Ferramenta à primeira vista inofensiva frente a todo o layout em cena, mas que carrega um poder intrínseco e que merece o seu devido valor
Por Leandro Ramos
Em meio a mais um dia na era da sociedade 5.0, com as demandas chamando a uma velocidade de resposta absurda, leia-se casa, trabalho, contas, filhos, supermercado, academia (lista que pode não ter fim), nada como acessar o e-commerce e adquirir finalmente aquele produto desejado em poucos cliques e sem sair de casa. Facilitando a vida e o tempo de muitos, lá está ele: o campo de busca.
Ferramenta à primeira vista inofensiva frente a todo o layout em cena, mas que carrega um poder intrínseco e que merece o seu devido valor: melhorar a taxa de conversão.
A busca tem o papel de ouvir a voz do cliente e guiá-lo de uma forma mais rápida ao item que procura, como se fosse um vendedor trazendo em mãos determinado produto ou te conduzindo pelo caminho.
Muitos estudos no mercado apontam que os usuários que realizam uma busca dentro do e-commerce têm probabilidade muito maior de comprar um produto. Isso pode ser explicado de uma forma bem simples: consumidores que estão na busca por um item sabem exatamente o que querem.
Quando buscamos no Google um tênis, um perfume, uma calça ou um smartphone, por exemplo, muitas vezes sabemos exatamente o que queremos comprar, certo?
Sendo assim, quando os usuários decididos entram em um site, o primeiro passo é realizar a busca pelo produto desejado. Logo, o trabalho do analista de CRO é facilitar essa procura, garantindo que a jornada desse potencial cliente seja simplificada ao máximo, de maneira que não tenha barreiras para encontrar o que precisa.
Ao entender o potencial da ferramenta de buscas, é importante garantir que mais usuários utilizem esse caminho.
Então, primeiramente, sugiro atentar-se aos seguintes pontos: verifique se uma pesquisa é completada automaticamente; entenda se o usuário encontra o resultado desejado mesmo que as consultas de pesquisa tenham erros de digitação; e sempre que possível evite o temido “nenhum resultado encontrado”.
Depois de avaliar esses aspectos, caso a opção de busca esteja fechada no e-commerce, vale a pena abrir a caixa de pesquisa no site; aumentá-la para que os usuários a encontrem facilmente; usar, na medida certa, imagens dos produtos na janela de pesquisa do site; e claro, sempre otimizar essa função do e-commerce.
De forma geral, é preciso entender que pequenas otimizações carregam um potencial enorme. Às vezes, o simples fato de alterar a busca fechada para a aberta, por exemplo, pode aumentar expressivamente o uso da ferramenta e as transações por usuários. Portanto, alavancar a receita de um negócio envolve os pequenos detalhes.
Mas, antes de mais nada, é importantíssimo ter em mente que toda e qualquer mudança precisa ser testada e analisada, melhor ainda quando experts no assunto entram em ação.
Conhecer o comportamento do usuário e suas principais dores é o pontapé inicial para oferecer soluções que facilitem a jornada de compra.
Assim, ao investir em um bom mecanismo de busca no e-commerce, uma excelente experiência de compra é garantida aos consumidores e, assim, aos empreendedores, os resultados relevantes não demoram a chegar.
Sobre a Corebiz
A instituição, que faz parte do WPP, é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina.
Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO.
Mais informações: https://www.corebiz.ag ou @corebizag
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