No dia 24 de agosto de 2001 foi publicada a Medida Provisória n° 2.200-2, que instituiu a ICP-Brasil
Por Regina Tupinambá
Do dia 24 de agosto de 2001 até o momento houve, de fato, muita evolução na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. No quesito da normatização, nos marcos regulatórios, na questão técnica e no desenvolvimento de aplicações com o uso do certificado digital para acompanhar as necessidades da sociedade brasileira.
Muitos de nós que atuamos no universo da Certificação Digital nessa época (2001) ao olhar pra trás podemos verificar o quanto evoluímos.
Foram muitas reuniões, palestras, evangelização em eventos até que a certificação digital passou a ser, de fato, um recurso tecnológico capaz de agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico.
Hoje o certificado digital é um recurso tecnológico inserido na rotina diária de milhões de profissionais de diversos segmentos de atuação no mercado.
Não precisamos mais falar de chave pública e privada, função hash, de Bob e Alice e nem tão pouco citar a diretiva européia para transmitir credibilidade sobre valor legal de documentos eletrônicos assinados com certificados digitais ICP-Brasil.
Nesses 16 anos o certificado digital ICP-Brasil tornou-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento tecnológico e desburocratização do país.
Parabéns a todos nós que nos apaixonamos por essa tecnologia e continuamos a desbravar a cada dia caminhos com muitos e muitos desafios!
Ainda temos muito pela frente!
PS: Edmar Araújo, obrigada pela lembrança!