Nos últimos tempos muito se falou sobre a IAM – Gerenciamento de Identidade e Acesso e agora a Thales está promovendo o Gerenciamento de Acesso e Identidade do Cliente – CIAM
Para falar sobre CIAM o Crypto ID entrevistou Sérgio Muniz, Diretor de Vendas de IAM da Thales para a América Latina. A entrevista foi conduzida por Susana Taboas e Regina Tupinambá.

À medida que as empresas adotam aplicativos em nuvem para sua conveniência e eficiência, elas também assumem inadvertidamente riscos adicionais.
Aplicativos e dados confidenciais são, por padrão, protegidos por senhas fracas e estáticas. A visibilidade de quem está acessando o quê e quando, e como sua identidade é verificada, tornam-se de difíceis, levando a um problema de conformidade.
Os administradores de TI necessitam de vários consoles diferentes para gerenciar as identidades em nuvem. E a pessoa mais importante no processo – o usuário – está sobrecarregada com inúmeros nomes de usuário e senhas para guardar. As questões relacionadas a isso são solucionadas com o IAM.
Já o CIAM – Gerenciamento de Acesso e Identidade do Cliente baseada em nuvem, permite que apenas as pessoas e empresas certas acessem os recursos necessários enquanto sua organização mantém o controle de seus próprios dados corporativos no decorrer das ações transacionais.
A plataforma Thales OneWelcome CIAM permite que sua organização se conecte e proteja as identidades digitais em todo o seu ecossistema B2B – de forma integrada e segura.
Na entrevista Sérgio Muniz fala sobre a estratégia que levou a Thales a fazer a aquisição da OneWelcome empresa com sede nos Países Baixos, líder na Europa na gestão de identidade e acesso de clientes e oferta serviços em nuvem.
Adicionalmente nosso entrevistado falou sobre a importância de as organizações traçarem a jornada amigável do consumidor e a interação com seus serviços digitais dando aos próprios usuários a gestão de suas identidades.
A entrevista está muito informativa e vale a pena ser assistida pelas áreas de marketing e negócios, segurança de informação e transformação digital. São vários insights compartilhados pelo executivo como extremo conhecimento sobre identidades digitais e acessos seguros onde se resguarda a privacidade das pessoas e resguarda as empresas no que é referente às leis de privacidade e proteção de dados.
A simplificação da confirmação de identidade para gerar agilidade de acessos para clientes é uma preocupação urgente entre empresas de varejo ou serviços em que o relacionamento com seus consumidores é fundamental. Porém na outra ponta estão as pessoas com percepção de riscos que estão preocupadas com privacidade e roubo de identidade.
Durante a entrevista Sergio Muniz apresenta dois slides que publicamos a seguir para que você possa visualizar com mais conforto.


Assista a entrevista!
CIAM: autenticação ou orquestrador para jornada do cliente fluida e amigável? Por Sergio Muniz
Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas especializadas em três domínios de negócios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Segurança Cibernética e Identidade Digital. Ela desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo. O Grupo investe perto de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave de inovação, como IA, segurança cibernética, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G. A Thales tem perto de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.
Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!
IAM: Segurança que vai além do acesso
O Crypto ID, referência editorial em tecnologia e segurança digital, mantém uma coluna especializada em IAM – Identity and Access Management (Gerenciamento de Identidade e Acesso). Mais do que apresentar soluções, nossa curadoria mergulha nas múltiplas vertentes dessa disciplina essencial — como IAG, PAM, CIAM, CIEM, MFA, SSO, RBAC, ABAC, entre outras variações que compõem o ecossistema de identidade digital.
Voltada para profissionais que estão estudando ou implementando essas estratégias, a coluna oferece uma visão técnica, confiável e abrangente, sempre alinhada às melhores práticas do mercado. O foco é claro: interoperabilidade, maturidade e adequação às necessidades reais de cada ambiente corporativo.
Nossa Coluna IAM é riquíssima em conteúdo e insights que fazem diferença.
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Há 11 anos provocamos reflexão que sustentam decisões estratégicas para transformação digital e cibersegurança.
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!





























