Últimas notícias

Fique informado

Frente parlamentar mista é criada para acelerar o acesso do cidadão à nova carteira de identidade nacional

10 de março de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Instituições apoiam o “Seminário Identidade Brasileira – Governança e Legitimidade”

Seminário Identidade Brasileira – Governança e Legitimidade conta com o apoio de Instituições da civis interessadas no tema da identificação

6 de março de 2023

Biometria facial será utilizada na contratação do crédito consignado para coibir fraudes

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que o crédito consignado só poderá ser concedido com a autenticação por biometria facial

1 de março de 2023

Tecnologia biométrica inclui pessoas sem identificação com facilidade e rapidez

A tecnologia biométrica é o caminho mais eficiente, rápido e com menor custo para a inclusão social da população carente.

1 de março de 2023

INMETRO inaugura a geração de Objetos Metrológicos 4.0 com o uso da certificação digital ICP-Brasil

A inovação fica por conta da adoção da certificação digital ICP-Brasil na assinatura dos registros de medição entre outros recursos

28 de fevereiro de 2023

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), iniciativa liderada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Representantes do Congresso lançaram coleta de assinaturas para efetivar instalação do trabalho durante evento com a participação do MGI.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), iniciativa liderada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi um dos assuntos debatidos no “Seminário Identidade Brasileira – Governança e Legitimidade”, ocorrido nesta quarta-feira (8/3), evento on-line promovido pelo Instituto Internacional de Identificação (InterID).

Na ocasião foi instalada de forma simbólica a Frente Parlamentar para Garantia do Direito à Identidade (FrenID), com lançamento da coleta de assinaturas dos congressistas.

Para que a Frente Parlamentar seja efetivada são necessárias 198 assinaturas de deputados e 17 de senadores. A coordenação do grupo de trabalho na Câmara dos Deputados ficará a cargo de Flávia Morais (PDT-GO) e, no Senado, de Eliziane Gama (PSD-MA). A expectativa, após a coleta de assinaturas é que a Frente seja oficialmente instalada em abril.

Cidadania nada mais é do que isso: o indivíduo ter consciência do acesso aos direitos que tem. Essa frente vem de encontro a um governo sensível às questões sociais e vamos trabalhar para garantir o direito das pessoas à identidade”, destacou a deputada federal Flávia Morais.

A proposta é avançar com a Carteira de Identidade Nacional e sua implementação em todos os estados antes mesmo do prazo limite, 6 de novembro deste ano. Até o momento, a emissão da CIN acontece em 11 estados brasileiros.

Temos uma inovação trazendo a carteira digital junto com a física, a melhoria na segurança corrigindo uma fragilidade dentro do sistema atual que possibilita duplicidades, e principalmente a melhoria na relação entre o cidadão e o Estado, resolvendo a questão de identificação única, algo fundamental para execução de políticas públicas”, afirmou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

Para Eduardo Lacerda, líder do projeto da nova Carteira de Identidade Nacional na Secretaria de Governo Digital do MGI, a nova identidade corrige a peregrinação em vários balcões, com o RG, certidão de nascimento, carteira de habilitação, para se comprovar a identificação.

Isso causa um transtorno não apenas burocrático, mas também de segurança. Portanto teremos as mesmas informações circulando em todo o Brasil, unificamos os entes federados e conectamos todos os órgãos, que terão a mesma informação”, ressaltou.

Carteira Digital

As pessoas que começam a receber o documento impresso já podem acessar no app GOV.BR para emitir a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. O cidadão recebe a carteira de identidade física, e, depois, contará também com a carteira digital na palma da mão, no aplicativo GOV.BR.

Para isso, após a emissão do documento nos órgãos de identificação, o cidadão deve baixar em seu celular o app GOV.BR e fazer login no aplicativo inserindo usuário e senha.

Na tela inicial, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital.

Acesse o tutorial sobre a Carteira de Identidade Nacional no formato digital.

Validade

A validade dos documentos atuais continua até fevereiro de 2032, mas o cidadão poderá solicitar a nova carteira de identidade a qualquer tempo.

Respeitamos o cidadão e sua tranquilidade nesse processo de inovação de sua identidade, mas quanto mais cedo efetivarmos esse nosso padrão, melhor para sua relação com o Estado”, completou o secretário Mascarenhas.

O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa:

– 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.

– 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.

– Acima de 60 anos – validade indeterminada.

– A troca para nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, assim como as futuras renovações.

Fonte: Gov.br

InterID reúne autoridades em Seminário e lança Frente Parlamentar para garantia do direito à identidade

Biometria facial será utilizada na contratação do crédito consignado para coibir fraudes

Tecnologia biométrica inclui pessoas sem identificação com facilidade e rapidez

Receita anuncia novidades para declaração do Imposto de Renda 2023

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.

Governo e Tecnologia

No Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!