Últimas notícias

Fique informado

Gartner anuncia as 10 principais tendências de tecnologia para governos para 2023

24 de abril de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Pesquisa do Gartner mostra que 58% das empresas trabalham com profissionais de tecnologia que estão fora de seus países

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia nova pesquisa que mostra que 58% das principais empresa do mundo possuem profissionais de tecnologia trabalhando de forma totalmente remota e sem fronteiras. Esse número dobrou nos últimos três anos. 

18 de novembro de 2022

Gartner prevê sete tecnologias disruptivas que afetarão as vendas até 2027

Segundo pesquisa do Gartner, elas incluem: Inteligência Artificial Generativa (IA), Gêmeos Digitais (Digital Twin), Realidade Aumentada/Realidade Virtual (RA/RV), Machine Customers, Humanos-Digitais, Inteligência Artificial Emocional e Multimodalidade.

17 de novembro de 2022

Gartner prevê que os gastos mundiais de usuários finais com serviços de Nuvem Pública atingirão US$ 600 bilhões em 2023

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que os gastos mundiais de usuários finais com serviços de Nuvem Pública crescerão 20,7% em 2023, totalizando US$ 591,8 bilhões.

3 de novembro de 2022

Gartner anuncia as principais previsões para organizações e usuários de TI em 2023 e nos próximos anos 

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia sua lista de previsões estratégicas para 2023 e os próximos anos.

27 de outubro de 2022

Gartner anuncia as 10 principais tendências tecnológicas para 2023 

O Gartner, líder em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia as 10 principais tendências que as organizações poderão explorar em 2023

25 de outubro de 2022

Gartner destaca as seis tendências que impulsionarão a adoção das tecnologias do Metaverso em curto prazo

Segundo dados da mais recente pesquisa do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, seis tendências estão impulsionando o uso de tecnologias do metaverso hoje e continuarão impulsionando seu uso nos próximos três a cinco anos.  

27 de setembro de 2022

CIOs (Chief Information Officer, em inglês) devem usar essas tendências para moldar a modernização, insights e transformação do governo

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, identificou as 10 principais tendências de tecnologia para governos para 2023, que podem orientar os líderes do setor público na aceleração do processo de transformação, enquanto se preparam para o governo pós-digital e com foco incansável nos objetivos da missão.

“A turbulência global atual e a disrupção tecnológica não apenas pressionam os governos a encontrar um equilíbrio entre oportunidades e riscos digitais, mas também apresentam oportunidades sólidas para moldar a próxima geração de governo digital”, afirma Arthur Mickoleit, Analista e Diretor do Gartner.

“Os CIOs (Chief Information Officer, em inglês) do governo devem demonstrar que seus investimentos digitais não são apenas de natureza tática, pois continuam a melhorar a prestação de serviços e os principais impactos da missão central.”

Os CIOs do governo devem considerar o impacto das seguintes tendências de tecnologia em suas organizações e aplicar insights para justificar investimentos na melhoria dos recursos de negócios, alcançar prioridades de liderança e criar uma organização governamental mais preparada para o futuro.

Principais tendências de tecnologia para governo para 2023, segundo o Gartner:

Segurança adaptável – O Gartner prevê que até 2025, 75% dos CIOs do governo serão diretamente responsáveis pela segurança fora da TI, incluindo ambientes tecnológicos operacionais e de missão crítica. A convergência de dados corporativos, privacidade, cadeia de suprimentos, sistemas ciberfísicos (CPS) e Nuvem requer uma abordagem de segurança integrada. Os diretores devem vincular a segurança adaptativa a objetivos mais amplos de inovação digital, transformação, segurança nacional e resiliência.

Modernização do legado baseada em Nuvem – Os principais governos estão sob pressão para diminuir sistemas legados, sistemas em silos e o armazenamento de dados para modernizar a infraestrutura e as aplicações de TI para garantir serviços governamentais mais resilientes. Os CIOs podem usar estratégias de sourcing adaptáveis para identificar áreas onde os modelos de entrega “como serviço” aumentam os recursos internos e atendem às prioridades de negócios. O Gartner prevê que mais de 75% dos governos irão operar mais da metade das cargas de trabalho usando provedores de serviços em Nuvem de hiperescala até 2025.

Nuvem soberana (Sovereign Cloud, em inglês) – A incerteza global, bem como as preocupações com a privacidade dos dados e o potencial de alcance excessivo do governo estão resultando em uma maior demanda por Nuvens soberanas. Os governos estão cada vez mais buscando limitar a exposição de dados e infraestrutura por jurisdições externas e acesso de governos estrangeiros. O Gartner prevê que mais de 35% das aplicações legadas do governo serão substituídas por soluções desenvolvidas em plataformas de aplicações de low-code (código baixo, em português) e mantidas por equipes multidisciplinares (fusion teams, em inglês) até 2025.

