Executivo da FCamara fala sobre integrar plataformas de compra, reforçando a relevância do e-commerce como estratégia primordial
Com consumidores cada vez mais exigentes quando se trata de experiências de compra inovadoras, personalizadas e ágeis, é preciso pensar em dinâmicas que implementem isso de fato.
A tendência mais recente é o uso de estratégias multicanais, uma opção que reúne soluções facilitadoras para clientes e lojistas.
A premissa é integrar todos os canais de venda de uma marca, incluindo site, loja física, e-mails, marketplaces e redes sociais, entregando ao consumidor o poder de escolha em vários níveis enquanto melhora a experiência online.
O mercado de compras na internet vem tomando proporções cada vez maiores no Brasil: o volume total de transações no e-commerce deve chegar a US$ 211 bilhões em 2022, de acordo com um relatório encomendado pela plataforma de pagamentos Nuvei e desenvolvido pela Americas Market Intelligence (AMI). A projeção é chegar a US$ 432 bilhões em 2026.
Quanto mais meios de interação existirem com o consumidor, maiores as chances de fidelizá-lo. É isso que defende a FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente.
“A estratégia multicanais possibilita que o empreendedor venda seus serviços ou produtos por variados meios, plataformas e ferramentas, gerando flexibilidade e relacionamento com seus clientes, ou seja, ele pode vender em uma loja física, nas redes sociais, pelo whastapp, marketplaces, website, entre outros”, explica Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara.
e-Commerce é o carro chefe das estratégias multicanais
O e-commerce por si só já é uma das estratégias multicanais mais importantes para vendas, considerada pela maioria como o carro-chefe. Lá é onde o consumidor pode avaliar e comparar produtos, o que faz dele um grande pólo de concentração das outras estratégias.
É no seu site que você estará vendendo seus produtos sem concorrência, implementando seu atendimento personalizado de acordo com seu público, podendo também criar estratégias de marketing mais adaptadas.
No entanto, para fazer um comércio eletrônico expandir usando as estratégias multicanais, deve-se criar sinergia entre todos os meios que estão sendo utilizados. É crucial criar uma identidade visual com o mesmo tipo de linguagem, logotipo, cores, fontes etc.
“Quando falamos especificamente do e-commerce, precisamos pensar em oferecer opções que levem o consumidor de volta ao site da empresa para finalizar determinada compra. Nesse caso, podemos trazer exemplos como SMS, anúncios, notificações push, e-mail marketing, entre outras, que despertem o interesse do cliente“, comenta o executivo.
Contar com estratégias multicanais para o e-commerce ajuda a reduzir o abandono de carrinhos, gerando possibilidades diferentes em tempo real para o consumidor não desistir da compra.
“Elas fidelizam o cliente, que percebe que está tendo um atendimento personalizado por vários meios”, continua o executivo.
Competitividade vantajosa no e-commerce
Um ponto interessante da estratégia multicanal é que, mesmo ela sendo criada e comercializada pela mesma pessoa, os canais não necessariamente se integram e podem até competir entre si, o que nem sempre é uma desvantagem.
“Exemplo disso é vender o mesmo produto na loja física e no site, mas com um desconto maior, ou com cupom, ou oferecendo alguma vantagem por uma compra feita via whatsapp“, pontua Eric.
O mais importante é conhecer seu público e seus hábitos de consumo, avaliando as necessidades de cada canal, escolhendo qual atende melhor os consumidores ou o modelo de negócio.
“Isso envolve contar com empresas especializadas no setor, pois se a ideia é escalar seu negócio e aumentar o alcance da marca, é recomendável investir em especialistas que dominem bem cada etapa de implementação da estratégia“, conclui Vieira.
Sobre a FCamara
A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras.
Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos.
Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina.
Hoje, o grupo conta com filiais no Brasil, Portugal e Reino Unido e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais.
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