O uso dessas iniciativas garante a identificação segura do cidadão nas transações digitais em serviços públicos
Além das informações sobre como solicitar a integração com os produtos do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR, os gestores públicos também encontrarão seção de perguntas e repostas para as dúvidas mais frequentes, orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR e diversas notícias relacionadas ao tema.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta terça-feira (30), uma nova página no portal GOV.BR exclusiva para apoiar gestores públicos na transformação digital de serviços públicos.
Na página da Identidade digital para gestores públicos, é possível encontrar informações detalhadas sobre o Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR relacionadas às iniciativas do governo federal que promovem a identificação digital dos cidadãos.
Entre os produtos disponíveis para serem utilizados pelos entes públicos estão a Conta GOV.BR, Assinatura Eletrônica GOV.BR e a Prova de Vida. “É importante que todos os gestores saibam que esta integração com esses produtos do GOV.BR é gratuita e está disponível para órgãos públicos de todos os poderes, sejam eles federais, estaduais ou municipais”, explica o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Segundo o secretário, o processo para a integração com as iniciativas do GOV.BR é fácil, rápido e transparente. O primeiro passo é acessar o portal do serviço e preencher o formulário de solicitação. “Temos equipes disponíveis para atender às necessidades de cada órgão ou ente da federação, de forma a possibilitar de maneira simplificada a integração com a plataforma GOV.BR”, complementou Mascarenhas.
Os produtos do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR estão disponíveis para a integração com qualquer serviço público que ofereça benefícios diretos para a sociedade. “Isto é um reflexo da integração federativa promovida por este governo, queremos promover a transformação digital para todos os brasileiros”, afirma o secretário. O uso dessas iniciativas garante a identificação segura do cidadão nas transações digitais em serviços públicos, de forma a facilitar o trabalho dos gestores estaduais e municipais.
No ambiente, os gestores públicos também vão encontrar um canal para compartilharem a sua experiência no processo de integração aos produtos do Ecossistema.
Rede GOV.BR
Caso o interessado seja um gestor de um serviço municipal, é necessário que a cidade já faça parte da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR). Essa rede é um espaço de colaboração, intercâmbio, articulação e disseminação de soluções e iniciativas inovadoras entre as diversas esferas da federação. Até o momento, integram a rede os 26 estados, o Distrito Federal e 960 municípios.
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