A Genetec permite a personalização dos painéis na Central de Segurança, para empresas, com possibilidade de aumentar a cibersegurança
Atualmente, ocorrem verdadeiras inundações de dados nos sistemas de segurança. São desde dados de vídeo e controle de acesso até eventos de intrusão e provenientes de vários alarmes de sensores IIoT, que exigem a atenção e a definição imediata de ação dos operadores, que têm de ficar de olho em tudo.
À medida que grandes tendências, como nuvem híbrida, 5G e a Internet Industrial das Coisas (IIoT) crescem, esse fluxo de dados aumentará exponencialmente.
“Diante deste contexto, obter relatórios sobre eventos específicos ou monitorar sensores isolados não é o suficiente para se ter um contexto completo do que está acontecendo no ambiente empresarial. Para isto, é preciso que muitas pessoas fora da área de segurança também se envolvam com dados de segurança física”, acredita Tiago de Brito, engenheiro de aplicações da Genetec.
De acordo com Brito, ao se expandir a unificação e a democratização dos dados, as companhias querem saber: como podemos otimizar seu fluxo de informações para gerar insights valiosos para os negócios, assim como de que modo é possível capacitar vários usuários para monitorar com eficiência dados relevantes.
“É neste momento que os gestores descobrem a importância de uma solução de segurança, como o Security Center, que conta com painéis são layouts de tarefas customizáveis, prontos para oferecer aos usuários uma visão abrangente do que é mais importante ao permitir a fixação de janelas e a criação de relatórios, gráficos, mapas ou vários outros prints de informações usando widgets especializados”, explica o engenheiro da Genetec.
Para configurar os painéis de comando e controle, os usuários têm total flexibilidade de acordo com suas necessidades e objetivos. Algumas possibilidades são:
– Criar um painel de comando e controle para monitore câmeras, portas, eventos ou alarmes específicos e veja tudo em um mapa de suas instalações para saber quando enviar guardas.
– Acompanhar os principais indicadores de desempenho para examinar o número e os tipos de incidentes, monitorar sensores de temperatura em uma área específica ou ficar de olho nos tempos de espera nas filas.
– Monitorar a integridade do sistema para acompanhar eventos de saúde importantes, monitorar pontuações de segurança em tempo real ou obter estatísticas de disponibilidade de hardware e software específicos.
“Os painéis podem ainda ser salvos como uma tarefa pública ou privada. Isso significa que, com as permissões corretas, os usuários podem optar por manter os painéis para si. Ou equipe da companhia pode criar painéis com métricas mais importantes para compartilhar com executivos de alto escalão, departamentos específicos ou com toda a empresa”, detalha o executivo da Genetec.
Aspectos importantes a considerar na hora de configurar o painel de segurança
A criação de painéis possibilita que gestores de segurança e equipes aproveitem ao máximo os dados coletados. Em vez de terem de procurar e reunir informações, eles podem ter uma visualização instantânea dos dados mais pertinentes para suas funções.
Isso pode ajudá-los a tomar decisões rápidas e bem fundamentada, quando algo importante surge, ou a coletar novos insights para melhorar as operações. Por isto, é fundamental avaliar três aspectos antes de configurar os painéis:
– Quais informações devem ser trabalhadas? – os painéis são extremamente versáteis e podem incluir todos os tipos de informações relacionadas à segurança, como vídeo ao vivo, relatórios de portadores de cartão ou eventos de alarme de intrusão. Podem também conter dados de outros sistemas organizacionais e sensores IIoT. “Por isto, catalogar os vários tipos de dados coletados garante que se saiba exatamente quais informações estão disponíveis para os usuários, o que ajuda a orientar as decisões sobre o que se pode e deve incluir nos painéis para diferentes usuários ou aplicativos”, ressalta Brito.
– Quais usuários precisam de acesso às informações? – os departamentos de segurança e TI geralmente são os primeiros a aproveitar as vantagens da customização dos painéis. É uma maneira fácil de monitorar eventos e alarmes, monitorar a integridade do sistema e resolver rapidamente os problemas que surgirem. Mas para realmente maximizar o valor dos seus dados, é preciso identificar todos os usuários da empresa que se beneficiariam do acesso a informações específicas na sua plataforma Security Center. Neste momento, é aconselhável considerar departamentos como instalações, marketing, jurídico, operações e outros e como eles podem se beneficiar ao ter métricas em tempo real e dados relacionados a funções ao seu alcance. “A democratização dos dados é o processo de garantir que todos em uma companhia possam trabalhar confortavelmente com os dados que são úteis para suas funções. Ao criar painéis, equipes ou indivíduos específicos podem acessar e compreender facilmente os dados pertinentes às suas tarefas diárias e tomar decisões informadas sem a necessidade de solicitar informações à TI”, enfatiza o executivo da Genetec.
– Quais são os objetivos e tarefas específicas de cada usuário? – identificar resultados específicos é uma das coisas mais importantes a fazer antes de construir um painel. É preciso saber quais são as tarefas ou objetivos de cada equipe ou usuário específico? Que informações apoiarão suas funções? E como as informações podem ser mais bem exibidas em uma única visualização para ajudá-los a atingir seus objetivos? Responder a essas perguntas ajudará a restringir os tipos de dados que incluirá, quais ícones (ou dispositivos) selecionará e como cada ícone (ou dispositivo) será exibido no painel.
“Pronto para criar painéis? Nada será perfeito logo de cara. Às vezes, simplesmente incentivar os usuários a brincarem com a criação de painéis no Security Center pode ser um excelente ponto de partida, pois então eles podem ajustar o layout visual, adicionar outros ícones (ou dispositivos) e mudar as coisas até customizarem um painel que funcione melhor para eles”, propõe Brito.
Sobre a Genetec:
A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando a indústria de segurança eletrônica há mais de 25 anos. Hoje, a empresa desenvolve soluções projetadas para melhorar a segurança, inteligência e operações para empresas, governos e comunidades em que vivemos. Seu principal produto, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica videovigilância, controle de acesso, reconhecimento automático de placas (ALPR), comunicações e análise de vídeo, todos baseados em redes IP. Fundada em 1997 e sediada em Montreal, Canadá, a Genetec atende clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de negócios e consultores certificados em mais de 159 países.
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