O Diretor de Privacidade e Segurança da Informação do MGI, Leonardo Ferreira, destacou a importância da privacidade de dados na era digital
Leonardo Ferreira, LinkedIn Top Voice | Diretor de Privacidade e Cibersegurança, Segurança da Informação do Governo Digital MGI/Gov.Br, | CISO e DPO | Professor | Palestrante | Mentor | Colunista do Crypto ID | (ISC)² CC é entrevistado pelas fundadoras do Crypto ID, Regina Tupinambá e Susana Taboas.
Entre muitos assuntos Leonardo destacou a Política Nacional de Cibersegurança e como ela impacta o cenário de segurança cibernética no Brasil.
Leonardo Ferreira é focado no planejamento, implementação e monitoramento do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PISP) nas 250 unidades do Governo Federal do Brasil. Este programa ganhou destaque no Brasil e no mundo por seu conjunto sistematizado de projetos e processos, nas disciplinas de governança, metodologia, maturidade, tecnologia e pessoas, visando aumentar a maturidade e resiliência de um conjunto de mais de 4800 serviços digitais entregues a mais de 155 milhões de usuários do Governo Digital do Brasil.
Com mais de 30 anos de experiência trabalhando com Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Cibersegurança e Proteção de Dados para várias organizações governamentais brasileiras, o mercado privado e instituições educacionais, Leonardo Ferreira é o CISO e DPO da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), onde lidera o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PISP) para o Governo Federal do Brasil.
Leonardo tem uma carreira marcada pela implementação de projetos complexos de maturidade e resiliência em privacidade, proteção de dados, segurança da informação e cibersegurança. Ele é um palestrante frequente em fóruns de segurança da informação, cibersegurança e proteção de dados no Brasil e ao redor do mundo.
Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos SGD/MGI
A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) é uma instituição governamental brasileira que desempenha um papel crucial na transformação digital do governo federal do Brasil.
Criada para fortalecer a política de transformação digital, a SGD/MGI tem como objetivo aumentar a interação sobre o tema com todos os entes federativos. Ela é responsável pela formulação e implementação da Estratégia de Governo Digital da Administração Pública federal, pela transformação digital e simplificação de serviços públicos, e pela governança e compartilhamento de dados.
A SGD/MGI também coordena projetos e promove a governança de tecnologias, além de oferecer plataformas e serviços compartilhados. É o órgão central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal (Sisp), sendo responsável por definir, elaborar, divulgar e implementar as políticas, as diretrizes e as normas gerais relativas à gestão dos recursos deste sistema.
Em suma, a SGD/MGI é uma instituição vital para a transformação digital do governo brasileiro, desempenhando um papel fundamental na implementação de políticas de privacidade e segurança da informação.
Sobre Leonardo Ferreira
Leonardo Ferreira, LinkedIn Top Voice | Diretor de Privacidade e Cibersegurança, Segurança da Informação do Governo Digital MGI/Gov.Br, | CISO e DPO | Professor | Palestrante | Mentor | Colunista do Crypto ID | (ISC)² CC
Leia outros artigos de Leonardo Ferreira, em sua coluna aqui!
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!
Links interessantes de assuntos citados durante a entrevista
Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)
O Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) caracteriza-se como um conjunto de projetos e processos de adequação nas áreas de privacidade e segurança da informação e tem como valores: a maturidade; a resiliência; a efetividade; a colaboração e a inteligência.
No âmbito da Secretaria de Governo Digital, a Diretoria de Privacidade e Segurança da Informação é a unidade responsável pelo PPSI.
Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital
O CISC Gov.br é responsável pela coordenação operacional de ações de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos de 250 órgãos federais
Pós-Graduação em Privacidade e Segurança da Informação na UNB
Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Privacidade e Segurança da Informação, fruto de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Secretaria de Governo Digital, em conjunto com a Universidade de Brasília (UNB). Esta parceria garante uma formação de qualidade e alinhada com as demandas atuais do setor público e privado.
O programa do MBA em Cibersegurança visa a especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
Você sabia que o CERT.br possui uma gama de materiais com conteúdo de altíssima qualidade tanto para técnicos quanto para o público em geral? O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de Responsabilidade Nacional, que oferece uma fonte confiável de conteúdos educativos sobre segurança e privacidade.
Um completo material com diversas recomendações, dicas e orientações de como se proteger de ameaças cibernéticas.
O que é o Framework de Privacidade e Segurança da Informação e quais são suas etapas de implementação? Conforme o disposto no art. 8º, da PORTARIA SGD/MGI Nº 852, os órgãos e as entidades deverão adotar o Framework de Privacidade e Segurança da Informação, sendo de responsabilidade da Estrutura de Governança de cada órgão e entidade. A decisão de não implementação de medidas consideradas obrigatórias pelo framework deverá ser precedida de adequada motivação com base em análise de riscos. Ele é composto por um conjunto de controles, metodologias e ferramentas de apoio.
CNCiber marca a nova era da Segurança Cibernética no Brasil. Confira a nomeação dos integrantes
Resiliência cibernética: Insights para o Board, CEO, CIO e CISOs
Inteligência Artificial (IA) e Resiliência Cibernética: Insights para o Board, CEO, CIO e CISOs
Transformação digital governamental requer cuidados com a segurança da informação