Em webinar a ser realizado em 25 de fevereiro, as empresas promovem debate sobre o impacto do novo sistema de pagamentos instantâneos no mercado
A Matera, empresa de tecnologia especializada em serviços para o mercado financeiro, e a Kryptus, multinacional brasileira de criptografia e segurança cibernética, acabam de anunciar um acordo para oferecer soluções que garantem a segurança das chaves criptográficas nas transações via PIX, sistema de pagamentos instantâneos brasileiro.
Motivada pela alta demanda por segurança, tanto por parte das instituições financeiras quanto dos consumidores, a parceria vai oferecer ao mercado soluções que garantem transações seguras para pagamentos instantâneos e pix.
Com apenas dois meses de operação, o PIX já registrava mais de 116 milhões de chaves e 92 milhões de transferências, responsáveis pela movimentação de mais de R$ 83 milhões.
Os dados são da última divulgação do BC, realizada em dezembro de 2020. A agilidade do sistema, no entanto, também atraiu a atenção de criminosos, que já aplicam os mais diversos tipos de golpes, causando prejuízos a instituições financeiras de diversos portes.
De acordo com Roberto Gallo, CEO da Kryptus, toda transferência entre contas e bancos gera uma mensagem com as informações da transação para que o BC possa verificar a autenticidade da operação.
“A chave criptográfica, uma espécie de assinatura que autentica essa mensagem, deve ficar armazenada em um HSM, que funciona como um cofre impenetrável”, explica. “É a única forma de garantir a segurança desses dados”
A Matera, que desenvolve tecnologias para o core bancário das instituições financeiras responsáveis pela realização de cadastros e saldos das contas, TEDs, DOCs, transações PIX e geração de boletos bancários, entre outros, homologou, o kNET, da Kryptus, único dispositivo HSM (Hardware Security Module) brasileiro certificado FIPS. O uso de HSM não é obrigatório, mas é recomendado pela Matera e pelo BC.
Com o objetivo de promover debate sobre o impacto do PIX no mercado brasileiro, a Matera e a Kryptus realizarão um webinar gratuito no dia 25 de fevereiro.
Os participantes terão oportunidade de esclarecer dúvidas e enviar perguntas sobre as expectativas de aumento dos negócios com a nova modalidade de pagamento; conciliação bancária, taxas de cartões e custódia; risco da guarda de dinheiro; fraudes no cenário do varejo; e aumento do fluxo no e-commerce, entre outros.
Proteção cibernética e o PIX – Como garantir arquitetura de segurança nos pagamentos instantâneos.
Os interessados em participar devem realizar a inscrição nesse link!
Descrição do evento Gratuito
Com menos de 4 meses em operação, o PIX já registra movimentação de mais de R$ 83,4 bilhões em 92,5 milhões de operações.
A agilidade do sistema, no entanto, também atraiu a atenção de criminosos, que já aplicam os mais diversos tipos de golpes, e a confiança na segurança ainda é uma questão a ser esclarecida nessa nova modalidade de transações.
Neste webinar, Kryptus e Matera irão discutir pontos como, quais os reais riscos das transações, modelos de proteção, e o passo a passo para modelar a arquitetura de segurança a aproveitar as vantagens desse modelo.
Speakers
Dr. Roberto Gallo, CEO KRYPTUS. Mais de 20 anos de experiência em criptografia, defesa cibernética e inteligência, atuando simultaneamente na indústria, na academia e institucionalmente.
Atuou em dezenas de projetos com clientes dos setores financeiros, corporativos e militares. Recebeu o título de Embaixador Honorário do “Brasil, país digital” da ABES e foi laureado pelo Exército Brasileiro por suas colaborações com a Medalha do Pacificador (2018) e com a Ordem do Mérito Militar, grau Oficial (2020).
Do ponto de vista acadêmico, possui mestrado e doutorado em segurança cibernética.
Alexandre Pinto – Diretor de Inovação e Novos Negócios da Matera.
Engenheiro de Computação pela Unicamp, com mestrado e especialização (Unicamp) e MBA pela Fundação Dom Cabral.
Na Matera desde 2001, foi responsável pela criação da área de P&D e do ecossistema de parceiros. Especialista em Open Innovation, atualmente é o responsável pelas áreas de Marketing e Inovação.
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