A secretária-geral adjunta e Diretora de Inclusão Digital da OAB/RJ, Ana Amélia Menna Barreto, recebeu na Seccional, nesta quinta-feira, dia 16, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e coordenador nacional do Comitê Gestor do Processo Judicial eletrônico (PJe), Fabiano Coelho de Souza, além do coordenador técnico da equipe, Herbert Parente.
O gerente de processo eletrônico da Ordem, Rafael Correa, também participou do encontro.
- Dra Ana Amélia Menna Barreto
“Esse contato com CSJT é fundamental. Independentemente do tribunal regional, é importante manter esse canal de diálogo aberto, através do qual a Seccional pode enviar suas demandas customizadas. Precisamos e faremos uso desse espaço”, disse Ana Amélia.
A reunião serviu para troca de experiências e avaliação do funcionamento do sistema. Um dos exemplos citados pela secretária-adjunta da Ordem foi o do recibo eletrônico de protocolo.
“Hoje, o PJe não fornece esse recibo. Ele é a segurança jurídica da pratica processual. Sofremos muito aqui no Rio, temos experiência no trato com o sistema eletrônico”, resumiu.
O coordenador do comitê ressalta que essa via direta não anula a relação com os tribunais regionais, mas a aproximação com a advocacia é fundamental, já que permite agilizar problemas específicos.
“Estamos mudando a forma de gestão do PJe. Criamos uma fila de registro de demandas dos tribunais regionais, pegamos a demanda principal de cada um para resolver.
A OAB tem uma fila a parte para enviar suas demandas. Essa parceria é importante, porque ao pinçarmos um problema dessa lista, é fundamental ouvir a advocacia para propor soluções”, explicou Souza.
Fonte: Tribuna do Advogado