A comunidade de desenvolvedores de software do Brasil é uma das que mais cresce no mundo, segundo o relatório anual Octoverse, do Github, que apontou um crescimento de 40% desse grupo no ano passado no país
Times de desenvolvimento ajudam a aprimorar experiência do consumidor, alavancar vendas e impulsionar o varejo 4.0
Esses profissionais são estratégicos em diversos segmentos e no varejo desempenham papel fundamental na transformação digital e em ações omnichannel.
“O mercado varejista é dinâmico e ágil. É função de nós, desenvolvedores, buscar soluções que promovam engajamento, inovação, velocidade e assertividade na tomada de decisão, por meio da tecnologia. No varejo físico, é possível explorar experiências em PDV digitalizados, ações de convergência entre online e offline e ERPs com dados em tempo real e muito mais”, explica Marcos Vinicius Kapp, COO da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
Alavancando o varejo 4.0
Kapp comenta que o uso de plataformas digitais e ferramentas, como as próprias ERPs, são praticamente obrigatórias para um varejo 4.0 que deseja ter dados em tempo real, além de informações que aceleram o processo de compra dos clientes.
E para que a aplicação da tecnologia seja eficaz, o especialista aponta a importância da utilização das ferramentas em sinergia, acompanhando a velocidade do mercado.
Um exemplo disso é o uso das plataformas de CRM e e-commerce, marketplaces, WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém), OMS (Order Management System) e ferramentas de fidelização de forma integrada.
Experiência do cliente
Essas tecnologias, aplicadas da maneira correta, auxiliam o lojista no desenvolvimento de ações e experiências que tornam a jornada de compras mais prazerosa e certeira para cada cliente.
É possível entender o comportamento individualizado dos consumidores, e assim, atender as demandas de forma personalizada e com maior assertividade.
Na prática isso é visto com PDVs acessíveis, que estimulam a interação e o vínculo com a marca da loja, ações de fidelização de acordo com o perfil de cada consumidor, aproveitamento de datas sazonais para alavancar as vendas.
“Com os dados obtidos conseguimos identificar o que os clientes procuram, e assim oferecer o que de fato precisam”, explica Marcos Vinicius Kapp.
Times preparados
Por último, Kapp lembra que a contratação de desenvolvedores deve ser estratégica.
“Conhecer ferramentas de desenvolvimento, linguagens de programação, design patterns e todos os bits e bytes necessários para codificar um software já não é mais suficiente. Um bom time de desenvolvimento para o varejo precisa pensar fora da caixa, entender do negócio e, acima de tudo, conciliar a inovação tecnológica com a inovação nos negócios, atendendo aos desejos do consumidor e a todo o compliance jurídico e fiscal envolvido. Não há espaço para erros nesse mercado”, finaliza.
Sobre a VarejOnline
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa.
A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos.
Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API.
Entre os clientes estão: Grupo L’occitane, Sestini, Petland, entre outros.
DINAMO promove treinamento gratuito e on-line de cofre digital
Engenharia de Software: área da tecnologia é considerada uma das profissões do futuro
Profissão do futuro: o que faz um especialista em gestão de segurança da informação