Últimas notícias

Fique informado

Golpes e Fraudes: a necessidade da educação financeira para formação de redes de proteção

6 de outubro de 2022

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Com o aumento de golpes e fraudes no país, algumas empresas estão adotando novas estratégias de comunicação com seus clientes, propondo a formação de redes de proteção

Com estimativa de R$ 2,5 bilhões de prejuízo em abordagens financeiras criminosas em 2022, procuram-se maneiras de educar os clientes

Com o aumento de golpes e fraudes no país, algumas empresas estão adotando novas estratégias de comunicação com seus clientes, propondo a formação de redes de proteção contra essas ações, o foco é na educação financeira, para orientá-los a identificar e escapar de abordagens suspeitas. 

De acordo com a pesquisa realizada pela Serasa Experian, entre junho de 2021 e junho de 2022, houveram mais de 4,62 milhões de tentativas de fraude.

Neste ano, somente no mês de junho, foram registradas 322,219 iniciativas do tipo, dentro delas 57,1% no setor de bancos e cartões, comprovando cada vez mais a necessidade de novas estratégias de segurança no mercado de pagamentos. 

Segundo o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de tecnologia de meios de pagamento, existem alternativas de pagamento que são extremamente seguras e não correm risco de fraude.

A carteira digital é um meio de pagamento seguro, os dados pessoais são criptografados em um alto nível de proteção de várias camadas. Quando é realizada uma transação por aproximação, o empreendedor não tem acesso a nenhuma informação que está inserida dentro do aplicativo, ajudando a evitar qualquer tipo de fraude ao consumidor”, explica. 

Facilitar o consumo em um negócio é essencial para fidelizar clientes e atrair novos consumidores. Para Samuel, opções como o autoatendimento, pagamento cashless e a carteira digital, tornam-se cada vez mais populares devido ao nível de satisfação gerado ao cliente no quesito de segurança, “Com esses recursos é possível acompanhar o que foi vendido, as transações são creditadas na conta da empresa por meio de criptografia, evitando fraudes, e mesmo que o algum aparelho seja roubado, nenhuma informação pessoal pode ser acessada, já que é amparado por um eficiente sistema de segurança”.

No Brasil, a média é de que um brasileiro sofre tentativa de golpe a cada 16 segundos.

Quando se trata de transações financeiras, surgem várias artimanhas para fraudar pessoas e também sistemas de estabelecimentos comerciais.

Os golpes mais comuns são o da troca de cartão, do WhatsApp e o da falsa central. 

Dados da Serasa Experian revelam que em 2021 a abordagem online de golpistas aumentou cerca de 80% comparado à 2020.

Dentre as ocorrências, o grupo mais afetado são pessoas de 36 a 50 anos representando 36,1% das vítimas.

Na segunda posição, está o público de 26 a 35 anos, sendo 27,5% do total. Em terceiro, pessoas de 51 a 60 anos, com 14%.

Depois, indivíduos de até 25 anos, com 11,4%  e por último o grupo de pessoas acima de 60 anos, com 10,9%

Para o especialista Fernando Lamounier, diretor da Multimarcas Consórcios, os golpes de hoje acontecem também com a ajuda da vítima.

A falta de conscientização de finanças na realidade do brasileiro abre brechas para que golpes e fraudes ganhem cada vez mais espaço no dia a dia. O erro comum é agir pela impulsividade, não colocando em perspectiva a  longo prazo suas atitudes e gastos. O golpista sempre vai tentar aproveitar da impulsividade psicológica devido à insegurança financeira pessoal, sendo assim, as maiores táticas que se pode ter para evitar situações do tipo são ficar sempre atento na hora das compras, analisar comportamentos suspeitos e manter a calma”. 

A falta de conscientização de riscos digitais não é apenas por parte do público, mas também atinge várias empresas brasileiras.

Hoje, 57% das empresas no setor de finanças, seguros, varejo e tecnologia são alvos comuns de crimes digitais. As inovações que transformaram as relações comerciais e hábitos de consumo criadas por empresas pioneiras em serviços de aplicativos, enfrentaram desafios impostos pela tecnologia, relacionadas a cibersegurança e dificuldades operacionais dos usuários.

No entanto, com os golpes cada vez mais sofisticados, toda essa inovação não foi suficiente para impedir as ações criminosas. 

Brasil concentra maior volume de ataques digitais na América Latina

Dois anos de LGPD expõem empresas a se tornar alvos fáceis das gangues cibernéticas

Tendências e cenários da cibersegurança: o que esperar para os próximos anos

Resiliência cibernética: confira 4 estratégias para as instituições

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!