cenários, como maternidades, postos de saúde, bancos e escolas, além de conhecer a história da biometria no Brasil e o estande do GOV.BR.
Expectativas para 2025
O Congresso da Cidadania Digital 2025 dará continuidade ao debate sobre a implementação da CIN e seus impactos na vida dos brasileiros. Espera-se que o evento aborde temas como:
Avanços na CIN: Novas funcionalidades, tecnologias e desafios na implementação da CIN.
Segurança e Privacidade: Discussões sobre a proteção de dados pessoais e a segurança da identidade digital.
Inclusão Digital: Estratégias para garantir o acesso à CIN e aos serviços digitais para todos os cidadãos.
Cidadania Digital: O papel da CIN na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e conectada.
Assim como em 2024, o Congresso da Cidadania Digital 2025 será organizado pela Abrid, com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Polícia Federal, Receita Federal e Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O Crypto ID, maior portal brasileiro sobre identificação digital, também estará presente como apoiador institucional e parceiro de Mídia contribuindo com sua expertise e conhecimento para o sucesso do evento.
Um convite à Participação
O Congresso da Cidadania Digital 2025 será um espaço fundamental para debater o futuro da identificação digital no Brasil e construir uma sociedade mais digital e inclusiva. Contamos com a participação de todos!
Informações Importantes:
Data: 23, 24 e 25 de setembro de 2025
Local: Ainda não informado
Organização: Abrid
Apoio: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Polícia Federal, Receita Federal e Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) é uma sociedade sem fins lucrativos que congrega empresas de tecnologia em identificação digital. Entre suas atribuições está a representação de suas associadas diante das autoridades e da sociedade brasileira e, na área institucional, garantir qualidade e segurança nos ambientes empresarial e público, forma de participar ativamente do desenvolvimento nacional.
Fundada em 10 de setembro de 2007, a Abrid congrega empresas com atuação nas áreas de smartcards, certificação digital e identificação biométrica, entre outras. São empresas que têm sede no Brasil e atuação em vários países do mundo.
Utilizamos cookies para melhorar a experiência dos nossos serviços. Ao continuar navegando você está ciente e de acordo com nossa política de privacidade e cookies. Leia MaisACEITO