30ª edição do Futurecom debate a contribuição das redes desatélites para o desenvolvimento econômico e a inclusão digital
A dificuldade de fornecer acesso à conectividade em regiões remotas como áreas rurais, por exemplo, ainda se configura um forte desafio em um país de dimensões continentais como é o Brasil.
No Futurecom, principal evento de conectividade, comunicação e inovação da América Latina e importante hub em soluções para cibersegurança e facilitador da transformação digital, esse tema será debatido por representantes de órgãos públicos e empresas prestadoras de serviços.
O total de conexões de banda larga fixa no País atualmente chega a 53 milhões, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Porém, somente 599 mil desses acessos são fornecidos em banda larga fixa via satélite, como afirma a consultoria Teleco, o que representa aproximadamente 1,1% do total. Ou seja, ainda há um campo bem promissor de possibilidades de negócios e desenvolvimento pela frente.

De acordo com Hermano Pinto, diretor do Portfólio InfraTech da Informa Markets Latam e responsável pelo Futurecom, “áreas rurais, estradas, subúrbios das cidades e até alguns bairros prejudicados por sua geografia apresentam serviços de baixa qualidade ou mesmo, nenhum serviço”. “Somente no Brasil, de acordo com dados recentes do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, cerca de 13 milhões de pessoas vivem em locais onde não há cobertura de qualquer tipo de sinal, o que causa impacto à integração à sociedade, à economia, à educação e à saúde.”
A inclusão digital, portanto, é uma outra possibilidade ao se aliar a conectividade a programas de governo ou de Parcerias Público Privadas (PPP) no fornecimento de acesso a comunidades em regiões remotas.
Exemplo disso é o Wi-Fi Brasil, do Ministério das Comunicações, instalado em locais como instituições públicas, escolas, bibliotecas, telecentros, unidades de saúde, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos rurais.
Para que haja pleno desenvolvimento dessas possibilidades, a integração de tecnologias de comunicação e acesso é um dos pontos a serem analisados. Além da banda larga fixa proporcionar a inclusão, há uma expectativa de forte quebra de barreiras com a chegada da sexta geração de telefonia móvel – 6G. Hermano Pinto ressalta que “a conectividade para cidades menores e de baixa densidade continuará crescendo pela combinação de tecnologias de acesso fixo e móvel, incluindo fibras, satélite, FWA e LTE”. “Um dos maiores alavancadores do 6G para a democratização de acessos se dará pela integração de sistemas terrestres e não-terrestres onde se inclui as redes satelitais. Velocidade é apenas um dos atributos do 6G, uma vez que a integração nativa da IA ou a integração das comunicações terrestres com satélites e outras plataformas espaciais garante conectividade em áreas remotas.”
Entre os congressos Future Congress, Future Cyber e Future Gov da 30ª edição do Futurecom, esses temas permearão os debates, como é o caso da Plenária 3, em 2 de outubro, às 10h, destinada ao debate sobre “Satélites”. O painel terá como mediador Mauro Wajnberg, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações por Satélite (Abrasat); que reunirá Leandro Gausner, presidente da Viasat; Fabio Alencar, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações via Satélite (Sindisat); Levi Figueiredo, diretor comercial da Telebrás; e Rodrigo Campos, diretor geral da Eutelsat no Brasil, para atualizar o público interessado nos desafios e possibilidades que os sistemas de satélites reservam para o futuro.
Para esta edição comemorativa, o Congresso Futurecom estará dividido em três trilhas de conhecimento:
- Future Congress: cobrirá tópicos relacionados à conectividade, transformação digital, tecnologias emergentes e aplicações em diversos setores como saúde, agronegócio e indústria. Também abordará temas ligados ao crescimento socioeconômico do país: conectividade significativa, data centers e inteligência artificial;
- Future Cyber: discutirá as últimas tendências, desafios e soluções de governança, rastreabilidade e proteção de dados e sistemas em um mundo cada vez mais digital;
- Future Gov: terá foco em inovação e transformação digital no setor público, incluindo governança, educação digital, segurança, saúde e modernização dos espaços urbanos.
Anote na agenda: 30ª edição do Futurecom 30 setembro a 2 de outubro São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes 5, S/N, km. 1, São Paulo, SP Mais informações e novidades: site e canal digital |
Sobre o Futurecom
O Futurecom é uma plataforma B2B dinâmica que opera o ano todo oferecendo ao mercado soluções de conectividade e tecnologia para diversos setores da economia. Como protagonista na integração do setor de TIC, o Futurecom se posiciona como um hub essencial para negócios e inovação, facilitando a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia e telecomunicações, por meio de uma série de ações e iniciativas. Com uma visão abrangente dos desafios e oportunidades nos setores da indústria, logística, mineração, agronegócio, saúde e energia, o Futurecom proporciona acesso contínuo a tecnologias de ponta, tendências de mercado e insights estratégicos.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Experiência Zero Trust Em Ação: Entrevista Com a Coffeebean e Bricon Durante o Febraban Tech 2025
Samsung no FEBRABAN TECH 2025: soluções que impulsionam a transformação digital no setor financeiro
Most inova no FEBRABAN TECH 2025 com solução de IA que revoluciona o setor financeiro
Delphix leva inovação em dados seguros e prontos para IA à FEBRABAN TECH 2025
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Apoiamos, divulgamos e participamos ativamente dos eventos que impulsionam o debate sobre criptografia, identidade confiável, infraestrutura de confiança digital, segurança, identidade eletrônica, certificação digital, biometria e inovação regulatória. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
Nossa Coluna TELECOM é o conjunto de tecnologias que permitem a telecomunicação e a transmissão de informações à distância! Leia mais!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!