Últimas notícias

Fique informado

Desmistificando termos da Identidade Digital e tendências de sistema

31 de julho de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Soluti realiza mais um Tech Talk Cyber Security: Riscos e novidades de cibersegurança para o setor financeiro em 2023

O Tech Talk Cyber Security reuniu 3 grandes especialistas em um encontro dedicado a compartilhar estratégias e boas práticas para um ecossistema financeiro seguro, integrado e competitivo: Daniel Nascimento, Bruno Cabuto e Eder Souza

20 de março de 2023

SOLUTI alerta para os riscos do uso do ChatGPT

Alexandre Torres, diretor de Tecnologia da Informação da SOLUTI, aponta riscos no compartilhamento de informações na interação com o Chat GPT

3 de março de 2023

Grupo Soluti anuncia a aquisição da Infoco

A Infoco atua como Autoridade Certificadora em seis Estados, principalmente em Minas Gerais e São Paulo. SeO Grupo Soluti prevê agregar maior valor na sua presença nacional.

3 de fevereiro de 2023

Gleysson Klynger da Soluti dá 5 dicas para as pessoas evitarem os golpes durante a Black Friday

Este período exige uma maior atenção, por parte dos consumidores, para não cair em golpes virtuais que são frequentes nessa ação comercial.

25 de novembro de 2022

Soluti está entre as 3 melhores empresas para jovens no Brasil

A Soluti, empresa de tecnologia especialista no segmento de Certificação Digital, está entre as três melhores empresas para jovens trabalharem no Brasil.

24 de novembro de 2022

Ada Lab: Soluti apresenta projeto de incentivo a inclusão de mulheres no mercado de tecnologia 

O projeto Ada Lab visa ampliar a participação e a representatividade feminina no setor, e divulgar as vagas abertas da empresa

14 de outubro de 2022

Soluti apresenta ID Fly, solução inovadora para o setor da Saúde

Com o ID Fly, a IDTech amplia o portfólio desenvolvido para o ecossistema da Saúde, apoiando a transformação digital do setor

5 de outubro de 2022

Soluti apresenta soluções para o mercado financeiro, durante a Febraban Tech 2022

A Soluti, que soma mais de 7,3 milhões de clientes atendidos, entre eles, quatro dos cinco maiores bancos do Brasil, visa se posicionar como a principal fornecedora de soluções de cibersegurança do país

3 de agosto de 2022

A área da identidade digital possui uma vasta quantidade de termos e siglas, que, para quem está se ingressando neste segmento

A área da identidade digital possui uma vasta quantidade de termos e siglas, que, para quem está se ingressando neste segmento, pode criar uma série de dúvidas e confusões no momento de compreender muitas coisas nesse mercado.

Pensando nisso, trouxemos uma série de termos que frequentemente são utilizados no dia a dia dos profissionais desta área, e “traduzimos” de forma mais simplificada para auxiliar a compreensão de quem está no momento de transição para a área da Identidade Digital.

Criptografia

Essa é uma tecnologia que é elemento fundamental para o segmento de Identidade Digital. É responsável por conferir mais segurança, integridade e a certeza de que não haverá quebra do sigilo das informações transacionadas entre as partes legítimas de uma operação realizada no meio eletrônico.

Ela quem garante que as informações não sejam interceptadas e roubadas por alguém com finalidades maliciosas.

Basicamente, a codificação criptográfica é empregada nos formatos assíncrono ou assimétrico e é gerada por um software ou hardware que executa uma série de operações matemáticas, codificando os dados que podem ser lidos somente a quem possui as chaves para leitura. 

PKI

Estabelecer comunicações seguras é fundamental para garantir a continuidade dos negócios e a gestão proativa de riscos.

Por isso, a Public Key Infrastructure em português, Infraestrutura de Chaves Públicas gerencia a identidade e a segurança nas comunicações da internet para proteger pessoas, dispositivos e dados contra acesso não autorizado e uso indevido.

A PKI é fundamental no estabelecimento de identidades digitais confiáveis e na garantia de segurança nas transações e comunicações online.

