Estamos vivendo uma situação ainda não imaginada nem nos melhores roteiros de filmes de ficção – o isolamento social sendo praticado em todo o mundo e ao mesmo tempo
Por Susana Taboas
Praticamente, de uma hora para a outra, tivemos que aprender novas formas de fazer coisas rotineiras que vãos desde a higienização de objetos, utilização de acessórios para proteção pessoal – como máscaras e luvas – até novos recursos de tecnologias.
As pessoas de diferentes faixas sócio-econômicas e etárias estão tendo que assimilar muito rapidamente os novos recursos de tecnologia e aplicar em suas rotinas para amenizar as ações de confinamento.
São tecnologias como as plataformas de comunicação em grupo, compras online e utilização do serviços de Delivery. Pode parecer estranho, mas muitas pessoas nunca haviam feito compras online em suas vidas muito menos utilizado serviços de entrega antes desse isolamento social.
Na área da saúde, por exemplo, foram adaptadas e desenvolvidas muitas soluções de tecnologia para auxiliar o combate ao COVID-19 até a teleconsulta por videoconferência, prescrição médica digital etc..
E no universo corporativo, as empresas, das mais variadas atividades, precisaram improvisar o trabalho em “home office”. Isso mesmo improvisar o “home office”, porque essa forma de trabalhar não fazia parte da cultura da maioria das empresas e por isso, não estavam preparadas para tal.
Definitivamente rompemos uma resistente barreira para o uso de novas tecnologias
Aqui no Crypto ID, muito antes da pandemia, já acreditávamos que a próxima década seria pontuada pelo surgimento de novas soluções de identificação digital como componentes, softwares, hardwares e serviços direcionados ao mercado corporativo visando mobilidade, identidade, privacidade, autenticidade, rastreabilidade, autoria de ativos eletrônicos para serem realmente inseridos na transformação digital.
A atual situação – pela crise da pandemia do coronavírus – que estamos vivendo motivou a antecipação de etapas e está forçando as empresas, no primeiro momento, improvisar soluções, mas sabendo que a situação de improviso é temporária pois não existe mais vez no mundo dos negócios para empresas que não estejam inseridas na cultura digital.
O uso de tecnologias para facilitar e melhorar o desempenho das empresas é um tema recorrente nas organizações do mundo todo há bastante tempo. Muitas empresas hoje estão pagando o alto preço da postergação da decisão de ir para o mundo digital.
Executivos de todos os segmentos passaram a utilizar avanços digitais como big data para tomada de decisão, questões ligadas a mobilidade, trabalho remoto, reuniões virtuais, mídias sociais e inúmeros outros dispositivos inteligentes incorporados ao seu dia-a-dia profissional.
Todavia, ainda bem que existem executivos que já haviam evoluído seus mindsets para as novas dinâmicas e perceberam a rapidez com que as evoluções tecnológica, social e de informação passaram a impactar os comportamentos de consumo tanto de bens como de serviços. Esses saíram na frente!
Esta nova realidade vem contribuindo para a desconstrução de vários modelos de negócios, e por este motivo, as empresas precisam se adaptar.
Não há como implementar partes de uma estratégia porque sem o todo, a mudança não acontece!
Por sua vez, a transformação digital está baseada fundamentalmente na transformação da cultura digital da organização. Este é um dos principais pilares para transformar os negócios e o modus operandi das empresas.
Estratégia e cultura devem estar alinhadas em todos os níveis, principalmente no C-level, para que a transformação digital aconteça de forma efetiva.
A tecnologia deve permear a estratégia da empresa. Só assim ela será competitiva no mercado atual e isso está totalmente relacionado aos investimentos em tecnologia, processos, recursos humanos e a presença da marca no mundo digital.
Susana Taboas | COO – Chief Operating Officer – CryptoID. Formada em Economia pela PUC Rio, com MBA em Finanças pelo IBMEC e diversos cursos de extensão na FGV RJ, Harvard University (EUA) e INSEAD (França). Atuou em empresas como Vale do Rio Doce, NEC do Brasil, Cheminova, Nortel, Cableway Argentina, Certisign, Cast Informatica e Supportcomm. Durante sua carreira acumulou ampla experiência na definição e implementação de projetos estratégicos de médio e longo prazos nas áreas de Governança Corporativa, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e Financeiro, Tesouraria, Operações Financeiras Estruturadas no Brasil e no Exterior, Contabilidade, Fiscal, Logística e TI.
[button link=”https://cryptoid.com.br/category/colunistas/susana-taboas/” icon=”fa-list-alt” side=”left” target=”” color=”1abfff” textcolor=”ffffff”]Leia Outros artigos escritos por Susana Taboas[/button]
Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID!
O Crypto ID é, atualmente, um do mais conceituados portais brasileiros com conteúdo focado em soluções de tecnologia que agregam segurança e garantias legais às transações feitas nos meios eletrônicos. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!
ACESSE AQUI O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID
contato@cryptoid.com.b
+55 11 3881 0019
Indo além da continuidade dos negócios para proteger o ‘novo normal’ e a segurança cibernética
Entrevista com Paulo Tupinambá Vampré sobre Videoconferência nos Cartórios de Notas