Últimas notícias

Fique informado

Empresas devem continuar buscando eficiência com transformação digital e redução de custos

16 de maio de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Além do corte de gastos, investir em tecnologias é fundamental para aumentar eficiência e competitividade das empresas segundo especialista

Jorge Alberto Vargas, formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra e CFO da Liberty Seguros Brasil

Manter um negócio com uma boa saúde financeira não é uma tarefa fácil, é preciso um bom gerenciamento e visão estratégica do futuro para entender quando uma empresa enfrenta dificuldades financeiras, como perda de receita ou aumento de despesas, e qual é o momento certo para fazer mudanças e ganhar mais eficiência.

De acordo com o economista do Banco Mundial, Joseph Stiglitz, a diminuição de gastos é uma das maneiras pelas quais as empresas podem aumentar sua eficiência e, portanto, melhorar sua competitividade.

O corte em despesas pode trazer benefícios diretos e indiretos, dentre eles a melhoria da margem de lucro, a possibilidade de financiar investimentos em tecnologias digitais que possam aumentar a produtividade e a eficiência da empresa. Além disso, a redução de custos pode tornar a organização mais competitiva no mercado.

Para o especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick (Inglaterra), Alberto Vargas, é preciso entender que redução de custos, digitalização e qualidade de serviço andam de mãos dadas. “o mercado brasileiro tem experiências onde demonstrou que a transformação de custos e a digitalização são iniciativas que interagem para gerar uma maior experiência do cliente e não são excludentes, porém é uma ferramenta importante para alcançar o êxito das empresas”, explica.

Dentre tantas possibilidades para mudanças, algumas se destacam pelas oportunidades de aperfeiçoarem os níveis de entrega e desempenho com que pode ser adotado, como:

– Automação de processos que gerem eficiência e redução de custos;
– Digitalização e ferramentas com base em nuvem;
– Inteligência artificial e cognitiva;
– Sistemas de software para o planejamento dos recursos da empresa (ERP).

Além disso, as tecnologias digitais também podem fornecer insights e análises que auxiliam as empresas a tomar decisões mais informadas sobre qual setor da empresa otimizar os custos.

No entanto, Alberto Vargas destaca que a automação deve ser cuidadosamente gerenciada para garantir que os benefícios ocorram sem problemas ao longo da implementação e execução.

Apesar das tecnologias, outros pontos externos também podem ser considerados, como:

– Revisão de contratos com fornecedores;
– Eliminação de processos desnecessários;
– Redução de custos com serviços;
– Práticas de gestão financeira mais rigorosas.

Para Vargas, quando se trata de colaboradores, a qualificação dos funcionários existentes pode ser uma opção mais econômica do que a contratação de pessoas já qualificadas no mercado de trabalho. “Só não podemos esquecer que se a empresa estiver em um setor altamente competitivo e exigir habilidades muito específicas, será necessário contratar pessoas já especializadas”, explica.

Buscar aumentar a eficiência do negócio e, em alguns momentos, visando a redução de certos custos, não deve ser vista como um fim, mas sim como um meio para financiar investimentos que possam aumentar a produtividade e a eficiência da organização visando o longo prazo. Além disso, a revisão estratégica dos custos deve ser uma prática contínua, e não apenas uma medida pontual para enfrentar dificuldades financeiras.

5 questões sobre Transformação Digital que as empresas precisam ter no radar

Falta de profissionais de tecnologia pode comprometer a transformação digital do País 

Transformação Digital para as instituições financeiras do futuro

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CATEGORIAS

Mercado Notícias