Considerada a terceira data mais importante no calendário do comércio, o Dia dos Namorados pode seguir no ritmo dos bons números de vendas recentemente registrados pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
Em abril, por exemplo, houve aumento de 7,2% no movimento de consumidores nas lojas físicas de todo o País em relação ao mesmo mês de 2017. Na sequência, o Dia das Mães apresentou o melhor desempenho dos últimos cinco anos, com vendas 5,7% melhores em relação ao mesmo período do ano passado, também em lojas físicas.
Para aproveitar essa onda e manter um bom desempenho, é preciso que os lojistas, principalmente os que atuam com lojas virtuais, fiquem atentos a alguns cuidados no sentido de manter a confiabilidade do consumidor em relação ao seu negócio.
A advertência é feita por Murilo Couto, gerente de certificação digital da Serasa Experian. Segundo ele, o Dia dos Namorados movimenta todo o comércio, mas ainda existe boa parte de internautas que evita as compras virtuais por medo de fraude.
“Para tornar o ambiente mais seguro criou-se a tecnologia do Certificado Digital de servidor SSL – Secure Socket Layer, que garante a quem trafega na internet autenticidade e integridade do conteúdo”.
Além de possuir uma loja virtual atrativa visualmente, é importante que se ofereça todas as garantias para que o consumidor se sinta seguro para colocar seus dados e efetivar a compra. Um levantamento feito recentemente pela Serasa Experian, em parceria com a BigData Corp, mostrou que um em cada cinco sites de e-commerce no Brasil não estão seguros.
Por esse motivo, no interesse de ajudar os lojistas a aproveitarem ao máximo o potencial que a data Dia dos Namorados permite, a Serasa Experian formulou algumas dicas:
– Seu site possui certificado de segurança? Para verificar, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https);
– A responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa é sua e você tem a obrigação de investir em um Certificado Digital SSL (também chamado apenas de SSL).
– O seu cliente pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse sentido pode representar indicações ruins sobre sua reputação em sites de reclamações e direitos do consumidor;
– Recomende aos seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais passem esses dados de login e senha para outras pessoas;
– O email marketing é uma boa forma de atrair consumidores para sua loja virtual. Procure oferecer informações verídicas sobre produtos e promoções, isso aumenta sua credibilidade;
– No site, use as melhores fotos, busque mostrar os detalhes, apresentando o produto exatamente como ele é. Isso pode evitar trocas e reclamações futuras;
– Mantenha informações precisas sobre preço, condições, valor de frete e tempo para entrega;
– A rapidez de sua loja no quesito busca precisa ser bem eficiente. O consumidor não gosta de perder tempo ou ter informações imprecisas.