O Low-Code é uma ferramenta que vem crescendo em todos os setores e se tornando mais usada para acompanhar a digitalização
Por Ricardo Recchi
Com a transformação digital em expansão em todos os setores, uma ferramenta que vem crescendo e se tornando cada vez mais usada para acompanhar a digitalização é o Low-Code.
Prova disso são as análises mais recentes que apontam a ascensão do uso desta tecnologia.
De acordo com um levantamento do Gartner, publicado em dezembro de 2022, o mercado das plataformas de aplicativos Low-Code (LCAPs) deve crescer 25% esse ano, representando um aumento de cerca de US$ 10 bilhões.
O instituto ainda aponta que aproximadamente 65% dos aplicativos serão desenvolvidos por meio dessa tecnologia até 2025.
Mas por que essas plataformas vêm ganhando tanto destaque? Porque propicia exatamente o que o mercado demanda atualmente: agilidade.
Seu uso está relacionado ao aumento da produtividade do time de desenvolvedores, além de uma otimização do tempo de trabalho, uma vez que propicia a automatização de linguagens consagradas de desenvolvimento e, com isso, os projetos tornam-se mais robustos, ágeis, intuitivos e passíveis de evolução.
No entanto, alguns desenvolvedores e executivos ainda olham para a inovação com certa insegurança, com receio de que a solução não tenha uma camada de segurança da informação robusta, colocando seus dados em risco.
Como qualquer inovação, é comum que surjam dúvidas a respeito de sua qualidade e com as ferramentas Low-Code não seria diferente.
Mas, podemos dizer que, o que vai determinar se um sistema é seguro ou não diz respeito não ao tipo de tecnologia em si, mas à qualidade das ferramentas que foram usadas em seu desenvolvimento.
Então, antes de utilizar uma plataforma Low-Code, é necessário certificar-se de que o produto é confiável e se quem desenvolveu a plataforma tem experiência neste tipo de software.
Com base nesse pensamento, é importante buscar uma ferramenta que disponha de mecanismos de controle de acesso, por exemplo, permitindo saber quem está entrando na aplicação e quais informações essas pessoas têm acesso.
Também é necessário que a plataforma ofereça um sistema com extensibilidade e convênio com scaners de código-fonte, além de apresentar um projeto eficaz de missão crítica para evitar a perda de dados.
Outro ponto a ser a ser levado em consideração ao escolher uma plataforma Low-Code é verificar se aferramenta escolhida possibilita o desenvolvimento de uma cultura DevOps, cuja segurança será uma pautaintegrada por todas as partes envolvidas em um projeto.
Além disso, buscar plataformas com características de Enterprise Low-Code, que proporcionam o desenvolvimento de sistemas mais elaborados, ou seja, direcionado a médias e grandes corporações, por natureza detêm mecanismos com mais segurança e melhores controles de acesso devido à robustez das operações que essas soluções atendem.
Criar aplicações com agilidade e facilidade, sem correr riscos, é possível, desde que se busque um fornecedor confiável e uma plataforma com requisitos de segurança.
Esse é o caminho para se usufruir de todas as vantagens que a tecnologia Low-Code oferece, sem maiores preocupações com a segurança cibernética.
Sobre GeneXus
A GeneXus, divisão da Globant, é uma empresa líder em plataformas de desenvolvimento de software Low-Code.
A empresa, que já soma mais de 30 anos de experiência, e tem sede no Uruguai e escritórios no Brasil, México, Estados Unidos e Japão, se tornou a principal ferramenta de desenvolvimento de software corporativo, permitindo que os usuários adotem novas tecnologias rapidamente.
Sua abordagem única para a criação de aplicações flexíveis baseadas em modelagem, geração e iteração, combinada com suporte para uma ampla variedade de bancos de dados e linguagens de programação, torna a GeneXus uma ferramenta ideal para fechar a lacuna entre as infraestruturas de TI legadas e as novas tecnologias.
Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, assim como em dispositivos móveis.
Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.
Low code deve explodir nos próximos anos e aumentar a produtividade de TI
Entenda as diferenças entre as ferramentas Low-Code, No-Code e Enterprise Low-Code
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.