Traduzir o conjunto de informações reunidas, compreender os seus sentidos e os transformar em comportamentos sociais é uma ideia muito mais complexa sobre o entendimento de dados
O termo em inglês Data-Information-Knowledge-Wisdom (DIKW), ou seja, Dados-Informação-Conhecimento-Sabedoria, que também é conhecido por Pirâmide do Conhecimento, utilizado nos campos da Ciência da Informação e da Gestão do Conhecimento, revela a transformação do conceito sobre dados.
Esse que, por sua vez, resumia-se a um conjunto de registros documentados por eventos e transações. No atual mundo pós-moderno, esse entendimento ganhou proporções muito mais complexas na superação dos dados estruturados e numéricos.
Por exemplo, hoje uma grande parte dos dados são apresentados por meios de textos, imagens e até vídeos, necessitando da interpretação dos comportamentos humanos.
De acordo com Pedro Vinicius, co-fundador da AdHow – empresa especializada em maximizar o impacto de campanhas publicitárias, a análise dos dados é tão ampla e detalhada que requer a união de vários recursos.
“É preciso mapear os comportamentos humanos até por padrões de navegação na web, interações em redes sociais, transações financeiras e movimentos físicos por meio de dispositivos móveis”, conta.
Segundo ele, há muitas ferramentas avançadas de aprendizado de máquina e inteligência artificial que transformam dados brutos em insights significativos e ajudam a prever comportamentos futuros com base em dados históricos.
Contudo, as empresas ainda precisam do amparo para a personalização. “Isso porque há muitas informações e muitos são os caminhos, mas as experiências de usuários devem ser únicas”, explica.
Porém, outra questão igualmente importante é a privacidade e segurança. “A coleta e interpretação de dados levantam preocupações significativas sobre a privacidade dos indivíduos. É essencial que haja transparência sobre como os dados são usados e que existam medidas robustas de proteção de dados”, alerta Pedro Vinicius.
Nesse sentido, o que se vê é a transformação dos dados em algo muito maior capaz de um único conceito não dar conta de sua interpretação.
Sendo importante lembrar desde os seus propósitos às tecnologias de inteligência artificial e, inclusive, a responsabilidade ética.
Sobre a Adhow
A Adhow é uma startup idealizada por Rafael Fonseca e Pedro Vinicius, ambos com trajetória por importantes empresas. Rafael teve passagem no mercado de OOH pela Eletromidia e tem experiência em mídia OFF. Já Pedro, trabalhou no mercado digital com passagem pela Dynadmic e outras boutiques de mídia. Para saber mais, clique aqui.
Anatel inicia programa Blitz para medir problema de cobertura de sinal na capital paulista
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!