Alunos fazem estágio de um mês na empresa para conhecer o cotidiano de um laboratório de inovação tecnológica. A prática possibilita que tenham mais informações na hora de escolherem a profissão
São Paulo, 18 de julho de 2017 – No mês de junho, três estudantes da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo conheceram de perto o dia a dia do DataLab, laboratório de inovação da Serasa Experian, em São Paulo.
Após o fechamento de uma parceria com o colégio, os alunos escolheram a empresa para um programa de estágio, que tem como objetivo colocar os jovens em contato com o dia a dia de uma companhia, auxiliando-os em sua
escolha profissional.
“Esta é uma oportunidade única de, ainda durante o Ensino Médio, conviver com pessoas que possuem um nível acadêmico avançado e experiência com o mercado de tecnologia, o que traz uma bagagem adicional de aprendizado a estes estudantes”, explica Marcelo Pimenta, diretor do DataLab da Serasa Experian.
Com a monitoria de profissionais conceituados, os alunos têm liberdade para criar e desenvolver sem limitações seus potenciais na área de tecnologia. Os três alunos são campeões de Olimpíadas de Robótica no Brasil e escolheram a experiência por terem interesse em seguir carreira no campo da inovação no futuro.
Rubens Henrique Camargo Bueno, Coordenador Pedagógico da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, explica por que o colégio fechou parceria com a Serasa para esse programa: “Desde que iniciam os estudos no Ensino Médio, nossos alunos aguardam ansiosamente pelo momento do estágio.
Além de trocarem os livros escolares pelo “cartão de ponto”, eles têm a oportunidade de conhecer um pouco da vida de adulto: o mercado de trabalho, a própria locomoção até a empresa, o conhecimento de outra realidade socioeconômica, tudo isso possibilita um certo amadurecimento para os adolescentes. Só temos a agradecer empresas como a Serasa Experian, sem as quais não teríamos como proporcionar tudo isso a nossos adolescentes.”
Após essa experiência bem-sucedida, a Serasa Experian procura outras escolas, públicas ou privadas, interessadas em programas desse tipo junto ao DataLab.
O objetivo é estar em contato com futuros talentos da área de tecnologia e, também, estabelecer uma relação mais próxima com os jovens.
“Para nós, é uma oportunidade de mostrar a eles que somos uma empresa inovadora, dinâmica e inclusiva, além de apresentá-los ao nosso laboratório”, conta Pimenta.
Os Datalabs da Experian proporcionam um ambiente seguro de parceria com os clientes para permitir a experimentação e inovação. A unidade de São Paulo tem ênfase nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações e varejo e recebeu investimento de R$ 45 milhões para cinco anos. Atualmente, cerca de 20 cientistas de dados compõem a equipe comandada por Pimenta.