Últimas notícias

Fique informado

Em grandes empresas, CISOs e lideranças focadas em cyber assumem papeis estratégicos, indica Pesquisa Tempest de Cibersegurança

18 de agosto de 2022

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Estudo realizado pela Tempest em parceria com o Datafolha mostra que mais da metade dos CISOs ocupam posição no Comitê Executivo  

De acordo com a 3° Pesquisa Tempest de Cibersegurança, o CISO vem ganhando cada vez mais importância na estrutura organizacional das suas empresas.

Com os temas da cibersegurança sendo conectados ao negócio, esse profissional também vem consolidando seu papel como intérprete das pautas de segurança junto ao Conselho.

O levantamento mostra que há duas vezes mais CISOs (sigla em inglês para Chief Information Security Officer) em grandes empresas do que em empresas de médio porte e 53% destes ocupam posição no Comitê Executivo. 

Enquanto 60% das empresas de grande porte possuem uma posição de liderança para cyber em dedicação integral, em empresas de médio porte – com 100 a 500 colaboradores — a estrutura de cyber ainda reflete uma menor importância do tema nas organizações.

Neste recorte, apenas 29% possuem um líder em dedicação exclusiva à segurança da informação.

Por outro lado, 73% das organizações planejam criar ou possuem comitê de assessoramento ao conselho de administração dedicado à cibersegurança. 

Lincoln Mattos, CEO da Tempest.

Assim como o ESG entrou na pauta dos conselhos recentemente, observamos uma forte tendência de que o tema cyber esteja nos foros de decisão das empresas nos próximos cinco anos”, afirma Lincoln Mattos, CEO da Tempest.

Para o executivo, “os CISOs e as lideranças de cyber são responsáveis por mostrar que cibersegurança é uma esfera diretamente ligada ao negócio. Hoje em dia, em um mundo totalmente digital e conectado, sem uma proteção adequada, é muito difícil garantir a prosperidade de qualquer tipo de empresa”. 

Em parceria com o Datafolha, o levantamento foi realizado com gestores, líderes e técnicos responsáveis ou que participam da gestão de cibersegurança ou da Segurança da Informação de 172 empresas de pequeno, médio e grande porte.

Metodologia da 3° Pesquisa Tempest de Cibersegurança

A 3° Pesquisa Tempest de Cibersegurança é uma pesquisa quantitativa, com técnica híbrida.

Contou com abordagem online através do envio de convite por email para o auto-preenchimento pelo respondente, em duas versões de questionário, e abordagem telefônica via CATI com base em questionário estruturado reduzido em relação às versões online. 

O estudo usou a referência do IBGE que é empregada para a classificação das indústrias, onde médias empresas são definidas pela faixa de 100 a 499 colaboradores e grandes as com mais 500.

Para as pequenas empresas, a faixa foi adaptada para de 50 a 99 empregados e foram selecionadas dentre as microempresas e empresas de pequeno porte as que possuem entre 20 a 49 pessoas.

A margem de erro é de 7,5 pontos percentuais para o total da amostra, considerando um intervalo de confiança de 95%. 

Sobre a Tempest:  

A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais.

Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 500 colaboradores.

Ao longo de seus quase 22 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido.

Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina.  

Vulnerabilidades em smartphones Xiaomi permitiam aos cibercriminosos falsificar pagamentos

Entrevista com CEO da Safe2Pay – Stael Viana

Saiba quais são os 5 ataques hackers mais comuns

Serpro promove Semana de Proteção de Dados Pessoais

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

CATEGORIAS

Notícias