Últimas notícias

Fique informado

Gartner prevê que mais de 50% dos líderes de CDAOs conseguirão investimentos para Programas de Alfabetização em Dados e IA até 2027

31 de janeiro de 2024

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Inteligência de dados é a chave para o avanço da descarbonização e eficiência energética do transporte público

Segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), 28% dos brasileiros usam o transporte público

10 de maio de 2023

Como a inteligência de dados ajuda a combater a crise climática e melhorar o panorama geral do planeta

A Geotab Inc. lança seu Relatório de Sustentabilidade e Impacto de 2022, que detalha o impacto ambiental e destaca a inteligência de dados

30 de março de 2023

Analistas discutirão o papel em evolução dos executivos responsáveis por dados e analytics na conferência que acontece em março

Até 2027, mais da metade dos líderes em dados e analytics (CDAOs, na sigla em inglês) garantirão investimentos para programas de alfabetização em dados e Inteligência Artificial (IA), impulsionados pelo fracasso das empresas em perceber o valor esperado da Inteligência Artificial Generativa (GenAI).

Essa é uma das previsões do Gartner, líder global em pesquisas e aconselhamento empresarial, que serão apresentadas durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2024, importante evento programado para os dias 26 e 27 março, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

“Poucas empresas estão atualmente implementando programas de alfabetização em IA. Embora as habilidades e capacidades dessa tecnologia estejam concentradas em papéis altamente técnicos, o status está mudando rapidamente à medida que os executivos do setor começam a perceber a importância de uma força de trabalho conhecedora de dados, analytics e IA”, afirma Melissa Davis, analista e vice-presidente do Gartner.

Segundo ele, para construir uma equipe assim, as organizações precisam de alfabetização em dados e IA como competências essenciais.

“As habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas podem diminuir à medida que os nativos de IA dependem mais dessa tecnologia para informações e para a tomada de decisões, reduzindo a necessidade de analisar situações de forma independente”, diz.

A melhoria da Alfabetização em Dados e IA é fundamental para que as empresas alcancem o valor esperado com o uso de Inteligência Artificial

Segundo o Gartner, as soluções GenAI são menos confiáveis devido à complexidade e opacidade dos algoritmos e dos modelos atuais, bem como à falta de curadoria adequada das informações usadas para alimentar esses modelos.

Portanto, essa é a razão pela qual os CDAOs deveriam investir em suas equipes para desenvolver fortes habilidades em dados, analytics e Inteligência Artificial. Sem essas habilidades, a IA não conseguirá entregar o valor esperado e poderá gerar eventuais pontos de falha.

“A melhoria da alfabetização em dados e IA é crucial para identificar casos de uso relevantes e que agreguem valor à Inteligência Artificial”, enfatiza a analista do Gartner.

“No entanto, transformar o potencial da IA em um real impacto comercial exige uma forte colaboração entre os stakeholders dos negócios e os especialistas em IA, o que requer um entendimento comum dos principais conceitos e das reais expectativas sobre o que a Inteligência Artificial pode e não pode fazer”, diz.

“As companhias devem avaliar a preparação de suas equipes em termos de alfabetização em dados e IA (AI readiness), assim como serem honestas quanto às habilidades necessárias para aproveitar os benefícios dessa tecnologia”, recomenda Davis.

“Para qualquer área de investimento em tecnologia GenAI ou implementação de casos de uso de IA, as empresas devem financiar o treinamento correspondente em alfabetização em dados e IA como uma capacidade fundamental de suas forças de trabalho.”

Os analistas do Gartner oferecerão insights e informações sobre as tendências de data & analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2024, que acontecerá no Brasil nos dias 26 e 27 de março, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

Para obter mais informações, acesse: https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil.

Sobre o Gartner  

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas.

Alfabetização de dados será a habilidade mais procurada até 2030 no mercado de trabalho

Alfabetização em dados para uma sociedade data driven

Mais da metade das empresas limita sua proteção de dados à “alfabetização” formal sobre segurança da informação

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!