No dia 18/05 a Google apresentou na sua conferência anual as suas novidades, entre as quais uma aplicação muito interessante chamada de Allo e Edward Snowden perito em segurança digital afirmou via twitter que a aplicação não é segura, pelo menos por enquanto.
O que é o Allo? O novo aplicativo de mensagens do Google!
Allo é uma nova aplicação que vem completar o assistente Google para que os usuários possam interagir diretamente a partir do chat seja individualmente ou em grupo.
Pelo fato do assistente perceber o mundo dos usuários, o mesmo pode pedir a agenda das suas tarefas diárias ou as fotos da última viagem. Caso o usuário esteja planejando um jantar com amigos, pode também pedir ao assistente que sugira alguns restaurantes das redondezas – tudo no mesmo chat.
O Allo vai concorrer diretamente com WhatsApp e Facebook Messenger.
Edward Snowden já se manifestou contra a segurança do aplicativo
O foco principal de suas críticas é a ausência de criptografia no serviço de mensagens. Pelo Twitter, ele declarou….
[blockquote style=”2″]A decisão do Google em desabilitar a criptografia de ponta-a-ponta por padrão no seu aplicativo de chat Allo é perigosa e o torna inseguro. Evite-o por enquanto”.[/blockquote]
Ao contrário do WhatsApp, que adotou criptografia end-to-end , e do Telegram, que sempre ofereceu esse tipo de proteção, as mensagens trocadas no Allo só são mantidas de forma segura se o utilizador usar o Modo Anônimo.
Uma vez ativado, este recurso não só aplica criptografia avançada para impedir que hackers leiam suas conversas, mas elimina todo o histórico uma vez que o chat termina.
Existe o modo anônimo. E por que não está definido como padrão?
O engenheiro responsável pela segurança do Allo parece também foi surpreendido pela opção do Google. Segundo Thai Duong, estava previsto que o Modo Anônimo fosse aplicado como padrão para todas as mensagens.
A pergunta do momento é: Porque o modo anônimo com criptografia end-to-end não é o padrão no Allo?
[blockquote style=”2″]Meu desejo era que fosse o padrão (porque fui eu que criei haha), mas mesmo se não for o padrão, nem tudo está perdido”, responde Thai Duong.[/blockquote]
Vamos aguardar o Allo ser disponibilizado no mercado. Algo ainda pode ser alterado até lá.
Foto e algumas informações do http://androidgeek.pt.