A Pepita Utility Token está liderando uma nova era de rastreabilidade na indústria de mineração e commodities, e indo além
Suportada por uma blockchain privada, assegura integridade e imutabilidade dos dados, gerando segurança e confiança nos usuários.
Como pioneira neste modelo de negócio, a empresa já conta com uma mineradora como cliente, tendo mais de 100 em análise e auditorias.
Suas parcerias estratégicas, que abrangem grupos nacionais e internacionais nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, estão estimulando a expansão com um crescimento projetado de 500% para o segundo semestre.
A Pepita se destaca pela sua capacidade em rastreabilidade. Empresas contratantes podem verificar a origem de uma barra de ouro, rastreando-a desde a mina até a sua chegada ao mercado, em tempo real.
Esse rastreamento abrangente é validado pelos tokens não fungíveis (NFTs), que autenticam a origem e a legitimidade desses processos.
Além da rastreabilidade de processos de mineração, a Pepita Utility Token também se dedica ao rastreamento de garantias e provas de fundos, reforçando o compromisso com a transparência e segurança em seu ecossistema.
O mercado de Mineração movimentou cerca de R$ 250 bilhões em 2022, porém apenas 3% dos campos de potencial geológico para a atividade estão devidamente mapeados no Brasil.
Considerando isso e o fato de haver estimados quase 15 milhões de investidores em criptomoedas no Brasil em 2023, a Pepita Utility Token vê um mercado em constante expansão.
Parcerias estratégicas com bancos, fundos de investimentos e novas exchanges estão previstas para 2023, apontando para um futuro promissor.
Lançada em novembro de 2021, a Pepita Utility Token tem se destacado como uma solução inovadora.
Ela promete ser uma força transformadora, trazendo transparência e eficiência não só para a mineração e o mercado de commodities, mas também para o rastreamento de garantias e fundos, liderando uma revolução no setor.
Para entender um pouco mais sobre a operação de rastreabilidade relacionada a mineração, conversamos com Rodrigo Mentor, CCO da Pepita.
Crypto ID: Como a Pepita cuida dos processos de Sigilo na operação? Contem para nós a jornada de cibersegurança e proteção ao conceito de Rastreabilidade, que é a essência do negócio?
Rodrigo Mentor, CCO da Pepita: Nossa operação segue o padrão de segurança dentro da legislação em vigor, tanto nacional quanto internacional, seja no mercado tradicional com os mais rigorosos padrões de compliance, assim como no mercado descentralizado com toda segurança que envolve a tecnologia blockchain. Toda operação possui acordos de sigilo e confidencialidade respeitando os processos legais!
Crypto ID: Como são os processos/protocolos de Criptografia, Rastreabilidade e Autenticação na Operação da Pepita.
Rodrigo Mentor, CCO da Pepita: Protocolos de criptografia: a Pepita Utility Token está estruturada como uma Cross chain, compatível com os protocolos ERC20 e BEP20 e em integração com outros protocolos como TEZOS, Polygon, entre outros.
Rastreabilidade: neste processo utilizamos a tecnologia da Bywise (https://bywise.org/), uma blockchain corporativa de 2a camada, e que é um dos nossos diferenciais, pois ela é a 1a blockchain do mundo a implementar o algoritmo de consenso de prova de imutabilidade.
Autenticação dos processos: Para validação dos processos criamos NFTs personalizados na autenticação das operações que dão lastro e transparência a Pepita, seguindo os protocolos muito bem definidos!
Crypto ID: Como trabalham com a questão do sigilo dos dados?
Rodrigo Mentor, CCO da Pepita: A empresa possui sistema de segurança especifico e, respeitando as políticas de governança e LGPD essas informações são restritas devido o sigilo e a confidencialidade dos processos!
Crypto ID: Como é política de investimentos da Pepita em Inovação, Proteção de Dados e Identificação Digital?
Rodrigo Mentor, CCO da Pepita: A governança da empresa segue o plano de distribuição, conhecida como gráfico pizza e possui em sua administração politicas especificas quando a investimentos, LGPD na proteção dos dados e informações em geral! Você poderá acompanhar mais detalhes em https://pepita.global/utility-token/
Crypto ID: A Pepita gera receita para os seus clientes?
Rodrigo Mentor, CCO da Pepita: A Pepita Utility Token possui carteiras inteligentes, com regras bem definidas e propósito específico, que são utilizadas para diversas ações como Tecnologia, Inovação, Abertura de Mercado, ESG, Seguros, entre outras e tendo como principal carteira performando 28,5% do total dos utility tokens, a carteira de Produção, destinada à produção e extração de minérios dos projetos tokenizados nas mineradoras parceiras.
A Pepita Utility Token e seu ecossistema obtém retorno de 2 formas: 1a forma: A cada projeto tokenizado e apoiado, as mineradoras parceiras retornam e quitam o valor apoiado pela Pepita Utility Token com um percentual da extração de ouro futura. 2a forma: A cada vez que o Utility Token troca de mão existe uma taxa fixa, saiba mais em https://pepita.global/taxas-regras-wallet/
Crypto ID: Rodrigo, para finalizar nossa entrevista, nos conte qual é o estado da arte do mercado de rastreabilidade em Mineração no Brasil?
Rodrigo Mentor, CCO da Pepita: Mercado ainda muito novo. Indústria da Mineração ainda é um dos mais tradicionais, que pouco se utilizam de inovação, tecnologias e governança.
Porém, existe uma pressão muito forte do mercado e da sociedade por práticas mais transparentes e sustentáveis no processo de mineração e extração que é um dos mercados que mais impacta o meio ambiente, principalmente com muitas dificuldades em relação a comprovação de extração responsável e ética, não ligadas a garimpo ilegal.
É onde nós entramos, trazendo transparência, segurança e credibilidade para as instituições do setor de ouro, minerais e commodities.
Existem poucas empresas hoje que oferecem o serviço de rastreabilidade através de blockchain, porém, empresas com uma proposta mais ampla como a nossa atrelada a um utility token com lastro e garantias reais, prova de fundos, blockchain privada, com uma proposta de apoiar operações de mineração e extração de forma diferenciada, ainda desconhecemos.
Sobre a Pepita Utility Token
A Pepita Utility Token atua no mercado desde novembro de 2021, se destacando como uma solução pioneira e inovadora que promete unir o mercado tradicional e o descentralizado, trazendo rastreabilidade e transparência para a extração de ouro e minérios e para setor de commodities.
O recurso do utility token imutável na blockchain promete revolucionar o setor, posicionando-se como uma opção promissora e inédita no Brasil.
Entrevista: Edmar Araujo deixa a presidência da AARB
Entrevista com Marco Zanini, CEO da Dinamo, sobre o Real Digital
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!