SSL

Secure Sockets Layer (SSL) é um protocolo de segurança utilizado para estabelecer uma conexão segura entre um cliente (geralmente um navegador da web) e um servidor web.

Ele funciona criptografando os dados transmitidos entre o cliente e o servidor, garantindo a privacidade e a integridade das informações durante a comunicação.

De uma forma bem simplificada, SSL é o “cadeado” que acompanha algum endereço de site, ele é a garantia que existe uma comunicação segura durante a navegação.

É fundamental que as empresas adicionem certificados SSL aos seus sites para proteger as transações on-line e manter a privacidade e a segurança das informações de seus clientes.

Sobre tendências de sistema

O que é o SiSAR e seus benefícios

Um ecossistema que possui mais de 15 anos de constante desenvolvimento com finalidade de tornar a jornada, a experiência do usuário que gerencia Certificado Digitais, cada vez mais ágil e eficaz.

Totalmente multifuncional, ele possui um conjunto de recursos tecnológicos que são de módulos que se conectam a receita federal até gestão de filas de atendimento, gestão dos AGR, distribuir a carga, acompanhar produtividade, dar cada vez mais eficiência na operação para empresas que atuam no segmento de Identidade Digital.

A Soluti possui uma grande preocupação em oferecer uma infraestrutura e atendimento cada vez mais inovadora para sua rede de parceiros.

Na pandemia inovou com o atendimento por videoconferência e agora irá inovar mais uma vez. Está reformulando toda a jornada de videoconferência, trazendo uma interface mais moderna, mais rápida e intuitiva.

Onde ela incorpora diversas funcionalidades como o preenchimento automático, mais eficiência e segurança, a coleta biométrica com Liveness, onde vai exigir envio de documentos quando for necessário. É, sem dúvida, a melhor e mais moderna jornada de videoconferência que existe no mercado atual.

O SiSAR também dispõe de um sistema que permite a identificação biométrica dos titulares de certificados digitais, usando as impressões digitais e a foto do rosto, o PSBIO.

Ele foi criado pela ICP Brasil para aumentar a confiabilidade e a segurança dos processos de emissão e renovação de certificados.

Esse sistema possui objetivo de garantir que certificados digitais emitidos em qualquer AC tenham uma validação cruzada, impedindo o uso da mesma biometria com dados diferentes.

Isso evita fraudes e duplicidades, garantindo que cada certificado digital seja único e vinculado à identidade real do seu titular.

Como funciona o sistema de PSBio?

A Soluti possui um sistema próprio de PSBio, que foi desenvolvido com tecnologia de ponta e segue todos os requisitos da ICP Brasil. O sistema é mais rápido e confiável do que os sistemas tradicionais, pois utiliza algoritmos avançados de reconhecimento facial e digital.

Para emitir ou renovar um certificado digital na Soluti, o titular precisa fazer o cadastro biométrico em um dos pontos de atendimento ou através do aplicativo Bird ID. O cadastro consiste em capturar as impressões digitais de todos os dedos das mãos e uma foto do rosto.

Esses dados são enviados para o sistema de PSBio, que faz a validação cruzada com os bancos das outras ACs. Se não houver nenhuma inconsistência, o certificado é emitido ou renovado automaticamente. Caso contrário, o processo é encaminhado para uma análise manual.

O sistema de PSBio da Soluti oferece diversas vantagens para os clientes e parceiros, tais como:

Maior segurança: impede fraudes e duplicidades, garantindo que cada certificado digital seja único e vinculado à identidade real do seu titular.

Maior eficiência: é mais rápido e confiável do que os sistemas tradicionais, pois utiliza algoritmos avançados de reconhecimento facial e digital. Além disso, temos uma eficiência de 70% nas aprovações automáticas de certificados PJ.

Maior conveniência: permite que o titular faça o cadastro biométrico em um dos nossos pontos de atendimento ou através do nosso aplicativo Bird ID, sem precisar se deslocar até uma AC.

Maior flexibilidade: possibilita que o titular emita ou renove o seu certificado digital em qualquer AC da Soluti, sem precisar refazer o cadastro biométrico.

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura IntelliSign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!