O Carnaval é um período de grande movimentação no e-commerce. Tanto isso é verdade que dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam uma projeção de R$ 5,5 bilhões em vendas online no período em 2024, crescimento de 17% em relação ao ano passado. Isso acontece porque além de garantir a fantasia perfeita, os foliões costumam comprar seus ingressos online.
Por Nathan Marion, gerente geral da Yuno
Porém, como todo período de grande movimentação no varejo, é preciso muito cuidado. Isso porque os golpistas sempre se aproveitam dessas temporadas para colocarem em prática seus golpes.
No Carnaval de 2023, por exemplo, a Clearsale apontou que foram 83.187 tentativas de fraude, o que representa uma perda de R$ 100 milhões de reais.
Engana-se, porém, quem culpa o usuário por cair em um golpe, já que é de total responsabilidade das empresas de comércio eletrônico garantir um ambiente seguro para seus consumidores.
Dessa maneira, é de extrema relevância que esses players constantemente revejam o processo de prevenção e atuem de forma para melhorar e não se tornar previsíveis.
Com isso, além de preservarem seus clientes, evitam prejuízos tanto financeiros quanto para a imagem de sua marca.
Estar constantemente revisando sua abordagem e investir em automação são medidas exemplares para evitar golpe nas plataformas digitais.
Já estão disponíveis no mercado soluções de machine learning que conseguem avaliar o comportamento dos clientes durante uma compra e, com isso, estabelecer um padrão, levando em conta fatores como local, recorrência, produtos mais procurados, etc. Assim, caso um golpista invada a conta de um usuário e comece a fazer transações que fujam do habitual, o próprio sistema já vai achar estranho e bloquear essa compra.
Outro investimento de ouro nesse segmento são as ferramentas de autenticação, que estão cada vez mais assertivas. Podemos citar como exemplo o 3DS, que é um protocolo de autenticação para transações com cartão constantemente atualizado pelas bandeiras, que exige uma etapa adicional de verificação do usuário via SMS ou validações via aplicativos dos bancos, inibindo a ações do fraudador e também levando o passivo de uma possível fraude para o banco, que após validar a transação assume o passivo (chargeback) por fraudes.
A biometria também chega com tudo como fator importante de segurança, já que que reconhece o consumidor por meio de seu rosto. Isso reduz as fraudes, pois a face de cada pessoa é única. Mesmo que o golpista exiba uma foto de sua vítima, os sistemas são muito avançados e reconhecem pontos da face que uma fotografia não capta. Além disso, na maioria dos casos a solução pede por movimentos específicos como piscar, sorrir, mexer os lábios, etc.
Com a combinação dessas ferramentas, os players de e-commerce podem enxergar um horizonte mais favorável no Carnaval. Isso porque a utilização de soluções complementares traz segurança à transação sem tirar uma boa experiência do usuário.
Essas soluções em conjunto só dificultam o trabalho do golpista, pois ele terá que lidar com diversos padrões e tecnologias diferentes, o que fará com que desista de efetuar o crime. Com isso, os varejistas conseguem achar o equilíbrio entre otimizar ao máximo a experiência de seus clientes e, ao mesmo tempo, evitar que um fraudador consiga lograr êxito em sua jornada.
Sobre a Yuno
A Yuno, líder em orquestração de pagamentos na América Latina, oferece soluções globais de software e infraestrutura de pagamentos para empresas de médio e grande porte. Com a capacidade de integrar mais de 100 métodos de pagamento através de uma única plataforma, a Yuno permite que as empresas facilitem, gerenciem e otimizem seus processos de pagamento, criando rotas inteligentes, maximizando a conversão e enriquecendo a experiência do cliente. Seu portfólio robusto inclui grandes marcas como Rappi, Open English, Monnet e Livelo, e conta com o respaldo de investidores renomados como Andressen Horowitz, Kasek e Monashees.
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