Avast faz parceria com a chef de cozinha Carole Crema, para desmistificar cookies online e compartilhar uma receita de privacidade digital
– Metade dos brasileiros (50%) admite que não sabe ou não tem certeza para que servem os cookies;
– 83% dos brasileiros que rejeitam cookies estão preocupados com as implicações de privacidade, como a coleta de dados ou a publicidade direcionada;
– Quase dois em cada cinco dos brasileiros (36%) não fazem nada para gerenciar o acúmulo de cookies em seus dispositivos, depois de tê-los aceitado;
– Apenas 17% dos brasileiros consultam as políticas de privacidade do site, antes de configurar as suas preferências de cookies.
A Avast (LSE:AVST), líder global em segurança digital e privacidade, fez parceria com a chef de cozinha Carole Crema para a campanha “FalemosDosCookies”, que visa aumentar a conscientização em torno da privacidade online.
A renomada chef de cozinha está ajudando a educar a população sobre os cookies digitais, pois a pesquisa que realizamos mostra que metade dos brasileiros (50%) não sabe ou não tem completamente certeza o que são ou o que fazem os cookies na internet.
A pesquisa da Avast descobriu que 50% dos adultos no Brasil costumam aceitar os cookies em um site e isso ocorre principalmente porque (52%) desejam acessar o conteúdo do site o mais rápido possível.
Apenas 8% dos brasileiros disseram que geralmente rejeitam os cookies e 17% afirmaram consultar as políticas de cookies do site antes de configurar as suas preferências.
Cookies online e privacidade
Os cookies da internet são pequenos códigos que um site coloca no navegador de um usuário, para acompanhar as ações e dados pessoais.
Os cookies podem fornecer recursos valiosos, como lembrar as preferências do usuário, itens adicionados recentemente a um carrinho online ou a localização do consumidor para lhe dar uma experiência de navegação mais dinâmica.
No entanto, algoritmos menos “saborosos” podem usar cookies para rastrear ou mesmo identificar informações sigilosas.
Estas, por sua vez, podem ser coletadas, compartilhadas ou vendidas a terceiros, expondo os consumidores a técnicas de monitoramento mais invasivas.
Apesar dos benefícios da limpeza de cookies existentes nos aplicativos, quase dois em cada cinco entrevistados (36%) admitiu não fazer nada com os cookies que aceitam no seu computador, enquanto 44% dos brasileiros os elimina manualmente e 16% usam software para removê-los automaticamente.
A exclusão regular dos cookies ajuda a manter os navegadores web funcionando sem problemas e fazer isso periodicamente é importante, pois os cookies recarregam e se acumulam quando novas sessões do navegador são iniciadas.
Os cookies também podem ser usados para registrar a atividade de navegação de um usuário, para que os anunciantes possam usá-la na publicidade direcionada.
A pesquisa da Avast descobriu que os brasileiros, que recusam cookies, fazem isso principalmente porque estão preocupados com as informações que eles podem coletar (60%), ou porque pioram a sua experiência de navegação (22%), ou porque não gostam de receber publicidade direcionada (23%).
Apesar da incerteza em torno dos cookies, 87% dos entrevistados no Brasil disseram que estavam ansiosos para saber mais sobre o que eles são, como funcionam e o que implica aceitá-los ou rejeitá-los.
Para satisfazer a curiosidade do público, a Avast fez uma parceria com a chef de cozinha Carole Crema, que criou cookies exclusivos de laranja com amêndoas e gotas de chocolate, oferecendo sugestões, dicas e truques sobre como entender melhor os cookies digitais.
“Sabe quando você entra em um site e aparece um aviso dizendo: “aceitar ou bloquear os cookies”? Pois é, isso acontece muito comigo! A maneira mais rápida e fácil de continuar na página é aceitar, mesmo sem saber sobre o que se trata e, geralmente, era o que eu costumava fazer“, diz a chef de cozinha, Carole Crema.
“Quando recebi o convite para fazer parte da campanha da Avast, fiquei muito empolgada com a proposta de apresentar os deliciosos cookies com a iniciativa de conscientização sobre os cookies na internet e, claro, aprender e compartilhar esse conhecimento sobre segurança online, fazendo o que eu mais gosto de fazer: cozinhar!“, destaca.
A missão da Avast é proteger a liberdade digital para todos, o que inclui ajudar as pessoas a entender mais sobre o que são os cookies digitais e, consequentemente, ajudá-las a navegar com a maior segurança possível.
André Munhoz, Country Manager da Avast para o Brasil, comenta: “A privacidade online e a liberdade digital são um direito humano fundamental. A internet é, no entanto, muitas vezes complexa e difícil de navegar devido à confusão de terminologias e funcionalidades. A nossa pesquisa mostra que muitas pessoas não entendem realmente os cookies, como eles funcionam e quais as suas implicações. Ao serem educados e informados sobre como eles funcionam, sobre como funciona o universo online, os usuários podem tomar as medidas necessárias para desfrutar de uma melhor experiência digital e abraçar tudo o que a internet tem a oferecer, sem perder privacidade com o rastreamento dos sites“.
Como proteger a sua privacidade online
A receita simples da Avast para privacidade online inclui:
– Controlar os seus hábitos de uso dos cookies;
– Ser seletivo sobre os cookies que aceita e limpá-los regularmente;
– Manter os seus dispositivos protegidos.
Para saber mais sobre a campanha, os cookies e a privacidade online, e a receita dos cookies de laranja com amêndoas e gotas de chocolate de Carole Crema, as pessoas podem visitar: avast.com/FalemosDosCookies
Sobre a Avast
A Avast (LSE: AVST), uma empresa FTSE 100, é líder global em segurança digital e produtos de privacidade.
Com mais de 435 milhões de usuários online, a Avast oferece produtos sob as marcas Avast e AVG que protegem as pessoas de ameaças na internet e do cenário de ameaças IoT em evolução.
A rede de detecção de ameaças da companhia está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial para detectar e interromper ameaças em tempo real.
Os produtos de segurança digital da Avast para dispositivos móveis, PC ou Mac são os melhores e certificados pela VB100, AV-Comparatives, AV-Test, SE Labs e outros. A Avast é membro da Coalition Against Stalkerware, No More Ransom e Internet Watch Foundation. Visite: www.avast.com/pt-br
Como o fim dos cookies de terceiros impacta o dia a dia das empresas?
Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!