Últimas notícias

Fique informado

Entrevista com Getúlio Santos, CEO e fundador da ZapSign, sobre a evolução do mercado de assinaturas digitais

19 de janeiro de 2024

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Assinatura digital via WhatsApp simplifica processos nas empresas

A assinatura digital via WhatsApp cresce exponencialmente e abre novas possibilidades para negócios, já que qualquer procedimento pode ser finalizado com apenas alguns cliques

1 de setembro de 2023

Entenda para que serve um verificador de assinatura digital

Garantia de autenticidade e integridade, são as razões pelas quais você precisa entender para que serve um verificador de assinatura digital

8 de agosto de 2023

Como verificar se uma assinatura digital é válida em 3 passos

A assinatura eletrônica é uma forma legal e eficiente de obter aprovação ou consentimento por meio de reconhecimento eletrônico

12 de julho de 2023

ZapSign lança Gepeto, ferramenta de ChatGPT para o WhatsApp e espera mais de 10 mil usuários na primeira semana

ZapSign é a primeira do segmento a unir a ferramenta com rede social e tem projeto produtivo de simplificar tarefas diárias como a criação de e-mails e revisões de documentos.

1 de junho de 2023

Quais são os tipos de assinatura eletrônica e quando usar?

Existem três diferentes tipos de assinatura eletrônica: simples, avançada e qualificada. Neste artigo a ZapSign fala sobre cada um deles.

31 de maio de 2023

A ZapSign é uma plataforma que simplifica o processo de coleta de assinaturas principalmente para contratos corporativos

Assinatura Digital
Getúlio Santos, cofundador e CEO da ZapSign

Na entrevista concedida ao Crypto ID, Getúlio Santos destacou, além da história e motivação da ZapSign, a evolução do mercado de assinaturas digitais e de Inteligência Artificial.

A ZapSign é uma plataforma que simplifica o processo de coleta de assinaturas principalmente para contratos corporativos, permitindo que seja criado, enviado e assinado documentos com validade jurídica, com a marca personalizada da empresa.

A Plataforma oferece diferentes níveis de segurança para a assinatura de documentos, desde a verificação por e-mail ou celular até o reconhecimento facial e o certificado digital.

A ZapSign se integra com mais de 2.000 aplicativos, como armazenamento em nuvem, ERP, CRM e outras plataformas, para automatizar tarefas repetitivas, melhorar a visibilidade de processos, reduzir erros e custos.

A ZapSign foi fundada em 2020 por Getúlio Santos e Renato Rampazzo, ambos advogados, empreendedores e desenvolvedores de software que já havia criado outras diversas startups.

A Cia foi adquirida pela Truora, uma startup colombiana especializada em KYC e verificação de antecedentes, com o objetivo de expandir sua atuação no Brasil e na América Latina

A ZapSign facilita a criação, envio de documentos e coleta de assinaturas em documentos eletrônicos, além de oferecer recursos como preenchimento automático de informações, reconhecimento de texto e imagem, extração de dados.

Leia a íntegra da entrevista.

Crypto ID: Getúlio, sabemos que já falamos isso aqui no canal, mas vale a pena retomarmos porque temos sempre novos leitores e vale a pena sabermos um pouco sobre qual foi sua motivação para a fundação da Zapsign?

Getúlio Santos: A ZapSign foi criada partindo de uma premissa simples. Entendemos que as primeiras ferramentas de assinatura eletrônicas foram criadas em um contexto de mundo baseado em comunicações realizadas por e-mail.
Acontece que esse contexto mudou, as pessoas se comunicam cada vez mais por aplicativos de mensagens, e as ferramentas de assinatura eletrônica precisam se adequar.
As premissas que tínhamos para criação da ZapSign eram duas, precisava ser ridiculamente fácil de utilizar e ter validade jurídica.

Crypto ID: De 2020 para cá muita houve muita evolução como o aumento do uso de documentos eletrônicos e novas tecnologias. Nesse meio tempo quais foram as principais tecnologias e funcionalidades incorporadas a plataforma ZapSign?

Getúlio Santos: As principais evoluções da ZapSign foram em dois caminhos. O primeiro ligado a um aumento nas camadas de verificação de identidade possíveis através da plataforma. Exemplo: Hoje é possível fazer uma verificação de autoria via reconhecimento facial, verificação de prova de vida, análise de documentos de identificação do signatário. Esse ponto é fundamental para um aumento na confiabilidade da utilização da ferramenta.

A segunda linha de evolução da ferramenta tem sido na incorporação de features relacionadas a uma melhor gestão e automatização dos documentos que trafegam pela ferramenta.
Entendemos que nossos usuários estão utilizando cada vez mais a ferramenta e uma gestão do ciclo de vida desses documentos e cada vez mais necessária.

Crypto ID: O relacionamento com clientes via WhatsApp abre novas possibilidades para negócios, já que qualquer procedimento pode ser finalizado com apenas alguns cliques. Como funciona a assinatura digital via WhatsApp?

Getúlio Santos: Sim, existem pesquisas que demonstram que 99% dos brasileiros que tem um smartphone abrem um aplicativo de mensagem, ao menos 1 vez por dia.

Ou seja, os negócios precisam operar nestes canais como regra de sobrevivência. Ao criar a ZapSign nossa ideia foi trazer a simplicidade de utilizar um aplicativo de mensagem para a assinatura eletrônica. Ou seja, coletar uma assinatura deve ser tão simples quanto compartilhar uma mensagem com um amigo.

