Gartner ressalta que as tecnologias preventivas de segurança cibernética representarão mais de 50% dos gastos com segurança de TI até 2030
Até 2030, as soluções preventivas de segurança cibernética representarão 50% dos gastos com segurança de TI, em comparação com menos de 5% em 2024, substituindo as soluções isoladas de detecção e resposta (DR) como a abordagem preferida para defesa contra ameaças cibernéticas, de acordo com o Gartner, Inc., empresa de insights de negócios e tecnologia.
As tecnologias de segurança cibernética preventiva utilizam Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (aprendizado de máquina) avançados para antecipar e neutralizar ameaças antes que elas se materializem. Isso inclui recursos como inteligência preditiva de ameaças, tecnologia de engano (deception) avançada e defesa automatizada de alvos móveis.

“A segurança cibernética preventiva em breve será a nova referência máxima para todas as entidades que operam dentro ou através das diversas camadas interconectadas do global attack surface grid (GASG)”, diz Carl Manion, Vice-Presidente Administrativo do Gartner. “A segurança cibernética baseada em detecção e resposta não será mais suficiente para manter os ativos protegidos contra invasores habilitados por IA. As organizações precisarão implementar contramedidas adicionais que ajam de forma preventiva e independente dos seres humanos para neutralizar potenciais invasores antes que eles ataquem.”
“Ignorar a mudança trazida pelas ameaças cibernéticas impulsionadas pela IA representa um risco significativo e crescente para os líderes de produtos e inovação. Ao se apegar a estratégias de segurança reativas como sua principal linha de defesa, eles irão expor seus produtos, serviços e clientes a um novo nível de perigo que progride cada vez mais rápido.”
Devido a rapidez do crescimento do GASG, o Gartner prevê que, até 2030, haverá mais de 1 milhão de Vulnerabilidades e Exposições Comuns (Common Vulnerabilities and Exposures – CVEs) de segurança cibernética documentadas, um aumento de 300% em relação às aproximadamente 277 mil em 2025.
High-Tech FutureSight: Segurança Preventiva

Sistema Imunológico Cibernético Autônomo (ACIS)
O futuro de um mundo digital seguro depende do compromisso em abraçar o potencial transformador do Sistema Imunológico Cibernético Autônomo (ACIS) – a evolução definitiva da segurança cibernética preventiva para o complexo e em rápido crescimento do GASG.
“A expansão implacável e a sofisticação crescente do GASG tornam obsoletas as medidas tradicionais e reativas de segurança cibernética. Embora ainda em fase inicial de desenvolvimento, o poder proativo e adaptativo do ACIS é, sem dúvida, o futuro da defesa digital”, afirma Manion. “O desenvolvimento e a implementação de estruturas ACIS inteligentes, descentralizadas e táticas não são meramente objetivos ambiciosos, mas uma necessidade absoluta para proteger nosso mundo cada vez mais interconectado.”
A mudança do modelo único para todos
Haverá uma mudança de plataformas de segurança de detecção e resposta amplas e universais para soluções de segurança cibernética preventivas mais direcionadas e eficazes, muitas das quais serão baseadas em IA agêntica e modelos de linguagem específicos de domínio (DSLMs). Esse foco em áreas de nicho apresentará muitas oportunidades para fornecedores de segurança novos e existentes conquistarem segmentos de mercado distintos, compreendendo profundamente os desafios de segurança exclusivos de:
- Verticais específicas, como saúde, finanças e manufatura.
- Tipos de aplicações específicas, como sistemas de controle industrial, aplicações nativas de Nuvem e pipelines de IA/Machine Learning.
- Metodologias específicas de agentes de ameaças, como ransomware direcionado a infraestruturas críticas e ataques à cadeia de suprimentos em plataformas SaaS.
“Essa ênfase na especialização impulsionará uma maior colaboração e integração dentro do ecossistema de segurança cibernética. Como nenhum fornecedor sozinho pode lidar de forma eficaz com a totalidade do GASG, as parcerias e a interoperabilidade entre soluções especializadas se tornarão ainda mais cruciais”, diz Manion.
“Por exemplo, um fornecedor especializado em segurança cibernética preventiva para dispositivos de IoT no setor de saúde pode precisar se integrar a uma plataforma focada na proteção de registros eletrônicos de saúde baseados em Nuvem”, acrescenta Manion. “Essas interdependências criarão oportunidades para alianças tecnológicas, estratégias conjuntas de go-to-market e o desenvolvimento de APIs e formatos de dados padronizados para facilitar a interação perfeita entre soluções de segurança distintas.”
Informações adicionais estão disponíveis para os clientes do Gartner no relatório “Tech FutureSight: Preemptive Cybersecurity Is the Only Way to Secure Emerging AI Attack Surfaces”. Quem não for cliente pode ler mais no artigo do Gartner, “Don’t Delay in Building Preemptive Cybersecurity Solutions”, e assistir ao webinar gratuito on demand, “Preemptive Cybersecurity – A Top 5 Disruptive Trend in Cybersecurity for 2025”.
Sobre o Gartner AI Use Case Insights
O Gartner AI Use Case Insights é uma ferramenta interativa que ajuda os líderes de tecnologia e negócios a descobrir, avaliar e priorizar de forma eficiente os casos de uso de IA a serem potencialmente explorados. Os clientes podem pesquisar mais de 500 casos de uso (aplicações de IA em setores específicos) e mais de 380 estudos de caso (exemplos do mundo real) com base no setor, na função comercial e na avaliação do Gartner em relação ao valor para os negócios.
Sobre o Gartner for High Tech Leaders & Providers
O Gartner for High Tech Leaders & Providers equipa líderes de tecnologia e suas equipes com melhores práticas baseadas em funções, insights da indústria e visões estratégicas sobre tendências emergentes e mudanças de mercado para que alcancem suas prioridades de missão crítica e construam as empresas de sucesso do amanhã.
Sobre o Gartner
Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas.
Brasscom debate Plano Nacional de IA e Construção de Data Centers no Futurecom 2025
Unico é reconhecida pelo Google Cloud como “Innovator of the Year
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























