Blockchain é um sistema de transação descentralizado, embora seja complexo, é impossível não discorrer sobre o tema ao citar os criptoativos
Por Lívia Maria – Equipe de Redação
A primeira vez que o termo blockchain apareceu foi em 2009 com o lançamento do artigo “Bitcoin: a Peer-to-Peer Coin” de autoria de Satoshi Sakamoto, pseudônimo da pessoa ou pessoas responsáveis pela criação da primeira moeda criptográfica, que intitula o artigo.
No texto, a palavra blockchain aparece separada (block + chain), e sua junção vem posteriormente como resultado da popularidade do conceito entre a comunidade de criptoativos, que originou a “buzzword” ou “palavra da moda”, blockchain.
Embora seja uma palavra recorrente dentro do mercado, o questionamento sobre o que de fato é blockchain continua muito presente entre aqueles que iniciam ou desejam iniciar investimentos em criptoativos.
A tecnologia Blockchain funciona através do encadeamento de blocos. A informação de uma determinada transação é armazenada nos blocos, também chamados de lotes. Esses lotes salvam a informação periodicamente e são protegidos por um tipo de “impressão digital” nomeada hash, que é um código matemático. o nome Blockchain, em português “cadeia de blocos”, vem justamente da forma em que os blocos são dispostos, pois são alinhados em ordem cronológica e continuamente.
Um importante fato sobre este processo é que não há como reescrever um bloco, portanto, é impossível realizar uma mudança nos lotes já encadeados. O que pode acontecer é a realização de uma nova transação que será salva em um novo bloco de informações.
Para resumir, blockchain seria como um grande livro contábil do mercado de criptoativos, mas em um grau de complexidade muito maior do que já conhecemos em instituições financeiras convencionais.
A principal diferença entre transações feitas por blockchain e bancos tradicionais é o fato de que a primeira não depende do domínio de fundações monetárias, governos ou empresas, só é necessária a validação dos participantes da rede, chamados de “nós”. É a partir da validação destes intervenientes que a transação é realizada, ou não.
É na blockchain que dados de transações realizadas são armazenadas e compartilhadas, porém, as informações pessoais dos usuários envolvidos não podem ser acessadas.
As principais aplicações do conceito de blockchain, acontecem com termos já conhecidos, como NFTs e criptomoedas, entretanto, na atualidade, a blockchain é também utilizada para a realização de contratos inteligentes, os quais utilizam de sua descentralização.
Embora seja um termo complexo e ainda muito focado no que já conhecemos como criptoativos, é impossível negar que a blockchain é uma tendência em crescimento, e um fator importante à manutenção deste novo mundo.
Crypto ID, um veículo de vanguarda!
O que é Inteligência Artificial e sua aplicabilidade no dia a dia
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!