Para as compras de última hora, o consumidor deve ficar mais atento para não cair em golpes digitais
O Natal está se aproximando e, com isso, aumentam as promoções e descontos nos e-commerces. Somente neste ano, a previsão é que a movimentação de compras online atinja R$ 17 bilhões, de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Com a alta demanda do período, os consumidores estão cercados de opções para compras e podem ficar tentados a agirem por impulso e caírem em golpes digitais.
Diante deste cenário, Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, dá dicas para evitar dor de cabeça na hora do comprar o presente on-line.
“Apenas conceda essas informações se tiver a certeza de que esse tipo de conferência faz parte do processo de controle da loja em que comprou. Se não estiver certo disso, negue. E, caso o entregador insista, informe que irá entrar em contato diretamente com o e-commerce para confirmar o recebimento”, afirma D’Avila
1. “Vai de” Pix?
Nesta modalidade, o pagamento acontece por meio de um QR Code de forma instantânea. “É importante ter um antivírus no celular e, ao escanear o código, verificar atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação. Também é imprescindível, observar se o site para qual você foi direcionado está protegido pela criptografia de dados de um certificado SSL emitido, de fato, para a empresa em questão”, afirma o especialista.
A maioria dos golpes pode ser identificada observando as informações da transação. Ele explica que é possível reconhecer um site seguro pela presença de um cadeado na barra do navegador, a letra “S” no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. Ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações.
2. Cuidado para não ser pescado! Conheça o phishing
Nas altas temporadas de compras, os ataques de phishing são ainda mais recorrentes e acontecem por meio de promoções enviadas por e-mail e mensagens. Ao clicar no link malicioso, seus dados podem ser roubados.
É importante verificar se no remetente há erros de digitação e evitar clicar em links de promoções enviadas por e-mail, SMS e aplicativos de mensagens, principalmente, aqueles que são encurtados, impossibilitando verificar o endereço de direcionamento.
“Para aproveitar as ofertas com segurança, o melhor caminho é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem e verificar se a promoção existe de fato. E, claro, checar se o site em questão é seguro”.
3. Selfie no aplicativo
Observe se, ao concluir a conta, há a opção de utilizar a biometria facial no lugar do login e senha, pois isso dificulta o roubo de dados. “A biometria identifica por meio dos traços do rosto, e cada rosto é único”, afirma.
O especialista explica que a identificação biométrica, atualmente, é capaz de detectar até mesmo o uso de máscaras hiperealistas.
“Por meio da funcionalidade, baseada em inteligência artificial, chamada Liveness, é possível detectar se por trás da imagem há vida e, portanto, que não se trata de uma foto, por exemplo, ou de alguém usando uma máscara. Esses avanços têm permitido que cada vez mais serviços sejam ofertados na internet com total segurança, mesmo os que têm alta criticidade”.
4. Na hora da entrega…
Um golpe está se tornando rotineiro: o entregador pede para fotografar o cliente e um documento de identificação para confirmação do recebimento. Os dados são compartilhados e, a partir deles, criminosos pedem empréstimos, abrem contas digitais ou adquirem itens sem o consentimento da vítima.
Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma IDTech especialista em identificação e segurança digital. Há mais de 25 anos, desenvolve e integra soluções para uma experiência digital simples e segura, proporcionando às pessoas mais tempo e liberdade e às empresas redução de fraudes e de custos.
Com mais de 12 milhões de clientes, está em todo Brasil e atende empresas de todos os portes e setores para que elas possam ofertar serviços digitais seguros e sem atritos.
Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.