Hiperautomação – De acordo com o Gartner, 60% das organizações governamentais priorizarão a automação de processos de negócios até 2026, acima dos 35% em 2022. As iniciativas de hiperautomação fornecem suporte aos processos de negócios e TI no governo para fornecer serviços conectados e sem interrupções aos cidadãos. Os CIOs devem alinhar as iniciativas de automação com as prioridades atuais para buscar a transformação digital, enquanto também otimizam os custos operacionais.

Inteligência Artificial para Inteligência de Decisão – Até 2024, o Gartner prevê que 60% dos investimentos governamentais em Inteligência Artificial e análise de dados terão impacto direto nas decisões e resultados operacionais em tempo real. A IA para Inteligência de Decisão fornece aos governos recursos de tomada de decisão rápida, precisa e antecipada em escala. Os CIOs devem se preparar para o uso generalizado da IA assegurando que os dados estejam disponíveis nos pontos de decisão e estabelecendo princípios de governança eficazes.

Compartilhamento de dados como um programa – O compartilhamento de dados como um esforço ad hoc entre agências e departamentos não é mais suficiente, dadas as demandas para impulsionar o valor dos dados e Analytics. Até o final de 2023, o Gartner prevê que 50% das organizações governamentais estabelecerão estruturas formais de responsabilidade pelo compartilhamento de dados, incluindo padrões de estrutura, qualidade e pontualidade dos dados. Os CIOs devem se concentrar no valor agregado e nos objetivos de missão ao desenvolver iniciativas de compartilhamento de dados.

Experiência Total (TX) – Até 2026, as abordagens de experiência total (TX) do governo reduzirão a ambiguidade do processo em 90%, ao mesmo tempo em que aumentarão as métricas de satisfação para a experiência do cliente (CX) e a experiência do funcionário (EX) em 50%. O TX cria sinergias e coerência entre disciplinas tradicionalmente desarticuladas e em silos de CX, EX, multiexperiência (MX) e experiência do usuário (UX) para apoiar a transformação do governo. Os CIOs podem reduzir os pontos de atrito da experiência mapeando, visualizando e redesenhando as jornadas dos cidadãos e dos funcionários.

Ecossistemas de Identidade Digital – O Gartner prevê que mais de um terço dos governos nacionais irá oferecer aos cidadãos carteiras de identidade móveis (digitais) até 2024. Os governos estão enfrentando novas responsabilidades em ecossistemas emergentes de identidade digital, com expectativas de garantir confiança, inovação e adoção através de setores e fronteiras. Para conseguir isso, os governos devem tornar a identidade digital de alta segurança fácil de obter e relevante para diversos grupos-alvo de usuários finais e prestadores de serviços.

Gerenciamento de casos como serviço (CMaaS – Case Management as a Service) – A integração dos serviços governamentais depende da concepção e desenvolvimento de soluções de gerenciamento de casos como produtos e serviços combináveis que podem ser compartilhados entre os programas, verticais e níveis de governo. O Gartner prevê que, até 2024, as agências que usam gerenciamento de casos combináveis implementarão novos recursos 80% mais rápido do que seus pares. Os CIOs devem demonstrar como melhores resultados, melhor colaboração ou integração de programas podem ser alcançados.

Aplicativos governamentais combináveis – Os governos podem mudar com sucesso os sistemas legados, sistemas em silos e os armazenamentos de dados aplicando uma arquitetura combinável. A melhoria contínua e a modernização podem ser alcançadas adotando uma abordagem modular para a arquitetura de aplicações e explorando avanços rápidos em automação e Aprendizado de Máquina.

Sobre o Gartner

O Gartner é líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. Destaca-se por fornecer insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para líderes de negócios alcançarem suas prioridades de missão crítica e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro.

A combinação incomparável de pesquisas com informações para a tomada de decisões mais inteligentes é liderada por especialistas que dominam os assuntos que mais importam para os negócios.

O Gartner oferece recursos confiáveis e atua como um parceiro fundamental para mais de 15.000 empresas de todos os setores. Atua com uma equipe de especialistas composta por mais de 16 mil associados, possui mais de 90 escritórios em todo o mundo e fatura US$ 4,7 bilhões ao ano.

Gartner fornece quatro dicas para os executivos de TI mitigarem a fadiga dos colaboradores

Gartner divulga as oito principais previsões de cibersegurança para 2023-2024

Pesquisa do Gartner destaca que metade das equipes de data e analytics já gera valor para empresas

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!