Crypto ID:A assinatura digital via WhatsApp tem valor legal? Como se armazena os contratos?

Getúlio Santos: Sim, a assinatura eletrônica realizada via Whatsapp tem valor legal. Durante o processo de assinatura são utilizados diversos mecanismos de vinculação da vontade do signatário ao documento. O solicitante da assinatura, pode configurar quais mecanismos de segurança ele gostaria de utilizar no momento da assinatura, desde uma simples assinatura em tela, até mesmo uma análise biométrica do signatário.
Sem sombra de dúvida, a assinatura eletrônica, por qualquer meio de coleta que seja, é mais segura do que uma simples assinatura papel e caneta.

Crypto ID: Você diria que novos perfis de usuários começaram a adotar documentos eletrônicos em suas rotinas profissionais? Atualmente qual é o perfil de empresas que contrata a ZapSign?

Getúlio Santos: Nosso mercado é muito amplo, qualitativamente falando, a maior parte dos profissionais são os advogados e contadores. O que é bem lógico, tendo em vista que esses profissionais lidam com um enorme volume de documentos.

Do ponto de vista quantitativo, as instituições financeiras e empresas com grandes equipes de vendas são os maiores consumidores do nosso produto.

Crypto ID: Você poderia mencionar algum caso de sucesso com o uso da assinatura via WhatsApp, por exemplo?

Getúlio Santos: Temos muitos casos interessantes. Desde professores que utilizam nossos modelos dinâmicos para aplicar provas via ZapSign a moradores ribeirinhos que somente conseguem contratar um empréstimo devido a nossa tecnologia.

Crypto ID: Em quais países a ZapSign atua e qual é o volume médio de assinaturas mensais vocês realizam?

Getúlio Santos: A ZapSign tem clientes pagantes em mais de 21 países. Hoje são assinados cerca de 1.5 milhões de documentos por mês via ZapSign.

Crypto ID: Vocês também ofertam soluções de Inteligência Artificial – IA Quais são essas soluções e qual é a diferença entre Inteligência Artificial – IA e IA Generativa?

Getúlio Santos: Atualmente, a Truora comercializa chatbots de atendimento que utilizam inteligência artificial para resolução de casos mais triviais, aos quais não é necessário a intervenção humana. Chegamos a desenvolver uma solução semelhante dentro da ZapSign, chamada Gepeto, mas optamos por somente comercializá-la via unidade de negócios de WhatsApp Engagement da Truora.

Crypto ID: Em relação a Inteligência Artificial existe alta demanda de uso, mas e quanto a contratação da ferramenta pelas organizações? O mercado está respondendo?

Getúlio Santos: Sim, embora ainda exista muita fumaça e um certo exagero de soluções sendo ofertadas oferecendo algum tipo de tecnologia de IA, os casos de uso estão cada vez mais reais e de fácil adoção.

Crypto ID: Existe algum tipo de customização da ferramenta de Inteligência Artificial – IA de vocês? Imaginamos que a IA para atender, por exemplo, os advogados tenha a configuração diferente do que é configurado para o varejo ou para a área de marketing. Você poderia falar sobre isso?

Getúlio Santos: A Truora hoje oferta a possibilidade de criação de chatbots customizáveis com I.A para otimização e compreensão de um determinado conteúdo, permitindo que uma empresa crie atendentes virtuais devidamente capacitados em solucionar questões de uma dentro de um determinado contexto.

Crypto ID: A ZapSign está sempre inovando e então seria interessante você nos contar o que esperar de vocês em 2024?

Getúlio Santos: Focaremos 2024 em possibilitar que os usuários façam cada vez mais automações e integrações com a ZapSign, aumentando sua produtividade. Além disso, estamos continuamente melhorando a usabilidade e a segurança da assinatura, tornando mais acessível sem renunciar à validade jurídica.

Por fim, com o aumento de clientes Entreprise na ZapSign (como alguns dos maiores bancos e varejistas do Brasil), estamos aumentando as customizações necessárias para esse porte de empresa.

Sobre ZapSign

A ZapSign é uma plataforma de assinatura eletrônica que permite coletar assinaturas de forma simples e compatível com celular. Ideal para simplificar e otimizar o processo de assinatura de documentos eletrônicos do seu escritório – eliminando, assim, uma série de custos e burocracias completamente desnecessários.

A empresa se propõe a facilitar todo o processo de coleta de assinaturas de documentos, de forma instantânea e com validade jurídica.

Solução ideal para empresas que lidam com um grande fluxo de contratos, procurações e acordos em geral. Disponível tanto em versão gratuita para testes quanto em versões pagas, a solução da ZapSign se destaca por oferecer alto nível de integração, possibilitando enviar o contrato por meio de diversos canais de comunicação virtual, como WhatsApp, e-mail, SMS, Telegram e outros.

Hoje, a plataforma conta com mais de 900 mil usuários e mais de 13 milhões de assinaturas já foram coletadas através da ZapSign além de estar presente em 17 países.

ZapSign faz parte do Grupo Truora, uma empresa com mais de 6 anos de experiência na geração de soluções tecnológicas que simplificam a comunicação entre clientes, usuários, fornecedores ou colaboradores.

Acompanhe outros artigos da ZapSign aqui

ZapSign lança Gepeto, ferramenta de ChatGPT para o WhatsApp e espera mais de 10 mil usuários na primeira semana

É realmente necessário ter assinatura digital na empresa? Descubra agora

Quais são os desafios em assinaturas digitais que as empresas enfrentam?