Não é de hoje que a inovação da tecnologia tem sido um diferencial competitivo dentro do universo corporativo
Não é de hoje que a inovação tecnológica tem sido um diferencial competitivo dentro do universo corporativo. No entanto, muitas organizações enfrentam o desafio de mensurar o impacto e o retorno de suas estratégias. Entender se as soluções estão efetivamente agregando valor ao negócio é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo.
A compreensão dos dados vai além do retorno financeiro. Ela envolve a análise de vários fatores, como o impacto no mercado, a melhoria de processos internos, o engajamento dos colaboradores, além claro, do valor gerado para o cliente. Empresas inovadoras precisam entender como seus esforços estão gerando mudanças reais.
De acordo com Rafael Favaro, CMO e Sócio da Intelligenza IT (HR Path Brasil), para mensurar a inovação de forma eficaz, é fundamental que toda a empresa adote uma abordagem orientada por dados (data-driven), utilizando Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) como ferramentas essenciais. Alguns dos KPIs mais utilizados para medir o sucesso das estratégias de inovação são:
- Definição de metas claras: estabelecer objetivos específicos e mensuráveis que a inovação pretende alcançar;
- Monitoramento contínuo: utilizar ferramentas analíticas para acompanhar o desempenho das iniciativas em tempo real;
- Análise de impacto: avaliar o impacto das inovações nos processos internos, na satisfação do cliente e nos resultados financeiros;
- Feedback e ajustes: coletar feedback dos stakeholders e ajustar as estratégias com base nas análises de dados.
Ainda segundo o executivo é importante ter em mente que a inovação não depende apenas de métricas financeiras; o sucesso de estratégias inovadoras também está diretamente ligado à capacidade de uma empresa em construir uma cultura organizacional aberta à experimentação e ao aprendizado.
“Empresas que promovem uma mentalidade de inovação frequentemente se destacam em vários aspectos. Elas conseguem se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado, oferecem soluções mais criativas para os desafios enfrentados, atraem e retêm talentos que valorizam um ambiente dinâmico e estimulante. A inovação não acontece por acaso; ela é o resultado de um ambiente que apoia e incentiva o pensamento inovador. Por isso, investir em uma cultura organizacional que promove a inovação pode ser um dos maiores ativos de uma empresa”, acrescenta Favaro.
Sobre a Intelligenza IT
A Intelligenza IT é uma consultoria brasileira que entrega projetos para as áreas de Gestão de Pessoas com o uso das tecnologias dos fabricantes SAP, WorkForce Software e Qualtrics. Com mais de 16 anos de experiência e 250 profissionais, já atendeu mais de 200 empresas e 1.500 projetos em 21 regiões ao redor do globo. Com as linhas de serviço de Implementação, Suporte, Melhorias, Treinamento, Consultoria e Venda de Software, atua com as soluções para Folha de Pagamento, Gestão de Ponto, Portal de Auto-Serviço, Atração e Seleção, Integração, Metas e Desempenho, Sucessão e Desenvolvimento, Treinamento, Remuneração e Experiência do Colaborador com CrossXM, conectando a Experiência do Cliente também ao processo.
Em Março de 2024, foi adquirida pelo grupo HR Path, líder global em RH que apoia empresas em seus projetos de transformação digital há mais de 23 anos, passando a contribuir com suas três linhas de negócios AIR: Consultoria (Advise), Implementação (Implement) e Outsourcing (Run), para aprimorar o desempenho de RH de seus clientes.
Com tecnologia própria, essa edtech que quer ser o “Tinder” da educação no Brasil
Azul faz parceria com Salesforce para serviços de CRM e aumento da base de Clientes fidelizados
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!