Últimas notícias

Fique informado

Durante o evento SXSW – South By Southwest – Mark Zuckerberg diz que NFTs estarão no Instagram em breve

16 de março de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Mark Zuckerberg, CEO do Meta, disse que as NFTs seriam adicionadas ao Instagram, de acordo com o Engadget e o The Daily Beast

Embora ele não tenha descrito exatamente como isso seria, ele disse durante uma sessão no South By Southwest que nos próximos meses será possível mover NFTs para esse ambiente.

No ano passado, o líder do Instagram, Adam Mosseri , disse que a equipe estava “explorando ativamente NFTs“, mas não teve nenhum anúncio real. 

Em janeiro, aconteceram rumores de que as equipes do Facebook e Instagram estavam trabalhando em integrações NFT. O relatório mencionou que houve progresso nos recursos para permitir que você use um NFT como um perfil e crie NFTs na plataforma e discussões sobre a criação de um mercado.

Esses dois primeiros recursos combinam bem com o que Zuckerberg mencionou no palco, mas ainda não está exatamente claro o que significaria cunhar um NFT no Instagram. 

Você poderia vender um post popular como um NFT, talvez? Ou criar NFTs que funcionam como passes para permitir que as pessoas vejam histórias específicas? A Meta ainda não está dizendo, embora pareça, que os recursos de cunhagem não chegarão até mais adiante. 

A ideia de um mercado parece estar ainda mais distante, pois aparentemente não recebeu uma referência direta de Zuckerberg, embora a avaliação maciça de sites como o OpenSea provavelmente o torne um empreendimento comercial tentador.

O que é um NFT?

Os NFTs permitem que você compre e venda a propriedade de itens digitais exclusivos e acompanhe quem os possui usando o blockchain. 

NFT significa “token não fungível” e tecnicamente pode conter qualquer coisa digital, incluindo desenhos, GIFs animados, músicas ou itens em videogames. 

Um NFT pode ser único, como uma pintura da vida real, ou uma cópia de muitos, como cartões comerciais, mas o blockchain mantém o controle de quem tem a propriedade do arquivo.

Os NFTs têm feito manchetes ultimamente, alguns vendidos por milhões de dólares, com memes de alto perfil como Nyan Cat e os óculos de sol deal with it” sendo colocados em leilão. 

Há também muita discussão sobre o uso massivo de eletricidade e os impactos ambientais dos NFTs.  

Claro, também há um ângulo de metaverso aqui. Zuckerberg teria falado sobre cunhar a roupa do seu avatar como um NFT e levá-la “entre seus diferentes lugares”. 

Zuckerberg já falou sobre NFTs e o metaverso antes, dizendo que poderia vê-los como parte da governança do mundo digital. Agora, parece que ele está pensando neles como objetos digitais, algo trazido por Meta antes.

Ele observou na terça-feira que “um monte de coisas técnicas que precisam ser resolvidas antes que isso realmente aconteça“. Por um lado, o Meta teria que garantir que os objetos se integrassem bem em diferentes plataformas, o que não é particularmente fácil  Também teria que, você sabe, na verdade, construir um metaverso para que isso aconteça (o que parece um pequeno obstáculo técnico).

O Instagram não será a primeira grande rede social com integração NFT. No início deste ano, o Twitter introduziu um recurso que permite que alguns usuários definam uma NFT que possuem como sua foto de perfil. 

Eles então aparecem como hexágonos, e qualquer pessoa interessada pode clicar para ver os metadados da NFT. Dada a frequência com que os recursos do TikTok acabam com uma cópia quase carbono no Instagram, não seria surpreendente ver o aplicativo de compartilhamento de fotos do Meta (er, “entretenimento” ) fazer algo semelhante.

Fonte: The Verge

NFTs: movimentações milionárias no meio digital

NFTs – Não Fuja da Transformação

Obra em NFT da BMW é adquirida em prol da ONG Gerando Falcões

Acompanhe também artigos sobre Criptoativos aqui no Crypto ID.

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!