Redução de 70% no custo anual com cargas de trabalho (workloads) e processamento em nuvem, sem perder a segurança
Esse é o resultado obtido por empresas como a Patrus Transportes que contratou a BHS, especialista em estratégias e serviços de TI, para implantar e gerenciar seus workloads em nuvem.
Os serviços da Patrus Transportes operam no Microsoft Azure, sob a gestão de pessoas e aplicações com alertas de consumo, disponibilidade, desempenho e gerenciamento de custos, garantindo a governança do ambiente.
A estratégia adotada pela BHS para a Patrus é resultado de um trabalho de acompanhamento com profissionais capacitados que fazem com que a empresa de transportes pague apenas o que utiliza no armazenamento e processamento em nuvem, processo conhecido como FinOps.
Uma solução que permite prever, controlar a utilização de nuvens, fazendo sua gestão financeira.
“Já ouvimos falar que nuvem é tendência para as empresas e que seus custos tendem a ser mais barato e eficiente do que a solução Onpremise. Podemos sim afirmar que parte dessas informações são verdadeiras, mas existe um longo trecho a percorrer até que realmente comecem a fazer sentido, e uma delas, podemos dizer que é o desafio de gestão de custo do ambiente em nuvem FinOps”,afirma o gerente de Transformação Digital e Inovação da empresa Patrus Transportes, Leandro de Moura Costa.
“Com o parceiro BHS, conseguimos modernizar o nosso ambiente, trazendo recursos inovadores, proporcionando redução de custo do ambiente e trazendo melhorias de segurança na ponta (usuário final) e aumentando a disponibilidade dos workloads” revela Costa
Outra empresa que também obteve excelentes resultados com a solução implantada pela BHS, foi a Guide Investimentos.
A corretora conseguiu reduzir em cerca de 40% do custo com armazenamento de dados e processamento de workloads.
“Tivemos uma economia de proximamente 40% com o custo da nuvem e uma visibilidade gerencial gigantesca. Hoje temos várias áreas que utilizam diversos serviços na Azure e conseguimos ter uma divisão justa dos custos e separar com exatidão o que cada área consome. Antes, o custo total ficava somente para TI. Esse trabalho foi fundamental para mostrar para a diretoria que a área de TI não é geradora de custos, mais sim um facilitador para as áreas de negócio”, explica Leandro Vechiato da Guide.
“Outro ponto é a tecnologia que a Azure nos proporciona. Utilizamos o Recovery Services Vault para nosso ambiente de DR, onde conseguimos com pouco esforço subir todo nosso ambiente de maneira rápida e automatizada. Isso contribuiu muito para os processos de auditoria que uma empresa do ramo financeiro precisa atender, além do ponto mais importante que é a disponibilidade, integridade e confidencialidade do nosso ambiente e informações dos nossos clientes”, conclui Vechiato.
Inovação
Tanto a Patrus Transportes como a Guide se tornaram clientes BHS pela necessidade de melhorar ou até mesmo implantar a governança para a gestão dos custos, melhoria dos serviços, evolução tecnológica e, principalmente, buscavam parceiros de negócio que pudessem auxiliá-los na tomada de decisão.
Com o Azure, os usuários podem aproveitar os benefícios da inovação na nuvem, incluindo recursos de dados sempre atualizados, implantação rápida e escalabilidade dinâmica em qualquer infraestrutura. A solução implantada pela BHS pode navegar sem problemas entre nuvens privadas e públicas.
O gestor da área de Infraestrutura da BHS, Anderson Quintão, destaca a importância de se ter o acompanhamento de perto de um profissional especializado em nuvem para que, em conjunto com o cliente possa elevar a confiabilidade e camada de proteção.
A BHS atua em conjunto com a equipe que conhece do negócio do cliente, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais protegido.
“Contamos com uma gama de soluções de segurança e monitoramento ativo de serviços, portanto, a BHS adota as melhores soluções que trazem a governança para o ambiente de forma consultiva, orientando o cliente sobre todos os recursos”, explica Quintão.
Utilizar a nuvem Azure da Microsoft, além da redução de custos, tem diversas outras vantagens que fazem com que as empresas ganhem em agilidade, modernização, tecnologia e novos recursos.
Por ser uma plataforma multifuncional, consegue organizar todos os seus dados e monitorar todas as tarefas e possíveis ameaças.
As empresas podem migrar os seus sistemas ERP para o Azure, com a segurança de utilizar uma plataforma com ampla proteção.
Todos os recursos providos em nuvem contam ainda com recursos de backup entre data centers da Microsoft, trazendo ainda mais seguran&ç l;a para ambientes críticos que precisam de agilidade para recuperação em caso de falhas.
BHS
A BHS é fornecedora dos maiores provedores de nuvem do mundo, como Amazon Web Services (AWS) e Microsoft. Com sede em Belo Horizonte (MG), a BHS foi fundada há 27 anos. Atualmente, a empresa conta com mais de 2.000 clientes dentro e fora do Brasil.
Por anos consecutivos, a companhia vem sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o GreatPlaceToWork.
Hoje, a BHS é uma das únicas cinco empresas latino-americanas detentoras de uma das certificações mais exigentes oferecidas pela Microsoft: a especialização avançada em Adoção e Gestão de Mudanças (Adoption and Change Management).
Ao todo, a companhia possui mais de 17 certificaç&otil de;es Gold Partner Microsoft.
Vantix lança sistema de segurança cibernética on-line e na nuvem em parceria com empresa israelense
Área de Cloud da TIVIT supera, no 1º semestre, em 44% as vendas do mesmo período de 2021
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!