Últimas notícias

Fique informado

Especialista orienta como se proteger de golpes durante a Black Friday

16 de novembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Aumente suas vendas na Black Friday. A importância do sigilo das transações e da Identificação do seu site

A Black Friday é um dos períodos de vendas mais importantes do ano para o comércio eletrônico. Seu site está preparado?

12 de setembro de 2023

Como a IA pode auxiliar na gestão das vendas durante a Black Friday 

O gestor pode usá-los algum tempo antes da Black Friday para fazer diversas simulações e previsões com os produtos definidos para serem o atrativo

30 de novembro de 2022

Três dicas para comprar com segurança na Black Friday

Henrique Dal Bo Chimara, Diretor de Operações na Verisure Brasil, compartilha três dicas simples para quem quer aproveitar a Black Friday

12 de novembro de 2022

Não clicar em links suspeitos, verificar procedência de sites e comparar as promoções estão entre as orientações para esse período de compras

Cláudio Dodt, Líder de prática em Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados da Daryus Consultoria

Está se aproximando mais uma aguardada data para o comércio: a Black Friday.

Tentativas de golpes e fraudes fazem parte deste período de compras, tornando essencial estar preparado para identificá-los.

Diante disso, o Líder de Prática em Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados da Daryus Consultoria, Cláudio Dodt, elenca as principais armadilhas dessa época e fornece algumas orientações para prevenção durante essa ocasião.

“Como o comércio antecipa algumas ofertas, os cibercriminosos também planejam o envio de e-mails, SMS e mensagens via WhatsApp contendo links suspeitos para a obtenção de informações pessoais ou financeiras das vítimas. O consumidor deve manter-se vigilante e cético em relação a promoções que pareçam demasiadamente vantajosas”, adverte Dodt.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, 62% dos brasileiros das classes A e B pretendem efetuar compras durante esse período.

Outra pesquisa de intenção de compra realizada pela Méliuz indica que o comércio eletrônico continua sendo a preferência de compra para 98% dos entrevistados. Os motivos principais incluem a busca por melhores preços (87,2%), comodidade (82,4%) e promoções mais atrativas (51%).

Abaixo, listamos os principais golpes que ocorrem durante esse período:

Golpe do Pix: Normalmente ocorre quando a vítima baixa um aplicativo infectado ou clica em links suspeitos. Isso permite que os cibercriminosos acessem o dispositivo e efetuem transferências por meio do Pix.

Dodt também alerta para um novo golpe do Pix circulando em computadores, no qual a vítima clica em anúncios falsos nas redes, infectando a máquina com um vírus.

Esse vírus detecta quando ocorre uma compra online via Pix, copia e cola o código na tela de pagamento, permitindo que o valor seja redirecionado para o criminoso. Nesse caso, é crucial verificar os dados da pessoa que receberá o pagamento antes de concluir a compra.

Phishing: O phishing ocorre quando os criminosos criam mensagens, e-mails, banners ou sites falsos para coletar informações.

Normalmente, essas páginas são similares às originais, mas apresentam erros na URL ou na gramática. Muitas vezes, as mensagens ou e-mails são enviados com um senso de urgência ou oferecendo cupons de desconto. Mesmo que a vítima não conclua a transação, os cibercriminosos podem obter dados para aplicar golpes.

Golpe do boleto: Golpistas criam boletos falsos com as mesmas características dos boletos originais e os enviam por e-mail.

Muitas pessoas só percebem que caíram no golpe quando não recebem os produtos. É essencial verificar informações como CNPJ, código de barras e valor especificado no documento.

Aqui estão dicas para compras seguras durante a Black Friday:

Verifique as informações sobre a loja e o site: Antes de iniciar suas compras, é fundamental verificar o endereço do site, as informações de contato e, se possível, conferir as avaliações de outros clientes.

Os cibercriminosos podem usar links semelhantes, portanto, é aconselhável garantir que o domínio do site pertença à loja e seja seguro. Uma alternativa recomendada pelo especialista é a criação de um cartão virtual para uso durante esse período de compras.

Cuidado com links e e-mails suspeitos: Desconfie de links encurtados ou que redirecionem para outras páginas. Além disso, evite abrir anexos de e-mails de remetentes desconhecidos e não efetue pagamentos antecipados.

O especialista reforça a importância de pesquisar as promoções antes de comprar, para ter certeza de que as ofertas não sejam falsas.

Mantenha o antivírus atualizado: Manter o antivírus e o sistema operacional atualizados é essencial para identificar a confiabilidade de sites e aplicativos de compras. Além disso, é importante fazer backup de arquivos regularmente.

Ative a autenticação em duas etapas: Esse recurso pode reforçar a segurança, já que requer uma validação adicional além da senha.

O usuário pode ativá-lo via SMS, biometria ou voz. Caso o aparelho seja roubado ou invadido por cibercriminosos, o acesso às informações se torna significativamente mais difícil, uma vez que será necessário o segundo fator de autenticação.

“É sempre válido pesquisar informações sobre novas técnicas e golpes aplicados no ambiente digital. As tecnologias possibilitam o surgimento de novas ameaças, portanto, o conhecimento pode contribuir para prevenir essas situações”, conclui Cláudio.

Sobre a Daryus Consultoria

O Grupo Daryus possui mais de 17 anos no mercado nacional, é referência em consultoria e educação no tema. A Daryus Consultoria, atua em Continuidade de Negócios, Gestão de Riscos, Segurança e Privacidade da Informação e Cibersegurança, para empresas nacionais e multinacionais líderes em vários segmentos.

Black Friday: saiba como reforçar a segurança digital em um dos períodos mais quentes de vendas do ano

Como cibercriminosos estão utilizando IA para aplicar golpes em consumidores na Black Friday

Como fugir de golpes virtuais e aproveitar as promoções da Black Friday de forma segura

CATEGORIAS

Notícias