Os esforços do Google para melhorar a criptografia de dados estão dando resultados. Essa foi uma afirmação de Eric Schmidt, presidente-executivo do Google, na coletiva feita durante a conferência para desenvolvedores BoxDev, em San Francisco (EUA) na última quarta-feira dia 22.
A preocupação do Google com criptografia de dados ganhou destaque na Cia depois revelações feitas por Edward Snowden há dois anos. Na ocasião, Schmidt declarou que a única forma de impedir o governo de “bisbilhotar” era a criptografia.
Iniciaram então projetos com em criptografia data-at-rest (arquivos armazenados em banco de dados e arquivos de sistemas armazenados em NAS, SAN e servidores de arquivo) e in-transit (dados em trânsito).
Schmidt disse durante a entrevista ao CEO da Box, Aaron Levie, que é evidente que os investimentos em criptografia estão trazendo resultados e são evidentes a medida que aumentam as reclamações dos bisbilhoteiros.
E mesmo com tantas reportagens privacidade de roubo de dados a maioria das empresas parece ignorar o que está acontecendo no mundo e não se blindam como deveriam contra o vazamento de informações.
Andei conversando com alguns fornecedores de soluções de criptografia de dados e a realidade é que a demanda por soluções de segurança corporativa, aumentaram, mas o aumento não foi proporcional frente a montanha de notícias publicadas sobre o assunto.
Aquela velha máxima da vovó parece não funcionar nesse universo – é melhor prevenir do que remediar. Grandes empresas só buscam soluções de criptografia depois que foram invadidas e com a confirmação de que a falha de segurança causou perda financeira a Cia.
Apesar do hackers contribuírem como sucessivos alertas que apontam para essas falhas de segurança, parece que as ações ainda não foram suficientes para conscientizar os executivos.
Os hackers expões a fragilidade das empresas entrando e saindo de ambientes supostamente seguros como a mesma facilidade que atravessamos as portas que nos abrem automaticamente por meio de sensores de presença.