A campanha #FiqueEsperto é uma iniciativa que une governo e entidades privadas com o objetivo de informar às pessoas sobre como evitar golpes usuais do nosso novo mundo digital. Durante o período da campanha, serão apresentadas, mensalmente, novas dicas relacionadas aos problemas mais comuns e às medidas de prevenção que podem ser tomadas para evitá-los.
As campanhas são realizadas a cada três meses e disponibilizadas no portal https://fe.seg.br. As mensagens com as dicas de segurança também são encaminhadas via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa. Também é possível acompanhar as dicas nas redes sociais, pela hashtag #FiqueEsperto.
O #FiqueEsperto começou em outubro de 2020 dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel. Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital. Finalizado esse período, a Agência entendeu que, pela relevância do assunto, deveria ser dada continuidade à iniciativa. Assim, surgiu a definição de “movimento”, por meio do qual são realizadas campanhas periódicas.
A ação também está alinhada ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, especialmente, quanto à iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.
A campanha, chamada “Fique Esperto”, traz uma série de dicas para ajudar as pessoas a se protegerem de golpes, como:
– Desconfie de ofertas muito vantajosas.
– Não forneça dados pessoais ou financeiros por telefone ou mensagens.
– Verifique a autenticidade de sites e aplicativos antes de realizar compras ou transações.
– Use senhas fortes e únicas para cada conta.
– Mantenha seus sistemas operacionais e softwares atualizados.
A campanha também conta com uma série de vídeos e materiais informativos que estão disponíveis no site da Conexis Brasil Digital.
A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da internet e promover a segurança digital.
Os vídeos da campanha abordam temas como phishing, malware, fraude on-line e privacidade. O material complementar fornece informações mais detalhadas sobre esses temas, bem como dicas de segurança.
A campanha “Fique Esperto” é uma iniciativa importante para conscientizar a população sobre os riscos da internet. Os vídeos da campanha são bem produzidos e informativos.
Susana Taboas, cofundadora do portal Crypto ID, destacou a importância da conscientização para evitar golpes no ambiente digital. “As fraudes no ambiente digital representam um problema crescente no Brasil”. “Em 2022, foram registrados mais de 14 milhões de casos de fraude, o que resultou em um prejuízo de R$ 30 bilhões.”
Taboas ressaltou que a conscientização é fundamental para que a população brasileira não caia em golpes. “É importante que as pessoas estejam cientes dos riscos e saibam como se proteger. É preciso desconfiar de ofertas muito vantajosas, nunca fornecer dados pessoais ou financeiros por telefone ou mensagens, verificar a autenticidade de sites e aplicativos antes de realizar compras ou transações, usar autenticações com uso de tecnologias como certificados digitais ou biometria sempre que estiver disponível na aplicação acessada, utilizar senhas únicas para cada conta e manter seus sistemas operacionais e softwares atualizados.”
A cofundadora do Crypto ID também destacou que a engenharia social é um dos principais métodos utilizados pelos golpistas para enganar as pessoas. “A engenharia social é uma técnica que usa a manipulação psicológica para obter informações ou vantagens”, disse. “Os golpistas podem usar uma variedade de técnicas, como phishing, smishing e vishing, para enganar as pessoas.”
Taboas explicou que a conscientização é a melhor forma de se proteger contra golpes no ambiente digital. “É importante que as pessoas estejam informadas sobre os riscos e saibam como se proteger“.
“No entanto, sentimos falta de ter algumas peças na campanha que sejam mais direcionadas a um público específico que são pessoas mais vulneráveis à ataques cibernéticos como crianças, idosos e pessoas com algum tipo de limitação. Acreditamos que essa inclusão é importantíssima para a sociedade.”
Dicas para se proteger de golpes no ambiente digital
Além das dicas apresentadas na campanha “Fique esperto”, é importante seguir algumas outras recomendações para se proteger de golpes no ambiente digital:
– Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível.
– Não abra links ou anexos de e-mails ou mensagens de pessoas desconhecidas.
– Faça backup de seus dados regularmente.
– Esteja atento a possíveis alterações em suas contas.
“A campanha “Fique esperto” é uma importante iniciativa para ajudar as pessoas a se protegerem de golpes e evitar prejuízos financeiros e seus organizadores terão aqui no Crypto ID um canal para a divulgação de cada etapa da campanha”, finaliza Taboas
Acompanhe as dicas por meio da hashtag #FiqueEsperto e por meio das mensagens de texto e e-mails que serão enviados mensalmente aos usuários de serviços de telecomunicações.
Seja você também responsável por contribuir com a redução do número de pessoas que são vítimas desses golpes usuais em nosso novo mundo digital!
Divulgue a campanha #FiqueEsperto para seus contatos e compartilhe em suas redes sociais.
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Parceiros
Além da Agência, outras 13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto: Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp); Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Associação Brasileira de Internet (Abranet); Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Associação NEO; Banco Central do Brasil (Bacen), Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), Proteste e WhatsApp.
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