Segundo dados, em 2022 o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões, o que representa alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado
Varejo digital brasileiro registrou alta de 6,2% nas compras natalinas. Estudo mostra queda de 22,8% nas tentativas de fraudes em relação ao mesmo período do ano passado.
O fim de ano é sempre movimentado por diversas festas, celebrações e pelas compras. Não à toa, é uma das épocas mais aguardadas pelo varejo que vê seu faturamento crescer neste período.
Segundo dados da ClearSale, empresa referência em inteligência de dados com múltiplas soluções para prevenção a riscos, em 2022 o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões, o que representa alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
O volume total de pedidos neste ano chegou a 5.970.296 frente aos 5.884.708, em 2021, resultando em um aumento de 1,5%. O levantamento de fraudes no Natal da ClearSale considerou o período de 12 a 25 de dezembro, de acordo com a base de clientes e pagamentos realizados via cartão de crédito.
Assim como as compras aumentam, o período também recebe atenção dos fraudadores. De acordo com o levantamento da ClearSale, o valor de tentativas de fraudes evitadas neste ano foi de R$ 98 milhões, o valor está abaixo dos R$ 116,7 milhões registrados em 2021, queda de 16%.
O estudo também mostrou que as tentativas de fraudes diminuíram 22,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2022, mais de 92 milhões tentativas foram evitadas diante de 119.888 milhões, em 2021.
Para o Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz, a queda de fraudes demonstra que os varejistas online estão preocupados não só com a experiência de compra do consumidor, mas também com a segurança dessas transações.
“Notamos que as empresas têm se preparado cada vez mais para o aumento nas vendas em datas sazonais, como o Natal, por meio de aplicações de segurança e gestão de dados dos consumidores“, afirma o executivo.
Em 2022, as categorias que mais sofreram tentativas de fraudes em quantidade de pedidos foram: bebidas (5,24%), automotivo (5,07%), eletrônicos (4,50%), ar-condicionado (3,32%) e outros (3,28%).
Já no ano passado foram: eletrônicos (7,43%), celular (6,56%), automotivo (5,20%), bebidas (4,75%) e eletrodomésticos (4,72%).
“A explicação para o aumento da demanda de bebidas pode ser explicada pelos jogos da Copa do Mundo que ocorreram neste período”, destaca Marcelo Queiroz.
O estudo da ClearSale aponta como os criminosos costumam atuar no e-commerce: os dias preferidos para aplicação de golpes são terça-feira (3,78%), seguido por quarta-feira (3,65%). Curiosamente, também são os dias que os consumidores gastam mais: R$480 e R$470, respectivamente.
Outros mercados
Com a intenção de aprofundar os estudos sobre o comportamento do consumidor e contribuir para conscientizar o ecossistema digital, a ClearSale passou a analisar outros setores como Financeiro, Telecomunicações e Vendas Diretas.
Neste Natal, o setor financeiro registrou 36.780 mil tentativas de fraudes, um aumento de 7,81% em relação ao ano anterior. O mercado de telecomunicações teve 16.533 mil tentativas de fraudes. O segmento de vendas diretas somou um total de 8.081 tentativas de fraudes.
Para Marcelo Queiroz, a tendência é que os golpistas passem a explorar outros setores.
“O Brasil é a seara da fraude e, infelizmente, registramos a cada dia diversas modalidades de golpes. O mercado financeiro vem sofrendo bastante com isso, principalmente por conta de novos métodos de fraude, como a mais recente de contas laranjas. A tendência é que os fraudadores passem a pulverizar as suas ações em diversos segmentos a fim de aumentarem os seus lucros“, explica o executivo.
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