Últimas notícias

Fique informado

Cuidado com a malha fina: veja 3 benefícios de usar o certificado digital na declaração de IRPF

8 de maio de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Maio é o último mês para declarar o Imposto de Renda. Veja como o certificado digital auxilia nesse processo e reduz as chances de cair malha fina

Somente em 2022 foram mais de 1 milhão de contribuintes que caíram na malha fina, segundo a Receita Federal. Com a chegada do mês de maio, é essencial estar atento para enviar a declaração até o dia 31 e, claro, evitar erros que possam levar a interpretação de fraude pelo Fisco.

Segundo Márcio Carreira, gerente contábil da CertiSign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil, o uso do certificado digital é um grande aliado para fugir das garras do Leão e enviar o Imposto de Renda com comodidade e facilidade.

1. Declaração pré-preenchida

Para quem tem o certificado e-CPF, a declaração é preenchida automaticamente pelo Fisco com as informações atreladas ao CPF do contribuinte. “Nesta modalidade é preciso apenas verificar se os dados estão corretos antes do envio, acrescentando ou corrigindo, caso necessário”. De acordo com o gerente Contábil, é por isso que a pré-preenchida também é uma forma de minimizar as chances de cair na malha fina por erros de digitação e/ou omissão, como exemplos.
 

2. Restituição mais rápida

Por facilitar o processo de conferência de dados por parte do Fisco, quem opta pela declaração pré-preenchida recebe a restituição mais rápido — se tiver direito.
 

3. Correção em tempo real

Quem usar o certificado digital na declaração também pode corrigir e complementar os dados declarados logo após o envio para a Receita Federal, sem a necessidade de esperar o período de retificação — que acontece quando as declarações recebidas começam a ser processadas. As informações podem ser alteradas independentemente se o informe tiver caído ou não na malha fina.


Sobre a CertiSign

CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

CertiSign firma parceria com Mercado Livre para atender empreendedores e MEIs 

CertiSign conquista ISO 27701 que atesta maior ênfase na proteção de dados do sistema de gestão de privacidade da informação

Pioneira no setor, CertiSign anuncia atendimento online sem agendamento para solicitação de certificado digital

57% das empresas foram vítimas de vazamentos