Últimas notícias

Fique informado

Golpe do IPVA: cuidado com os boletos falsos e phishing

23 de janeiro de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Especialista da CertiSign dá dicas para compras seguras de Natal

Márcio D’Avila da CertiSign, dá dicas para evitar dor de cabeça na hora do comprar o presente on-line. Por uma internet segura e confiável.

15 de dezembro de 2022

CertiSign expande atuação no exterior com operação na Suíça 

A IDTech já atua também nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, França, Israel, Inglaterra, Portugal, Itália e Espanha. 

6 de dezembro de 2022

Certisign anuncia startup interna izihub

A CertiSign, amplia sua atuação no mercado de identificação digital com novas tecnologias, por meio do lançamento de sua startup interna

7 de novembro de 2022

Apesar desse meio tornar a transação mais prática, aumentam-se os riscos de fraudes digitais, como os golpes do phishing e do boleto falso

O início do ano é um período de alto volume de cobranças de tributos, entre eles o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), que pode ser quitado online.

No entanto, apesar desse meio tornar a transação mais prática, aumentam-se os riscos de fraudes digitais, como os golpes do phishing e do boleto falso. 

Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, explica como se proteger.

phishing
Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign

– Conheça o phishing

Neste golpe, as vítimas recebem um e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp fingindo serem do Detran ou algum órgão regulador.

Ao clicar no link, a vítima é direcionada a um site falso, mas muito parecido com o original. E aí ao inserir os dados, as informações são roubadas ou ainda a vítima pode ser induzida a realizar o pagamento ali mesmo por meio de QRCodes ou boletos fraudulentos.

Esse golpe é muito comum, mas fácil de ser evitado. Antes de acessar algum link, é sempre importante verificar se na mensagem há erros de digitação, pontuação e se o domínio do e-mail é realmente da instituição ou empresa. Também é importante antes de navegar e inserir dados em um site confirmar se ele é autêntico e se está seguro com um certificado SSL/TLS. Essa confirmação é feita com um clique no cadeado no navegador, onde é possível ver as informações sobre o site em questão”, explica.

– Boleto Falso

Os fraudadores podem enviar boletos falsos pelos Correios ou por e-mail informando sobre uma nova via de pagamento ou, ainda, de um erro na transação. Nestes casos, a fatura costuma ser bem parecida com a original, mas possui os dados da conta bancária de quem está aplicando o golpe.

No Estado de São Paulo, por exemplo, o pagamento deve ser feito via rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Então, a dica sobre isso é: faça sempre o pagamento diretamente nos sites dos órgãos oficiais e autorizados”, complementa.

– Redes sociais e ligações

Segundo o especialista também é preciso ter muito cuidado nas redes sociais e ao telefone. “Criminosos também criam perfis falsos em nome de órgãos oficiais e realizam ligações para tentar capturar dados e estimular o pagamento de boletos falsos. A isca, muitas vezes, são descontos para a quitação de multas e regularização do veículo. A comunicação tem sempre um tom de urgência, com uma vantagem muito boa para a vítima-alvo”

Qual a biometria ideal? Especialista da CertiSign desmistifica as principais dúvidas sobre a tecnologia

5G: uma revolução para o setor de saúde e um desafio em segurança de dados 

Identidade descentralizada foi tema em evento sobre inovação municipal

CertiSign expande atuação no exterior com operação na Suíça 

Sobre a CertiSign

CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!