Últimas notícias

Fique informado

Crypto ID entrevista Gustavo Brant da DocuSign sobre o atual cenário de documentos eletrônicos

31 de agosto de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

DocuSign anuncia CLM Essentials para simplificar o fluxo de contratos nas empresas em crescimento

Gerenciamento de contratos se torna viável a organizações de todos os portes, a partir da nova oferta ágil, simples e de custo acessível

22 de julho de 2022

Docusign amplia operação na América Latina

A base mexicana vai responder ao brasileiro Gustavo Brant, Vice-Presidente da empresa para a América Latina.

19 de abril de 2021

Susana Taboas e Regina Tupinambá fundadoras do Crypto ID entrevistaram Gustavo Brant, GVP of Sales LATAM na DocuSign sobre o cenário mundial e brasileiro da adoção de soluções de documentos eletrônicos.

Foto: Susana Taboas, Regina Tupinambá e Gustavo Brant

Durante a entrevista Gustavo Brant falou sobre como a pandemia impulsionou o mercado de assinaturas eletrônicas e como a DocuSign foi fundamental para que empresas de todas as atividades e tamanhos não paralisassem suas operações.

Contou ainda que naquele momento – durante o período de isolamento social por conta da pandemia – o ciclo de aquisição foi extremamente reduzido.

“As empresas ou migravam para documentos eletrônicos ou paravam de trabalhar e com isso, muitos projetos que vinham sendo estudados foram contratados rapidamente.”

A DocuSign precisou fazer algumas adequações para atender as novas regulações brasileiras em relação a assinatura de documentos eletrônicos para viabilizar a assinatura eletrônica e digital, essa última, com certificados digitais ICP-Brasil.

O executivo ainda explicou que se adaptar as legislações dos países é algo importantíssimo para a DocuSign para atender o mercado mundial.

Logo no início de sua operação nos Estados Unidos, a DocuSign sentiu a necessidade de se adequar a legislação de outros países uma vez que seus clientes globais queriam adotar a plataforma a nível mundial. No Brasil, por exemplo, ao iniciarmos nossa operação entendemos que seria importante termos também assinaturas como o e-CPF e então adquirirmos uma empresa para a emissão de certificados digitais ICP-Brasil.”

O mundo se divide em Civil Law e Common Law”, afirma Brant.

O executivo explicou que no sistema Common Law, o Direito decorre das decisões dos tribunais, já no Civil Law o Direito decorre da interpretação da lei escrita. O Common Law é um sistema adotado predominantemente por países de língua inglesa como o sistema jurídico inglês e americano. O Brasil segue o sistema Civil Law.

Outros temas muito interessantes foram abordados durante a entrevista como a nova funcionalidades da plataforma DocuSign que é o sistema de Gestão de Contratos CLM – Contract Lifecycle Management, os casos de sucesso da CAIXA e do mercados de seguros, a expansão de uso no mercado imobiliário, a adoção dos documentos eletrônicos pelos grandes e pequenos produtores rurais, as parcerias com empresas como Microsoft, Apple, Sales force, SAP e Oracle em que a plataforma DocuSign já é uma funcionalidade nativa.

Ainda sobre outros assuntos, Gustavo Brant destacou a robusta estrutura da DocuSign quanto a segurança da informação, as redundâncias operacionais de datacenters, o uso de inúmeras evidências comprobatórias, a possibilidade de utilização da biometria como assinatura e a relação com a plataforma de serviços eletrônicos do governo brasileiro que é o Gov.br.

No finalzinho da entrevista Gustavo Brant afirma que “Na América Latina, estamos num oceano azul quando se trata da indústria de documentos eletrônicos em que existem muitas outras oportunidades periféricas em torno das plataformas de assinaturas que são, por exemplo, as soluções e serviços de emissão de identidades digitais”.

DocuSign anuncia CLM Essentials para simplificar o fluxo de contratos nas empresas em crescimento

DocuSign e Microsoft aprofundam o relacionamento para acelerar o trabalho em qualquer lugar

DOCUSIGN firma parceria com empresa de Biometria para complementar a assinatura eletrônica

DocuSign integra soluções da Clause à sua plataforma Agreement Cloud

DocuSign CEO: WalMart and other customers keep finding new use cases for digital transformation

Docusign amplia operação na América Latina

ASSINATURA ELETRÔNICA E DIGITAL

O Crypto ID artigos e notícias sobre aspectos técnicos e regulatórios sobre Assinatura Eletrônica e Digital. Acesse a nossas colunas especiais sobre Assinatura Digital e Eletrônica e Documentos Eletrônicos.

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DIGITAL E DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

No Brasil a validade de documentos eletrônicos está fundamentada na Medida Provisória 2.200-02 /2001 de agosto de 2001, Lei nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, Lei 14.063 de 23 de setembro de 2020, Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020 e Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!