Últimas notícias

Fique informado

Criptomoedas garantem agilidade e segurança na operação logística graças a tecnologia blockchain

28 de outubro de 2022

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

As criptomoedas já estão no mercado de investimento, no varejo físico e on-line e, num futuro próximo, também no setor logístico com as entregas de delivery

Por Rubens Neistein

criptomoedas
Rubens Neistein, business manager da CoinPayments

Sim, essa relação, que muitos poderiam considerar inimaginável anos atrás, começa a ganhar corpo com diferentes cases em todo o mundo e deve revolucionar ainda mais o segmento.  

Afinal, a aceleração digital estimulada pela pandemia de covid-19 que possibilitou entregas até no mesmo dia em grandes centros, vai reforçar ainda mais a importância das soluções tecnológicas nas operações logísticas.

Seja para agilizar os processos de encaminhamento dos pedidos, seja para transacionar valores e informações a partir de agora.  

É o que a Rappi, gigante do mercado de entregas, pretende estimular no México nos próximos meses. A empresa iniciou um projeto piloto para permitir pagamentos das entregas por meio de criptomoedas.

Com o apoio de gateways que realizam transações com criptoativos, a ideia é garantir que os consumidores possam utilizar essa modalidade para arcar com o delivery na plataforma de pedidos, sem a necessidade de pagar ao entregador ou usar o cartão de crédito no ambiente digital.

Ainda que não tenha ficado claro quais ativos serão aceitos nesse primeiro momento, já é um avanço e tanto para o mercado por possibilitar mais uma opção aos usuários.  

Essa iniciativa busca preencher um espaço ainda pouco explorado pelos players, mas com grande potencial de crescimento: a utilização de criptomoedas nas operações logísticas.

São duas áreas que contam com similaridades e, principalmente, que se complementam.  

O universo cripto, por exemplo, consegue entregar tudo aquilo que o setor de delivery e entregas espera resolver.

Se antes esse nicho demonstrava resistência à presença de recursos tecnológicos, a digitalização dos últimos anos abriu um caminho importante que pode (e deve) ser aproveitado pelas empresas.  

Primeiro porque as criptomoedas garantem a agilidade e a segurança necessárias na operação logística. Isso ocorre graças às características da tecnologia blockchain.

As transações realizadas são peer-to-peer (ponta a ponta), ou seja, não há intermediários no processo. As informações e os valores saem da empresa e/ou consumidor diretamente para a organização responsável pela entrega.  

Além disso, é praticamente impossível hackear e alterar os dados carregados pelos criptoativos. Divididos em blocos, são protegidos por complexos códigos matemáticos.

Assim, reduz significativamente o risco de fraude no processo, permitindo que a entrega seja realizada no menor tempo possível com a melhor qualidade no serviço.  

Outro ponto fundamental de aproximação entre o universo cripto e a logística é a possibilidade de inovação.

Por mais que o setor tenha passado por grandes avanços de transformação digital, ainda demanda projetos realmente inovadores que garantam mais eficiência em seus processos.  

Com os criptoativos, as empresas que trabalham com delivery e entregas podem criar iniciativas próprias que possibilitam um melhor relacionamento entre todas as partes.

No caso da Rappi, a ideia é utilizar as moedas já existentes para garantir celeridade no pagamento.

Entretanto, é possível criar tokens que podem ser disponibilizados aos usuários para realizar o pagamento dos fretes, além de dar acesso a outros recursos, como envio de documentos e promoções.  

Não é à toa que soluções com criptomoedas ganham espaço em diferentes setores da sociedade. Com elas, há um ganho de eficiência, transparência e segurança em diversos processos – três características altamente desejadas por empresas e consumidores.

Assim, era questão de tempo para entrarem também no setor logístico. Num futuro próximo, mais fácil do que comprar seus produtos em canais digitais vai ser o pagamento e agendamento do frete para entregá-los no conforto de sua casa.  

* Rubens Neistein, business manager da CoinPayments, a primeira e maior processadora de pagamentos em criptomoedas do mundo – e-mail: coinpayments@nbpress.com   

Sobre a CoinPayments     

Primeira e maior processadora de pagamentos em criptomoedas do mundo, a CoinPayments é a forma mais fácil, rápida e segura para os empresários transacionarem em criptomoedas.

Fundada em 2013, a plataforma oferece aos clientes APIs de pagamentos especializados em cripto, plug-ins de carrinho de compras, carteiras digitais e diversas soluções para o mercado de criptomoedas.

Ao longo de sua história, ultrapassa a marca de US$ 10 bilhões em transações e oferece suporte a mais de 2 mil moedas digitais. Para mais informações, acesse: www.coinpayments.net.     

Blockchain será utilizada para rastrear minério de ouro na baixada cuiabana

Onda do metaverso avança para o setor de alimentação: como o universo food poderá atender a “nova internet”?

Mercado de Cripto cresce no Brasil, mas volume de fraudes exige mais prevenção

Criptomoedas: Regulação fundamental, porém desafiadora

Acompanhe também artigos sobre Criptoativos aqui no Crypto ID.

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!