Últimas notícias

Fique informado

Encadeamento de blocos a nível criptográfico, conheça a Blockchain

7 de abril de 2022

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

Blockchain é um sistema de transação descentralizado, embora seja complexo, é impossível não discorrer sobre o tema ao citar os criptoativos

Por Lívia Maria – Equipe de Redação

A primeira vez que o termo blockchain apareceu foi em 2009 com o lançamento do artigo “Bitcoin: a Peer-to-Peer Coin” de autoria de Satoshi Sakamoto, pseudônimo da pessoa ou pessoas responsáveis pela criação da primeira moeda criptográfica, que intitula o artigo.

No texto, a palavra blockchain aparece separada (block + chain), e sua junção vem posteriormente como resultado da popularidade do conceito entre a comunidade de criptoativos, que originou a “buzzword” ou “palavra da moda”, blockchain.

Embora seja uma palavra recorrente dentro do mercado, o questionamento sobre o que de fato é blockchain continua muito presente entre aqueles que iniciam ou desejam iniciar investimentos em criptoativos.

A tecnologia Blockchain funciona através do encadeamento de blocos. A informação de uma determinada transação é armazenada nos blocos, também chamados de lotes. Esses lotes salvam a informação periodicamente e são protegidos por um tipo de “impressão digital” nomeada hash, que é um código matemático. o nome Blockchain, em português “cadeia de blocos”, vem justamente da forma em que os blocos são dispostos, pois são alinhados em ordem cronológica e continuamente.

Um importante fato sobre este processo é que não há como reescrever um bloco, portanto, é impossível realizar uma mudança nos lotes já encadeados. O que pode acontecer é a realização de uma nova transação que será salva em um novo bloco de informações.

Para resumir, blockchain seria como um grande livro contábil do mercado de criptoativos, mas em um grau de complexidade muito maior do que já conhecemos em instituições financeiras convencionais.

A principal diferença entre transações feitas por blockchain e bancos tradicionais é o fato de que a primeira não depende do domínio de fundações monetárias, governos ou empresas, só é necessária a validação dos participantes da rede, chamados de “nós”. É a partir da validação destes intervenientes que a transação é realizada, ou não.

É na blockchain que dados de transações realizadas são armazenadas e compartilhadas, porém, as informações pessoais dos usuários envolvidos não podem ser acessadas.

As principais aplicações do conceito de blockchain, acontecem com termos já conhecidos, como NFTs e criptomoedas, entretanto, na atualidade, a blockchain é também utilizada para a realização de contratos inteligentes, os quais utilizam de sua descentralização.

Embora seja um termo complexo e ainda muito focado no que já conhecemos como criptoativos, é impossível negar que a blockchain é uma tendência em crescimento, e um fator importante à manutenção deste novo mundo.

Após o Facebook mudar o nome para “Meta” em 2021, muito se fala sobre o metaverso e o que esse universo engloba.

Crypto ID, um veículo de vanguarda!

O que é Inteligência Artificial e sua aplicabilidade no dia a dia

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!