Os consumidores estão mais exigentes e isso demanda operações e times mais ágeis e bem coordenados, especialmente no e-commerce
Solução permite criar softwares para o varejo sem complicação, trazendo agilidade nos processos, redução de custos e eficiência para as equipes.
Os consumidores estão mais exigentes e isso demanda operações e times mais ágeis e bem coordenados, especialmente no e-commerce.
Uma das soluções que tem se tornado tendência no setor é o modelo de plataforma low-code, que possibilita a criação de aplicativos e softwares funcionais para o varejo de forma rápida, sem precisar de habilidades em programação.
A estimativa da Forrest Research é que 75% dos softwares desenvolvidos até 2024 sejam criados usando low-code.
Por ser alocada em nuvem, a tecnologia possibilita o trabalho em equipe para resolver rapidamente, e em poucas linhas de código, problemas e alterações que antes demandavam mais tempo. Rapidez e praticidade são justamente os pontos que conquistaram varejistas.
“Quando inserimos uma solução como essa no e-commerce, os processos tornam-se mais eficientes e ágeis. Desde atualizações na plataforma até a implementação de estratégias multicanais, o low-code chega para revolucionar o comércio eletrônico e ajudar os negócios a suprirem as exigências dos clientes”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa negócios por meio da transformação digital.
Assim, o executivo aponta três motivos para aplicar o low-code nos e-commerces:
– Agilidade nos processos e na manutenção
Nos e-commerces, fluxos e recursos devem ser otimizados e simplificados. Com o low-code, novas soluções e aplicativos do e-commerce podem ser desenvolvidos de forma ágil e assertiva, pois não demandará muito tempo na codificação.
Além disso, também possibilita a manutenção rápida da plataforma no caso de correções de bugs ou alteração de layouts para um novo lançamento, por exemplo. Isso tudo ajuda a deixar o e-commerce atualizado e responsivo. Ademais, a maioria dos negócios precisa de customizações ainda não previstas e disponibilizadas pelas plataformas low-code.
Obter resultado de alto nível com low-code ainda requer conhecimento técnico aprofundado de programadores para desenvolvimento de integrações e funcionalidades complexas.
“Nosso enfoque passa a ser a personalização, não mais a construção do zero do código, prototipagem, testes etc. Isso representa redução de prazo e maior entrega de valor” – pontua o executivo.
Apostar em soluções de baixo código personalizadas para suas necessidades e regras de negócio é o caminho para obter o máximo de retorno do investimento.
– Potencializar o omnichannel
O low-code facilita também o contato multicanal com os clientes, uma estratégia essencial nos e-commerces, uma vez que automatiza o cruzamento de dados em diferentes plataformas.
A velocidade e responsividade do low-code beneficia especialmente chatbots e a integração de sistemas pelas APIs. Como consequência, a estratégia gera competitividade de mercado, ganhando espaço no universo corporativo.
– Segurança da TI
Com a ameaça constante de ataques cibernéticos, os e-commerces precisam estar mais atentos às medidas de segurança.
E o low-code é um aliado no combate à vulnerabilidade; com ele, a TI consegue ter visibilidade e controle para fiscalizar todos os pontos do e-commerce em um só “painel”. Ter esse acompanhamento protege o comércio eletrônico de possíveis problemas e garante o bom funcionamento do negócio online.
Sobre a FCamara
A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras.
Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos.
Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina.
Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Hoje, o grupo conta com filiais no Brasil, Portugal e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história.
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